BMW celebra 40 anos da GS com novas R1250 GS e R1250 GS Adventure

A icónica sigla GS nasceu há quatro décadas. Para celebrar o momento, a BMW Motorrad anunciou a chegada das novas R1250 GS e R1250 GS Adventure. Fique a conhecer em detalhe as novidades destas maxitrail alemãs.

andardemoto.pt @ 2-10-2020 16:34:07

A sigla GS é uma das mais conhecidas no mundo das duas rodas. Esta gama da marca alemã BMW Motorrad tem sido sinónimo de sucessos incontáveis, e tem empurrado a casa de Munique para recordes de vendas anuais. Agora que se celebram os 40 anos da GS, eis que a BMW Motorrad decide apresentar as R1250 GS e R1250 GS Adventure com algumas novidades para 2021.

O grande objetivo nestas novas R1250 GS e R1250 GS Adventure foi de dotar as maxitrail de argumentos mais sólidos para percorrer muitos quilómetros, explorando os cantos mais remotos do nosso planeta, seja em pisos de terra ou de asfalto.

Mais sofisticadas e mais confortáveis, as novas GS mantêm o mesmo motor bicilíndrico Boxer de 1254 cc. Já com homologação Euro5, este motor, com o seu funcionamento suave e a típica vibração e sonoridade, disponibiliza 136 cv e 143 Nm. Mas esta mais recente evolução do motor Boxer da GS destaca-se pela sua tecnologia ShiftCam.


Com esta tecnologia os engenheiros da BMW Motorrad puderam redefinir a forma como o motor bicilíndrico entrega a sua força. Com o sistema ShiftCam a R1250 GS e R1250 GS Adventure oferecem potência e força superior em qualquer gama de rotações. Isto é possível graças ao mecanismo que permite alterar a abertura e tempo de abertura das válvulas no lado da admissão.

Outros benefícios do uso do ShiftCam são uma ainda maior suavidade de funcionamento, mas principalmente uma maior economia de combustível. Um fator particularmente relevante tendo em conta que estas GS de grandes dimensões são pensadas para as grandes viagens.




As novidades começam com a instalação, como equipamento de série, do Controlo de Tração Dinâmico – DTC, mais eficiente na procura de tração, e também no modo de condução Eco para um total de 3 modos de condução disponíveis como equipamento de série.

Para além disto, o cliente que pretender pode adicionar ainda os modos de condução Pro, que incluem um novo controlo dinâmico do efeito travão motor para garantir maior estabilidade nas reduções de caixa ou nos momentos de desaceleração.

A pensar na segurança, a BMW Motorrad opta agora por instalar de série nas R1250 GS e R1250 GS Adventure o sistema de travagem Integral ABS Pro. Este sistema mais evoluído em comparação com o normal ABS permite que o condutor usufrua de uma travagem com ABS que se adapta ao modo de condução selecionado, para além de ter a já obrigatória função “cornering” que modula a força de travagem e intervenção do ABS de acordo com a inclinação em curva.


E agora entramos nos opcionais mais interessantes e que estarão disponíveis para a GS e para a Adventure.

O Hill Start Control Pro ajuda o condutor a arrancar numa subida. O sistema impede que a moto descaia para trás, controlando automaticamente o travão, enquanto o condutor acelera e larga a embraiagem. Nesta versão Pro o sistema está mais suave e eficiente. Relembramos que de série ambas as motos têm o Hill Start Control instalado de série.

Outra excelente opção para melhorar a R1250 GS e a R1250 GS Adventure é a iluminação adaptativa. Para além de ser “Full LED”, tal como na versão base, esta iluminação adaptativa conta com um mecanismo que ajusta o ângulo do feixe de luz de mínimos para o interior da curva. Assim o condutor consegue ver mais área da estrada à sua frente em condições de visibilidade reduzida (noite, por exemplo).



Para percorrer longas distância em total conforto, e para além dos diferentes tipos e alturas de assentos disponíveis na lista de acessórios opcionais, a BMW Motorrad criou para a versão 2021 destas GS um novo sistema de aquecimento do assento do condutor e passageiro.

Adicionalmente, e para que cada condutor encontre uma posição de condução que melhor se adapta às suas necessidades, o guiador pode ser apoiado em suportes que o elevam em até mais 30 mm.

Por último, e porque estamos a falar de modelos que celebram uma data marcante para a família GS, a BMW Motorrad preparou uma opção de cores e gráficos em preto e dourado denominada de “40 Years GS”, a relembrar R100 GS. A esta opção juntam-se ainda as propostas Triple Black e Rallye, que conferem às GS uma presença ainda mais imponente.

andardemoto.pt @ 2-10-2020 16:34:07

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews