Norton com gama completa à venda em Portugal

Estivemos na Zemarks, o representante oficial da marca no nosso país, para vermos ao vivo as novas Norton. Aqui fica um breve resumo sobre cada um dos modelos disponíveis

andardemoto.pt @ 17-10-2018 15:39:41

A Norton renasceu literalmente das cinzas há pouco mais de uma década, pela mão do empresário Stuart Garner, que adquiriu todos os direitos sobre a mítica marca britânica.

Com instalações em Donington Park, mesmo ao lado do famoso circuito de velocidade, todas as motos são integralmente produzidas e montadas à mão, quase artesanalmente, por dois mecânicos e um estagiário, e a produção total, destinada ao mercado global, pouco ultrapassa as mil unidades por ano.

O recém-nomeado representante da Norton em Portugal é a Zemarks (clique para saber mais).

A maior incidência na produção da Norton é colocada em motos do segmento “retro premium”, cuja ênfase na qualidade de construção e dos materiais, juntamente com uma esmerada atenção ao detalhe, encerra o orgulho da indústria britânica com mais de 80% dos seus componentes fabricados no Reino Unido.

Para já, estão disponíveis em Portugal 4 modelos, sendo 3 da gama “retro” e o outro a mais recente super-desportiva Norton V4RR (esta apenas por encomenda), todos eles com uma longa lista de acessórios opcionais e configurações que podem ser previamente escolhidas pelo comprador, de modo a que qualquer modelo já venha personalizado de fábrica. 

Norton Comando 961 Sport

A Norton Comando 961 Sport carrega a responsabilidade de fazer reviver um dos modelos mais famosos da história do motociclismo: a Norton 850 Commando de 1974. Pode definir-se como uma moto naked, de estilo clássico desportivo, dotada de um motor bicilíndrico paralelo, de 961cc, refrigerado a ar/óleo, que debita 80cv de potência à custa de uma distribuição de 2 válvulas por cilindro, accionadas por “tuches” hidráulicas, que é conhecido como Mark II. A linha de escape é integralmente fabricada em aço Inox, e integra um conversor catalítico de 3 vias que torna as emissões de gases poluentes compatíveis com a normativa Euro4.

O quadro é fabricado com tubos de uma polegada de diâmetro em bom, velho, aço inglês, que serve como reservatório de óleo ao sistema de cárter seco do motor. Na frente, a Comando 961 Sport monta uma suspensão Ohlins regulável, e na traseira conta com dois amortecedores da mesma marca, igualmente reguláveis. A travagem está integralmente a cargo de material Brembo, e na roda da frente conta com discos de 320mm.

Clique aqui para ver as caracteristicas técnicas da Norton Comando 961 Sport


Norton Comando 961 Cafe Racer



A Norton Comando 961 Cafe Racer assenta na mesma base da versão Sport, mas além de guiador de avanços, conta com jantes de raios, suspensão dianteira de forquilha invertida com bainhas de 43mm, e pinças de travão Brembo monobloco radiais. Na traseira a Cafe Racer tem instalados dois amortecedores Öhlins com reservatório de gás separado.

Pode ficar a conhecer melhor a história desta mítica moto num artigo que publicámos anteriormente (clique aqui para ver).

Clique aqui para ver as caracteristicas técnicas da Norton Comando 961 Cafe Racer

Norton Dominator 961

A Dominator 961 destaca-se por pesar apenas 200Kg. Utiliza um quadro desportivo Featherbed que evoca os velhos tempos, os anos 60 do século passado, em que as Norton eram reconhecidas pela superioridade da sua ciclística.

Apresenta um depósito de gasolina em alumínio e uma série de outros componentes em carbono, nomeadamente nas carenagens e nas jantes. A travagem está a cargo de material Brembo, que inclui pinças monobloco de instalação radial, com 4 êmbolos. A forquilha invertida, assim como o amortecedor TTX são assinados pela Öhlins.

Clique aqui para ver as caracteristicas técnicas da Norton Dominator 961

Norton V4RR

A V4 RR é a mais recente criação da empresa liderada por Stuart Garner. Apesar de também existir uma versão específica para competição, a V4SS que não vai estar disponível (pelo menos para já) no nosso país, a V4RR é a super-desportiva da marca inglesa, e apenas está disponível por encomenda.

Conta com um novo motor V4 a 72º, com 1200cc, refrigerado por líquido, que debita 200cv às 12.000rpm, e o seu brutal desempenho está confinado num desenho de dimensões compactas que promove uma geometria da ciclística e uma distribuição de pesos optimizadas dado que permite ao motor ser colocado em posição ainda mais avançada. Válvulas em titânio, oito injectores de combustível de fluxo variável, embraiagem deslizante e assistida, e caixa de velocidades do tipo “cassete” são alguns dos elementos a destacar.

Ao nível da electrónica, para gerir toda a cavalagem, existe uma unidade IMU (Inertial Measurement Unit) de seis eixos, desenvolvida pela Bosch, semelhante à usada nos mais recentes modelos da concorrência. Tanto o quadro como o braço oscilante são de fundição de alumínio, desenhados com técnicas avançadas de CAD para garantir uma distância entre eixos de 1430mm.

Na travagem, a Norton V4 RR conta com material Brembo, das bombas aos discos, estes com um diâmetro de 330mm e mordidos por pinças monobloco de aplicação radial na frente. Ambos os eixos contam com suspensões Ohlins de especificações WSB, sendo a forquilha uma NIX30, e o amortecedor traseiro um TTXGP desenvolvido especificamente para a V4. O amortecedor de direcção também é fornecido pela Ohlins.


O painel de instrumentos é um vistoso ecrã a cores de 7 polegadas que, no modo “Road”, também serve de retrovisor, com auxílio de uma câmara colocada na retaguarda. O depósito de combustível, fabricado em fibra de carbono, tem uma capacidade de 18 litros, e é reforçado com Kevlar. Incorpora ainda um revestimento químico para garantir todos os padrões de segurança. A sua parte inferior funciona como caixa de ar da admissão.

A carenagem é integralmente fabricada em fibra de carbono. A iluminação é integralmente em LED, e como complemento de requinte, as duas versões incluem um prático sistema “sem chave”, com recurso a um comando por radiofrequência. Toda esta tecnologia contribui para um peso a seco final de apenas 179kg. 

Pode ficar a saber mais sobre a Norton Norton V4RR e a sua equivalente de pista, a V4SS, se clicar aqui.

Clique aqui para ver as caracteristicas técnicas da Norton V4RR


Espera-se que ainda este ano, no Salão de Milão (EICMA) ou logo no início de 2019, o mais tardar, que a marca britânica apresente os seus novos modelos equipados com o também novo motor bicilíndrico de 650cc, que é capaz de debitar perto de 100cv de potência, nomeadamente a evolução do conceito Norton 650cc ‘Urban Tracker’ que pode ficar a conhecer melhor se clicar aqui.

andardemoto.pt @ 17-10-2018 15:39:41