Saiba aqui onde abastecer a sua moto durante a greve

A greve marcada pelos motoristas de matérias perigosas promete vir a deixar o país novamente em suspenso. O Governo declarou estado de emergência energética, e alargou o número de postos de abastecimento de serviços mínimos. Fique a saber aqui onde pode abastecer a sua moto, especialmente durante os dias da greve que tem início marcado para 12 de agosto.

andardemoto.pt @ 8-8-2019 13:05:03

Oficialmente a greve convocada pelo Sindicato dos Motoristas de Matérias Perigosas (SMMP) só tem início na próxima segunda feira dia 12 de agosto. No entanto, há já neste momento bastantes constrangimentos no acesso aos combustíveis, inclusivamente alguns postos de abastecimento, para além das longas filas de espera, já estão a anunciar dificuldades ou nível baixo de combustível para abastecer os veículos.

No sentido de ajudar os nossos leitores a conseguirem abastecer as suas motos, o Andar de Moto deixa-lhe aqui algumas formas de encontrar o posto de combustível mais perto de si, e que tem combustível.

O website da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) já tem online um mapa atualizado dos postos de abastecimento. Se quiser visualizar o mapa clique aqui.

Se preferir visualizar os postos de abastecimento em formato de lista clique aqui (Portugal Continental), ou para os motociclistas residentes nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores a lista pode ser acedida clicando aqui.


No entanto, estas não são as únicas formas de poder saber onde há combustível para a sua moto. A plataforma “Já não dá para abastecer”, da autoria do grupo Voluntários Digitais em Situações de Emergência, voltou a estar disponível para ajudar durante a greve que tem início dia 12 de agosto. Esta plataforma apareceu durante a greve de abril último, e agora conta com algumas melhorias.

No “Já não dá para abastecer” podemos ver não apenas os postos de combustível disponíveis, como também perceber quais é que têm o combustível que precisamos: marcador vermelho é sinal de que já não há combustível, marcador amarelo é sinal de que ainda há algum combustível, marcador verde é sinal de que todos os tipos de combustível ainda estão disponíveis e marcador azul é sinal de que se trata de um posto REPA (Rede de Emergência de Postos de Abastecimento).


De referir que, não existindo ainda acordo entre o SMMP e a ANTRAM, o Governo decidiu declarar o estado de emergência energética na passada quarta feira, 7 de agosto. Isto significa que foi criada então a lista REPA, com 54 postos de abastecimento prioritários e outros 320 de acesso público.

Nos postos destinados aos clientes finais, os serviços mínimos foram estipulados a 50%, sendo que existe ainda um limite de litros que cada cliente poder colocar no seu veículo, nomeadamente 15 litros por veículo.

Relembramos que a greve, a acontecer conforme está prevista, tem início a 12 de agosto e não tem data de fim anunciada.

andardemoto.pt @ 8-8-2019 13:05:03