Aprilia Tuono V4 e Tuono V4 Factory – Fórmula desportiva em formato naked

A famosa naked desportiva de Noale aproveita a mudança para geração Euro5 para se renovar. Mais eletrónica e uma aerodinâmica derivada da RSV4 são os grandes destaques da nova Aprilia Tuono V4 e Tuono V4 Factory.

andardemoto.pt @ 16-1-2021 09:51:56

No mesmo momento em que apresenta uma renovada RSV4, a Aprilia aproveita o embalo para revelar ao mundo das duas rodas uma também atualizada Tuono V4. Baseada, como sempre, na superdesportiva de Noale, a nova Aprilia Tuono V4 não foge à fórmula desportiva mas acrescenta-lhe a polivalência do formato naked.

O motor continua a ser a mesma unidade motriz da geração anterior. Significa isto que o V4 mantém os 1077 cc (não sobe para os 1099 cc da RSV4), e atualiza-se para ficar dentro das normas Euro5 através de novos parâmetros da injeção e um novo sistema de escape.

Estas alterações não implicam diferenças ao nível da performance do V4 de Noale. A Tuono V4 continua assim a a disponibilizar 175 cv e um binário máximo de 121 Nm.

Embora a performance do motor se mantenha inalterada, o mesmo não podemos dizer da eletrónica. A nova geração do sistema aPRC passa a ser controlada por uma centralina 11MP Magneti Marelli mais poderosa. Para além dos parâmetros de funcionamento das ajudas eletrónicas à condução serem mais precisos e suaves na intervenção, a nova Tuono V4 conta com novidades interessantes.



O condutor poderá selecionar entre seis modos de condução, três para uso em pista (dois deles personalizáveis) e outros três para uso em estrada (um deles personalizável). Cada modo de condução intervém diretamente no controlo de tração, anti cavalinho ou no ABS com função em curva. Como novidade para 2021 o aPRC recebe controlo individual do efeito travão motor.

E se o motor da Tuono V4 não se modifica, o mesmo não podemos dizer do design. Aproveitando o estilo agressivo e mais atual estreado na RS 660, e mais recentemente na Tuono 660, a maior naked desportiva da Aprilia apresenta uma carenagem frontal que, ainda que seja compacta, é de dimensões generosas para uma naked.

O condutor usufrui de melhor proteção aerodinâmica graças a esta pequena carenagem que inclui ainda a distintiva ótica tripla, agora com tecnologia “Full LED” e luzes de iluminação em curva. Destaque ainda para a nova assinatura luminosa conferida pelas luzes diurnas em LED.



Tal como na nova RSV4, também a Aprilia Tuono V4 passa a contar com uma aerodinâmica mais evoluída. Nesse sentido, nas laterais da nova naked desportiva de Noale encontramos um sistema de dupla carenagem que no seu interior esconde as pequenas asas que garantem, de acordo com a marca italiana, maior estabilidade e ajudam a manter a dianteira colada ao asfalto.

A posição de condução apresenta algumas alterações. O condutor vai sentir mais espaço para se movimentar graças ao depósito de combustível com novo formato, tal como o assento, sendo que neste particular também convém destacar a traseira totalmente redesenhada. Ainda na traseira, e a pensar numa utilização a dois, a Aprilia criou um assento para passageiro mais largo e reposicionou os respetivos poisa-pés.

Para os que quiserem viajar a Aprilia criou um conjunto de malas laterais assimétricas que se encaixam melhor no conjunto.


A última novidade na nova Aprilia Tuono V4 é uma renovação na ciclística.

Aproveitando os conhecimentos obtidos no mundo da competição, mais precisamente no MotoGP, a marca italiana criou e utilizará na nova geração da naked um braço oscilante em alumínio, que além de ser mais leve e com rigidez otimizada, conta com um novo desenho que favorece a estabilidade em aceleração.

Uma última nota para o facto de que a Aprilia Tuono V4 estará disponível na versão base e ainda numa variante melhor equipada denominada Tuono V4 Factory. No caso desta versão a naked passa a contar com suspensões eletrónicas semi-ativas Öhlins Smart EC 2.0.

A Tuono V4 poderá ser adquirida nas cores Tarmac Grey ou Glacier White, enquanto a Tuono V4 Factory apenas pode ser adquirida na cor Aprilia Black.

A Aprilia Portugal, representada pela Officina Moto, ainda não confirmou os preços nem disponibilidade das novas Tuono V4 e Tuono V4 Factory. O seu Andar de Moto irá atualizar este artigo com essas informações assim que for possível.

andardemoto.pt @ 16-1-2021 09:51:56


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews