Nova Honda CB125F para 2021 – Uma revolução silenciosa
A popular moto 125 cc da Honda recebe importantes alterações à sua configuração. O novo motor eSP já é Euro5 e está ainda mais poupado. O conjunto perde 11 kg de peso e o design foi bastante renovado. Fique a conhecer aqui a nova Honda CB125F para 2021.
andardemoto.pt @ 21-9-2020 11:34:48
As
motos e scooters 125 cc têm um peso enorme no mercado nacional. Os números de
vendas revelam bem a importância que os modelos desta cilindrada têm no modo de
vida dos motociclistas portugueses, que encontram nas 125 cc uma forma prática
e fácil de se deslocarem de casa para o trabalho, ou vice-versa.
Mas uma 125 pode ser muito mais do que apenas um meio de transporte para as
deslocações diárias entre casa e trabalho. E um bom exemplo disso é a nova
Honda CB125F para 2021, que recebe importantes alterações à sua configuração.
Pensada pela Honda como uma forma dos motociclistas descobrirem o mundo das
duas rodas, a nova CB125F ganha importantes argumentos na forma como se
comporta e como facilita a vida do utilizador. Está mais robusta, mais prática
e económica, e tudo isto sem perder a performance que já se lhe reconhecia.
O grande destaque nesta nova geração da CB125F é o seu motor. O monocilíndrico
eSP – enhanced Smart Performance está de regresso e melhor do que nunca. A equipa
de desenvolvimento do projeto, liderada por Ken Tomiyasu, preocupou-se em
redesenhar por completo o motor.
Para além de estar agora compatível com as normas Euro5, o monocilíndrico
arrefecido a ar desenvolve agora praticamente 11 cv às 7.500 rpm, enquanto o
binário máximo de 10,9 Nm chega às 6.000 rpm. Tanto a potência como o binário
aumentam ligeiramente, e em simultâneo ficam disponíveis mais cedo.
Com isso a Honda garante que a nova CB125F oferece melhores acelerações. De
parada até aos 200 metros esta 125 cc demora apenas 12,4 segundos. Mas o melhor
é que para além de ver a performance melhorada, é também bastante mais
económico!
Esta nova geração do monocilíndrico eSP conta com componentes e tecnologias de baixo
atrito. O cilindro é descentrado, o que reduz o atrito entre a saia do pistão e
o próprio cilindro, o pistão é arrefecido por um injetor de óleo colocado por
baixo, o que, novamente contribui para a diminuição do atrito. As válvulas são
acionadas por balanceiros montados em rolamentos de agulhas.
Com isso a Honda afirma que o consumo baixa para os 1,54 litros aos 100 km!
Tendo em conta que o depósito de combustível tem capacidade para 11 litros,
isso significa que a CB125F de 2021 terá o potencial para percorrer até 800 km
com um único depósito de combustível.
O peso do motor reduziu bastante. A grande alteração é a unificação do motor de
arranque e alternador numa única peça. Isto ajudou a Honda a baixar o peso do motor
em nada menos do que 7 kg em comparação com a unidade motriz montada na CB125F
da anterior geração. Este foi o fator mais importante na redução de um total de
11 kg no conjunto, com a Honda a revelar que esta moto tem um peso a seco de
117 kg.
E para isso também contribui o novo quadro em tubos de aço. Esta estrutura é
1,7 kg mais leve do que a anterior, com uma geometria pensada para maximizar a
estabilidade em linha reta e o conforto, sem perder o “feeling” desportivo em
inclinação. O ângulo da coluna da direção é de 26° e o eixo de arraste (trail)
tem 92,4 mm, para uma distância entre eixos de 1.280 mm.
A ciclística fica completa com a utilização de uma forquilha com bainhas de 31
mm de diâmetro e dois amortecedores traseiros, que passam a oferecer ajuste da
précarga em 5 posições prédefinidas, enquanto a travagem fica a cargo de um
disco dianteiro de 240 mm mordido por pinça de dois pistões e na traseira um
tambor. De realçar que a nova Honda CB125F utiliza sistema de travagem combinada,
ou seja, ao acionar o travão traseiro o sistema vai sempre ativar ligeiramente
o travão dianteiro.
A CB125F de 2021 exibe em todo o seu chassis renovado um estilo agressivo que
reflete os modelos da família CB de maior cilindrada.
O depósito de combustível é largo e, em particular, os resguardos de acabamento
prateado foram beber inspiração à família CB-R Neo Sports Café. A carenagem
frontal é angular e foi influenciada pelo design da CB500F e o para-brisas
escurecido fornece proteção contra o vento e uma atitude mais afilada.
As novidades incluem ainda um novo farol de LEDs e um painel de instrumentos
digital com as informações mais importantes, incluindo um indicador de mudança
engrenada, indicadores de consumos instantâneo e médio, indicador de autonomia
para a reserva e um indicador ECO para que se possa conduzir a CB125F
da forma mais eficiente possível.
O motor, o coletor de escape, as bainhas e as jantes estão pintados de preto,
destacando as linhas fortes e arrojadas da pintura. A ponteira também é preta,
mas com uma proteção térmica cromada. O vermelho brilhante das molas dos
amortecedores, do cachimbo da vela e do logótipo Honda refletem a cor na tampa
esquerda do motor. Outros toques de qualidade nos acabamentos incluem logótipos
Honda Wings 3D nas tampas e espelhos/piscas com formato que emulam a linguagem
de design de toda a moto.
Quanto a preço, a Honda ainda não revelou o valor da nova CB125F de 2021.
Sabemos que estará disponível em três opções de cores – Preto, Pearl Splendor
Red e Pearl Cool White. Assim que tivermos a informação do PVP por parte da
Honda Portugal iremos atualizar este artigo.
andardemoto.pt @ 21-9-2020 11:34:48
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