BMW Motorrad anuncia chegada do “cruise control” adaptativo

Marca alemã consegue ser a primeira a aplicar no mundo das duas rodas o sistema de ajuda à condução que há muito é usado nos automóveis. A BMW Motorrad revela que em breve as suas motos estarão equipadas com “cruise control” adaptativo.

andardemoto.pt @ 11-7-2020 09:30:00

Com a proliferação de diferentes ajudas à condução no mundo das duas rodas, era expectável que rapidamente os grandes fabricantes de motos olhassem para uma evolução do bem conhecido “cruise control”.

Este sistema, que também pode ser chamado de controlo de velocidade de cruzeiro, tornou-se no melhor amigo dos motociclistas apaixonados pelas grandes viagens. O condutor apenas tem de selecionar a velocidade que pretende que o sistema mantenha, e assim que fica ativo, o “cruise control” mantém a velocidade.

Uma funcionalidade perfeita para usar em estradas mais abertas ou autoestradas.

Porém, e como temos visto ao nível de outras ajudas à condução, o “cruise control” convencional estava a “pedir” uma evolução. E a BMW Motorrad deu esse passo, ao anunciar o primeiro “cruise control” adaptativo para motos.

No caso da marca alemã, o sistema ficará conhecido como “Active Cruise Control” (ACC).

Através de um radar posicionado na frente da moto, o ACC monitoriza os veículos que circulam à frente da moto, nomeadamente a velocidade. O condutor da moto apenas tem de ativar o sistema ACC e definir a distância mínima que pretende que o ACC permita que a moto circule em relação ao veículo que segue à sua frente. Uma distância considerada de segurança.



Desta forma, o condutor não só deixará de se preocupar com manter o acelerador em determinada posição para controlar a velocidade manualmente, como também deixar de precisar de ligar ou desligar o “cruise control” cada vez que tem um veículo mais lento à frente. O ACC automaticamente reduz, adapta e mantém a velocidade de acordo com o veículo à frente e parâmetros escolhidos pelo condutor da moto.

Em relação ao Active Cruise Control da BMW Motorrad, temos ainda de destacar duas características do sistema: primeiro, o ACC não irá evitar colisões atuando sobre os travões. O condutor da moto tem sempre de manter o controlo sobre a travagem. Depois, e porque a dinâmica de uma moto é bastante diferente de um automóvel, o ACC contará com parâmetros específicos para não desestabilizar o conjunto durante a inclinação em curva.

E que motos irão usar este sistema?

A BMW Motorrad não revela quais as motos que terão a possibilidade de contar com o Active Cruise Control. No entanto, não será difícil perceber que as grandes turísticas como a K1600GT, será a grande favorita a contar com o sistema, seguindo-se outros modelos como a S1000XR.

andardemoto.pt @ 11-7-2020 09:30:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews