Bajaj em Portugal - o 3º maior construtor de motos do mundo já tem distribuição no nosso país.
4 modelos de motos já estão disponíveis: a popular Pulsar 125, utilitária Pulsar 200NS, a desportiva Pulsar R200 e a topo de gama Dominar 400
andardemoto.pt @ 29-5-2018 00:54:54
Foi no início do mês de Maio de 2018 que a comunicação social especializada foi convidada a ir a Leiria para ver, ao vivo, nas instalações da IMEX Moto, os primeiros modelos da Bajaj chegados a Portugal.
Efectivamente foi a empresa leiriense, que também é a importadora oficial da marca MV Agusta, que chamou a si a responsabilidade de começar a distribuir no mercado nacional, um dos primeiros da europa, a marca Bajaj. Isto a tempo de poder apresentar a linha de 4 modelos disponíveis, na Expomoto 2018.
Na apresentação à imprensa, em parte a cargo de Fernando Freire, o director de distribuição da marca, foram revelados os 4 modelos que, para já, constituem a gama disponível no nosso país, numa rede de concessionários que está a crescer a bom ritmo e que almeja ter cerca de 60 pontos de venda em todo o país e ilhas.
Para facilitar a vida aos potenciais clientes, a Imex Moto já fez parcerias com a Cetelem, para agilizar as vendas a crédito, e com a Sabseg, para facilitar os seguros. Segundo Carina Oliveira, administradora da Imex Moto, a estratégia da marca é oferecer melhor qualidade e melhor preço, zelando por um pós venda cuidado, que implica stock de peças e formação.
Provavelmente desconhecida da maioria dos motociclistas portugueses, a Bajaj é um dos maiores construtores de motociclos do mundo, responsável pela colocação no mercado (sobretudo no indiano) de 3,2 milhões de veículos de 2 rodas por ano.
O seu manancial produtivo não se resume apenas às suas marcas, sendo a Bajaj também proprietária de 48% da KTM, e tendo recentemente firmado um acordo de parceria com a Triumph, para a produção de motociclos de média cilindrada, isto depois de ter terminado outra longa parceria com a Kawasaki. Pode ficar a saber mais sobre a teia de interesses das marcas europeias com as marcas asiáticas num artigo que publicámos recentemente (clique aqui).
O Grupo Bajaj, que foi fundado em 1926 e que actualmente conglomera 37 empresas, está presente em 74 países espalhados pelos 5 continentes, e emprega directamente cerca de 1200 engenheiros, que garantem uma tecnologia avançada e uma excepcional qualidade de construção, que vai poder comprovar quando se dirigir a um concessionário da marca e fizer um test-ride a qualquer um dos modelos.
E quais são os modelos disponíveis? Pois aqui ficam:
Pulsar 125
O modelo de entrada de gama das Pulsar, é uma “naked” de inspiração “street-fighter” que impressiona pelo nível de equipamento e qualidade de construção.
O seu motor monocilindrico de 124,45cc, refrigerado a ar, conta com 4 válvulas e um sistema de ignição DTS-i (Digital Twin/Triple Spark ignition) com 3 velas, que optimiza a combustão, melhorando o rendimento que se cifra num valor máximo de 12cv às 8.500rpm, com um respeitável binário de 11,4Nn às 7.500rpm. A caixa é de cinco velocidades, assistida por uma embraiagem deslizante.
Discos de travão de 240mm e pinças ByBre (Brembo) de pistão duplo e amortecedor a nitrox com mola progressiva de 3 estágios, são factores muito importantes para proporcionar uma excelente confiança em andamentos mais desportivos, facilmente atingidos devido à rigidez do quadro, à leveza do conjunto cujo peso é de 126kg, e à distância entre eixos de apenas 1320mm.
A posição de condução é elevada, suportada por um assento independente para condutor e passageiro. A iluminação é integral em LED, e o foco do farol é generoso, proporcionando uma visibilidade acima da média.
A Pulsar NS125, está disponível em 3 cores: vermelho, amarelo e branco, é completamente compatível com a norma Euro4, e tem um preço de lançamento de 1799€ + despesas de documentação.
Pulsar NS200
O seu motor monocilindrico de 199,5cc, refrigerado por líquido, conta com 4 válvulas e um sistema de ignição DTS-i (Digital Twin/Triple Spark ignition) com 3 velas, que optimiza a combustão, melhorando o rendimento que se cifra num valor máximo de 23,52cv às 9.500rpm, com um respeitável binário de 18,3Nn às 8.000rpm. A caixa é de seis velocidades, assistida por uma embraiagem deslizante.
Uma distribuição dos 145kg de peso de 50/50% sobre cada eixo, aliada ao centro de gravidade muito baixo, confere à Pulsar NS200 um equilíbrio dinâmico invejável, que usufrui ainda de um disco de travão frontal de 280mm de diâmetro, pinça ByBre de pistão duplo, e pneus “tubeless” 100/80-17 na frente e 130/70-17 na traseira.
O depósito de combustível tem capacidade para 12 litros.
A Pulsar NS200, disponível em 3 cores (vermelho, azul e verde) completamente compatível com a norma Euro4, tem um preço de lançamento de 3.200€ + despesas de documentação.
Pulsar RS200
A desportiva da família Pulsar não deixa ninguém indiferente.
Iguamente propulsionada pelo motor monocilindrico de 199,5cc, refrigerado por líquido, que conta com 4 válvulas e um sistema de ignição DTS-i (Digital Twin/Triple Spark ignition) com 3 velas, a RS200 debita uma potência máxima de 24,5cv às 9.750rpm, com um respeitável binário de 18,3Nn às 8.000rpm. A caixa é de seis velocidades, assistida por uma embraiagem deslizante.
A ciclística é, em tudo, também semelhante à da sua “irmã” NS200, mas a RS200, mas o seu amortecedor traseiro permite regulação da pré-carga da mola, está dotada de guiador de avanços, e tem um escape “racing” homologado que lhe confere uma sonoridade incrível.
A Pulsar RS200, disponível em 4 cores (preto, vermelho, amarelo e azul e branco) completamente compatível com a norma Euro4, tem um preço de lançamento de 3.750€ + despesas de documentação
Dominar 400
A Dominar é o expoente máximo da mobilidade. Ágil, leve e potente, ela está pronta para o que der e vier! Destinada a motociclistas mais exigentes, as suas linhas e a geometria da ciclística, assim como o nível de equipamento, tornam-na num objecto de desejo.
O seu motor monocilindrico de 373,3cc, é refrigerado por líquido, e também conta com 4 válvulas e um sistema de ignição DTS-i (Digital Twin/Triple Spark ignition) com 3 velas.
A Dominar 400 debita uma potência máxima de 35cv às 8.000rpm, com um binário de 35Nn às 6.500rpm. A caixa é de seis velocidades, com uma embraiagem deslizante e assistida.
Em termos de ciclística, conta com um amortecedor traseiro regulavel, um disco de travão dianteiro de 320mm, e pneus de medidas 110/70/17 na frente e 150/60-17 na traseira.
O depósito de combustível tem uma capacidade de 13 litros, e o peso total é de 182kg.
A Dominar 400 vai estar disponível em 4 cores: preto, vermelho, amarelo e azul, por um preço de lançamento de 4.100€ + despesas de documentação
andardemoto.pt @ 29-5-2018 00:54:54
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews