Suzuki GSX1300R Hayabusa mostra-se dias antes da apresentação mundial

A hiperdesportiva japonesa será apresentada mundialmente num evento digital da Suzuki. A nova GSX1300R Hayabusa promete prestações ainda melhores, mas os rumores sobre o motor deixam antever algo ainda mais especial.

andardemoto.pt @ 1-2-2021 13:08:27

Para os motociclistas em geral, mas especialmente para os fãs da Suzuki, o próximo dia 5 de fevereiro é a data mais importante do calendário. Tudo porque será neste dia que a casa de Hamamatsu realizará um evento digital onde irá revelar ao mundo as suas novidades 2021.

Com tantos modelos na sua gama que sofrem alterações estéticas ou atualizações de motor para as normas Euro5, a verdade é que a Suzuki decidiu apresentar neste evento digital a nova geração da mítica GSX1300R Hayabusa.

O Falcão Peregrino japonês está novamente pronto a voar a alta velocidade, conforme foi possível perceber no vídeo teaser que a Suzuki divulgou há poucos dias. Mas a Hayabusa promete mais do que apenas velocidade pura!

Com tanto secretismo a rodear a apresentação desta hiperdesportiva japonesa, não é surpresa para ninguém que qualquer imagem que mostre a moto seja motivo de interesse. E, graças ao perfil de Instagram “hayabusa_taiwan”, conseguimos aquela que será a primeira imagem da nova GSX1300R Hayabusa.



Mantendo as carenagens com formas volumosas para proteger o condutor a alta velocidade, a verdade é que as formas de certa forma orgânicas da Hayabusa apresentam, caso esta imagem seja confirmada como sendo verdadeira, um design mais futurista graças às linhas retilíneas da sua traseira. A carenagem frontal, onde agora se encontram luzes diurnas em LED a ladear a grande ótica dianteira também em LED, revebe igualmente uma atualização de estilo, mas mantém uma forte ligação ao design da primeira Hayabusa.

Por falar em carenagens, é nelas que a Suzuki conseguiu esconder um conjunto de asas. Estes elementos, no caso da GSX1300R Hayabusa, deverão servir não só para garantir máxima estabilidade criando “downforce” na dianteira, como ajudarão a desviar das pernas do condutor o ar quente proveniente do motor.

O motor é, precisamente, um dos pontos mais fortes na Hayabusa. A arquitetura de quatro cilindros em linha mantém-se. No entanto os rumores mais recentes apontam para que a sua cilindrada suba para lá dos 1400 cc.

Com isso e com um sistema de escape redesenhado, que mantém as duas ponteiras de dimensões generosas, a nova GSX1300R Hayabusa facilmente passará dos 200 cv apesar de cumprir com as restritivas normas Euro5.




Há um rumor que tem vindo a conquistar adeptos nas últimas horas, que aponta para que o motor quatro em linha deixe de ser atmosférico e passe a contar com sobrealimentação. Sabemos que a Suzuki tem vindo a trabalhar em motores turbo há algum tempo, desde que apresentou a concept Recursion. Mas parece-nos difícil que a nova GSX1300R Hayabusa esteja equipada com qualquer tipo de solução de sobrealimentação, seja um turbo, ou seja um compressor volumétrico como acontece com as Kawasaki H2.

A nível eletrónico a Suzuki irá, de certeza, aproveitar para instalar na nova geração do Falcão Peregrino de Hamamatsu uma plataforma de medição de inércia. Provavelemente será a IMU de 6 eixos mais atual, que por sua vez permitirá que o condutor da Hayabusa selecione diferentes parâmetros de ajudas eletrónicas à condução.


Estamos também curiosos para perceber se esta nova geração da Suzuki GSX1300R Hayabusa apresenta grandes novidades em termos de ciclística.

Para acompanhar um motor tão poderoso os engenheiros da Suzuki terão criado um novo quadro dupla trave, com rigidez otimizada. A partir da imagem e do vídeo teaser há indicações de que as suspensões podem ser de controlo eletrónico.

Tudo isto será confirmado ou desmentido no próximo dia 5 de fevereiro. Fique atento ao seu Andar de Moto, pois iremos contar-lhe tudo sobre a nova Suzuki GSX1300R Hayabusa e também todas as outras novidades que a marca japonesa preparou para 2021.

andardemoto.pt @ 1-2-2021 13:08:27


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews