FB Mondial Flat Track 125 – Uma “tracker” em formato “oitavo de litro”

Marca italiana FB Mondial criou uma Flat Track 125 já com homologação Euro5. Fique a conhecer os principais detalhes desta “tracker” que chega aos concessionários no final de agosto.

andardemoto.pt @ 7-8-2020 12:17:38

O renascimento da histórica marca italiana FB Mondial tem sido meteórico! Uma gama de modelos que mistura elementos clássicos com tecnologia moderna, design apurado, e motos com um comportamento dinâmico equilibrado. As novas FB Mondial têm dado que falar.

Agora, mais precisamente a partir do fim do mês de agosto, a marca italiana volta a ser um destaque no mundo das duas rodas devido à chegada da nova Flat Track 125, uma “tracker” em formato “oitavo de litro” e que nos transporta para o mundo desta competição tão popular nos Estados Unidos e que tem conquistado adeptos em todo o mundo.

A FB Mondial Flat Track 125 utiliza o motor monocilíndrico do grupo Piaggio. Já com homologação Euro5, esta unidade motriz disponibiliza 13,6 cv. Tem duas árvores de cames e quatro válvulas, e a refrigeração é por líquido, para garantir um funcionamento eficaz.



Como seria de esperar, a FB Mondial aproveitou a plataforma usada nas já conhecidas HPS e Pagani. Isso significa que a nova Flat Track 125 mantém o mesmo quadro em aço em conjunto com suspensão dianteira composta por forquilha invertida com bainhas de 40 mm.

No entanto, na traseira, a FB Mondial apresenta algumas novidades: o braço oscilante adota um desenho mais convencional, e em vez dos dois amortecedores a Flat Track 125 conta apenas com um amortecedor em posição central.

As jantes são de raios, em dimensão 19 polegadas em ambos os eixos. Cobertas por pneus mistos, garantem que o proprietário pode levar a Flat Track 125 para algumas brincadeiras numa pista oval de “flat track”.

Travões de disco em ambos os eixos completam a ciclística.



Quanto ao design, a FB Mondial não foge do estilo habitual deste tipo de motos. Um pequeno frontal quadrado de dimensões generosas inclui iluminação em LED. Na traseira encontramos uma tampa do assento do passageiro. Esta tampa pode ser removida facilmente através de quatro parafusos, deixando então o assento à vista.

O sistema de escape de ponteira dupla sobreposta, que encontramos nos modelos HPS e Pagani, foi bastante redesenhado para se adaptar ao estilo da Flat Track 125. Assim, os coletores dividem-se e seguem por debaixo do assento até fixarem nas ponteiras elevadas, uma em cada lado da moto.

Por último, a FB Mondial instala na Flat Track 125 um painel de instrumentos moderno. Trata-se de um painel TFT, repleto de informações úteis sobre o estado da moto, e que inclui sensor de luminosidade, o que permite que a intensidade do ecrã se adapte automaticamente às condições de luminosidade exterior.

Como referimos, a FB Mondial conta disponibilizar as primeiras unidades da nova Flat Track 125 no final do mês de agosto. O PVP em Portugal deverá ficar-se ligeiramente abaixo dos 4000€, sendo que a marca tem sempre em vigor interessantes campanhas promocionais que permitem reduzir os custos de aquisição.

andardemoto.pt @ 7-8-2020 12:17:38

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews