Honda CB500X 2013

A CB500X é um modelo de aventura de média cilindrada, bicilíndrico, acessível e fácil de conduzir. Divertida, prática, económica e funcional, com um design inspirado na Crosstourer de 1200 cm³ e motor de 48cv (35 kW).

andardemoto.pt @ 23-11-2012 16:37:18

Para quem pretende passar de uma 125 ou seja detentor de uma carta A2, a bicilíndrica CB500X, é um dos modelos da nova família de motos Honda que também inclui a carenada CBR500R e a naked CB500F, e é uma moto de aventura, elegante, num conjunto ágil e acessível.

Partilhando motor e quadro, este modelo apresenta uma posição de condução e design distinto e personalizado, com parâmetros de performance que abrangem vários tipos de utilização, desde as conduções na cidade, à condução desportiva e de turismo.

Com uma capacidade abrangente, complementada por uma boa qualidade de construção, preço acessível e baixos custos de manutenção, a CB500X é a opção ideal para se partir rumo à aventura.

O quadro da CB500X, um design tipo diamante em tubos de aço de 35 mm é, ao mesmo tempo, leve e forte e oferece ao condutor um feedback excelente e de precisão das alterações na superfície da estrada. O formato e a posição dos apoios do motor, bem como o equilíbrio da rigidez do quadro, foram cuidadosamente balanceados de forma a reduzir a vibração.

O peso em ordem de marcha é de 195 kg. Os 810 mm de altura do banco tornam a CB500X muito fácil de manobrar e a sua posição de condução descontraída e o guiador alto e largo oferece bastante espaço e conforto nas viagens mais longas. O depósito do combustível tem capacidade para 17,3 litros, incluindo a reserva, o que considerando a excelente economia do motor, dará uma autonomia superior a 467km.

A forquilha telescópica de 41 mm, com curso de 140 mm, oferece uma condução confortável e controlada, com uma excelente ligação ao pneu dianteiro. A suspensão traseira mono-amortecedor Pro-Link possui melhores níveis de amortecimento e inclui 9 níveis de afinação da pré-carga do amortecedor traseiro.

As jantes de 17 polegadas em alumínio e peso reduzido empregam uma construção de secção oca e raios de formato em Y. O painel de instrumentos apresenta um velocímetro digital, conta-rotações também digital por gráfico de barras, conta-quilómetros, duplo conta-quilómetros parcial, um relógio, para além de indicador digital do nível do combustível e dos consumos A ignição está protegida pelo sistema HISS (Honda Ignition Security System - Sistema de Segurança de Ignição Honda) e o farol do tipo multi-reflector aloja uma lâmpada H4 de halogénio com 60/55 W de potência.

A CB500X vai estar disponível em três esquemas cromáticos:

Branco

Preto

Vermelho

O motor da CB500X é uma unidade da próxima geração tanto em termos de performances, como ambientais. O motor bicilíndrico paralelo DOHC, de 8 válvulas e refrigeração por líquido foi o eleito graças ao seu baixo peso, capacidade abrangente e utilização flexível.

A proporção "triangular" da cambota, veio primário e contraveio é muito semelhante à dos motores tetracilíndricos das motos RR da Honda, o que torna esta unidade muito compacta. A caixa de seis velocidades também é idêntica à das RR, permitindo um motor mais curto e a utilização da mesma estrutura e mecanismo de ligação do braço das mudanças.

Os cilindros têm 67 mm de diâmetro, o mesmo valor que os da CBR600RR. Também aqui se recorreu à Engenharia Assistida por Computador para assegurar que os pistões tinham equilíbrio óptimo entre peso, resistência e rigidez. 

andardemoto.pt @ 23-11-2012 16:37:18