Indian ClimaCommand - Assentos de moto com refrigeração

A Indian Motorcycles apresenta um sistema de climatização dotado de uma tecnologia inovadora que refresca (ou aquece) a superfície dos assentos da moto.

andardemoto.pt @ 7-7-2020 00:07:20

As motos Indian podem, a partir de agora ser equipadas com uma tecnologia desenvolvida especificamente para aumentar o conforto dos motociclistas nos dias mais quentes.

Os assentos aquecidos eram algo que já estava generalizado no mundo das motos, com muitos fabricantes a incorporarem o sistema de série ou a oferecerem-no como opcional, mas agora a Indian Motorcycles torna-se a primeira marca de motos a apresentar um sistema que consegue refrigerar o assento e assim mitigar os efeitos nefastos das altas temperaturas.


O sistema ClimaCommand consiste num sistema proprietário da Indian que permite aos motociclistas e seus passageiros desfrutarem de assentos aquecidos ou arrefecidos que funciona com base em três elementos chave:

Um módulo termoeléctrico que consegue desviar o calor para longe do motociclista ou passageiro, um exclusivo sistema patenteado de condutas que refrigera o módulo termoeléctrico e um material flexível, condutor de electricidade, à base de grafeno que optimiza a distribucição térmica para garantir um elevado nível de conforto.

A tecnologia empregue pela Indian Motorcycles revela-se ainda mais eficaz que os sistemas HVAC de convecção usualmente empregues nos automóveis.

A excelente performance deve-se ao facto de os assentos agora propostos pela marca americana apresentarem uma superfície que é efectivamente fresca ao toque, em vez de um sistema de ventilação de ar fresco, como o que é usado nos automóveis.


Para conseguir este resultado, o sistema conta com o módulo termoelectrico que faz com que a camada de grafeno, um nanomaterial composto por carbono puro, absorva o calor de um dos lados e o afaste pelo lado oposto. Ao inverter a polaridade o sistema pode aquecer ou arrefecer a superfície em contacto com os ocupantes.

O ClimaCommand Classic Seat garante um conforto sem precedentes, permitindo que condutor e passageiro possam regular independentemente a sua temperatura de conforto, com três níveis de intensidade.

A camada exterior, em vinil, não é perfurada, para garantir uma eficaz impermeabilização do assento, sendo igualmente resistente aos raios UV e a uma utilização intensiva. Os passageiros podem ainda contar com o mesmo sistema aplicado aos apoios de braço e ao encosto da Top-Case.

De momento o ClimaCommand Classic Seat vai ser vendido como opcional e não vai poder ser integrado no sistema Ride Command mas, antes do final do ano, os modelos de 2020 da Chieftain e Roadmaster já vão poder beneficiar do sistema integrado.

Para mais informações e preço deverá contactar a rede de concessionários Indian em Portugal (clique aqui para ver qual está mais perto de si).

andardemoto.pt @ 7-7-2020 00:07:20


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews