Seat MÓ eScooter 125 – A estreia do fabricante espanhol nas duas rodas
O fabricante espanhol de automóveis apresentou finalmente a sua scooter elétrica. A Seat MÓ eScooter 125 garante até 125 km de autonomia e uma velocidade máxima de 95 km/h. O melhor são as baterias removíveis para facilitar o carregamento.
andardemoto.pt @ 19-6-2020 10:02:20
Tendo
a mobilidade urbana sustentável e amiga do ambiente como objetivo, a Seat acaba
de revelar a versão de produção da sua primeira scooter elétrica. Foi em
novembro de 2019 que a marca espanhola revelou a concept e-Scooter e, passado
pouco mais de seis meses, eis que a primeira aventura da Seat no mundo das duas
rodas torna-se realidade.
Foi no coração da cidade de Barcelona, bem perto da sede da Seat em Martorell, que
a nova MÓ eScooter 125 foi apresentada ao mundo. Para além desta scooter
elétrica equivalente a uma 125 cc, a Seat também aproveitou o momento para
revelar um par de trotinetes elétricas que completam as propostas de mobilidade
urbana em duas rodas.
A Seat MÓ eScooter 125 estará disponível para clientes particulares, mas também
será utilizada pelo fabricante espanhol para entrar no negócio da utilização
partilhada de scooters elétricas.
Nesse sentido, a MÓ eScooter 125 terá um design diferenciado tendo em conta se
for para um cliente particular ou para utilização como “moto-sharing”. A versão
para particulares estará disponível em Daring Red, Dark Aluminium e Oxygen
White, enquanto a variante para ser partilhada (nas fotos com “top-case”)
estará disponível em Dark Aluminium matte.
Para propulsionar a MÓ eScooter 125 a Seat escolheu um motor elétrico de 9 kW.
Embutido na roda traseira, este motor disponibiliza nada menos do que 240 Nm de
binário e permite à scooter elétrica espanhola atingir uma velocidade máxima de
95 km.
O condutor poderá selecionar um de três modos de condução – City, Sport ou Eco e, para facilitar nas manobras, a MÓ eScooter 125 disponibiliza marcha atrás.
O melhor de tudo? Sendo uma scooter urbana, a MÓ eScooter 125 apresenta uma
aceleração dos 0 aos 50 km/h de apenas 3,9 segundos. Isto é claramente
suficiente para garantir que os arranques nos semáforos não são problema.
A bateria de 5,6 kWh pode ser removida da scooter para facilitar o
carregamento. Não obstante, o carregamento da bateria poderá também ser realizado
diretamente na scooter.
Com uma autonomia que atinge os 125 km, a Seat acredita que a bateria desta sua
primeira proposta de duas rodas será suficiente para que um utilizador comum
não necessite de mais do que uma carga por semana.
A pensar no mundo digital em que vivemos, a Seat criou uma app que permite
saber a todo o momento diversas informações da MÓ eScooter 125. Bastará um
smartphone conectado à scooter para acedermos ao estado da bateria, mas também
à localização da scooter. E para quem necessita de ter o telemóvel sempre com
bateria, a scooter conta com duas portas USB.
Não se sabe ainda quando estará disponível em Portugal, nem o seu PVP. Mas
quando chegar, a nova Seat MÓ eScooter 125 promete ser uma proposta bastante
interessante para os motociclistas portugueses que procuram uma moto elétrica urbana.
andardemoto.pt @ 19-6-2020 10:02:20
Galeria de fotos
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews