Honda CB-F Concept – A naked retro com base na CB1000R

A Honda apresentou de forma surpreendente uma nova moto em versão conceptual. A CB-F Concept rende uma homenagem às CB900F e CB750F de Freddie Spencer, usando o motor quatro em linha com 145 cv da CB1000R.

andardemoto.pt @ 27-3-2020 16:43:50

Com o cancelamento dos Salões de Osaka e de Tóquio devido à pandemia do novo coronavírus, a Honda, e à semelhança do que outros fabricantes estão a fazer – veja-se o exemplo da Ducati – decidiu criar uma apresentação virtual para revelar algumas novidades.

A mais surpreendente foi a revelação da CB-F Concept.

É uma proposta que apareceu de surpresa e ninguém falou nos últimos meses, e onde a Honda une a imagem mais tradicional das naked japonesas com um motor e ciclística moderna. A matriz estilística é facilmente identificável com a família CB, com a Honda a ir buscar inspiração, claramente, às clássicas CB900F e CB750F.

Apesar de apresentada como sendo uma versão conceptual, ou seja, não é ainda de produção, a verdade é que mesmo ao nível do design, esta naked retro revela já estar numa fase bastante adiantada de evolução, e praticamente pronta a passar a produção caso a Honda assim o deseje.


Até porque a CB-F Concept apresenta uma base técnica já testada e comprovada.

Estamos a falar da plataforma CB1000R, a powernaked japonesa. No caso do motor tetracilíndrico de 998 cc usado na CB-F Concept, a Honda opta por dar-lhe uma potência de 145 cv às 10.500 rpm,  dotado de acelerador eletrónico “ride-by-wire” que depois controla os quatro modos de condução.

Se o motor quatro em linha é uma ligação direta à CB1000R, já o quadro opta por seguir outro caminho. Em vez do dupla trave em alumínio a Honda preferiu selecionar um quadro que utiliza uma única trave central, em aço, ao qual se adicionam placas laterais de reforço fabricadas em alumínio fundido.


Com esta opção a Honda consegue dotar a CB-F Concept de uma imagem mais “limpa”, permitindo visualizar o motor e outros componentes sem ficarem tapados pelas traves laterais dos quadros dupla trave.

Com jantes de 17’’, pneus nas medidas 120/70 e 190/55, opções eletrónicas como modos de condução e controlo de tração, e suspensões Showa ajustáveis, esta CB-F Concept poderá em breve tornar-se numa das motos mais interessantes, não apenas dentro da gama Honda, mas também do mercado e do respetivo segmento naked retro.

andardemoto.pt @ 27-3-2020 16:43:50

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews