Josh Herrin com recorde do cotovelo no chão mais rápido do mundo!

O piloto californiano aceitou o desafio para promover o seu patrocinador pessoal Fresh N Lean. Josh Herrin entra para o Guinness World Records ao deslizar o cotovelo no asfalto ao longo de mais de 30 metros e a uma velocidade superior a 160 km/h!

andardemoto.pt @ 8-2-2021 11:24:16

Este é um daqueles recordes que Marc Marquez ou até mesmo o campeão de Superbike em 2009, Ben “Elbowz” Spies, terão inveja. Tudo porque Josh Herrin decidiu promover o seu patrocinador pessoal de comida saudável, a Fresh N’ Lean, de uma forma pouco habitual: registar o recorde de cotovelo no chão mais rápido do mundo.

À partida esta até nem parecia ser uma tarefa muito complicada para um piloto que, para além dos inúmeros triunfos e conquistas nos diversos campeonatos americanos, tem feito as delícias dos fãs aos partilhar nas suas redes sociais manobras alucinantes aos comandos das suas motos.

Mas depois de contactar com os responsáveis pelo Guinness World Records, Josh Herrin apercebeu-se das dificuldades que iria enfrentar.


Para começar, e para que o recorde fosse considerado válido, Josh teria de deslizar o cotovelo no asfalto ao longo de uma distância mínima de 30 metros, sem que o cotovelo deixasse de tocar no asfalto. Depois, a sua velocidade não poderia baixar dos 160 km/h medidos por telemetria na marca dos 30 metros.

Tendo em conta que atualmente a técnica de deslizar o cotovelo no asfalto é muito habitual para os pilotos, que utilizam o cotovelo como forma de medir e sentir a inclinação em curva, podendo depois ajustar a sua posição e velocidade em plena inclinação, convém no entanto referir que a posição em cima da moto e que permite deslizar com o cotovelo no asfalto não é natural, causando desequilíbrios e podendo causar quedas.

Josh Herrin, de 30 anos e natural da Califórnia, com experiência na categoria Moto2 do Mundial de Velocidade, aceitou o desafio de registar este recorde de ser o mais rápido do mundo a deslizar o cotovelo no asfalto.



Josh Herrin explica o porquê deste recorde ser tão difícil de atingir: “Numa moto, quando começas a inclinar, a velocidade baixa à medida que as rodas vão perdendo inércia, e por isso temos de verificar a velocidade por GPS. O mais complicado foi pensar que ia chegar à curva a 200 km/h, pois essa é a velocidade que estará no painel de instrumentos, quando a minha velocidade real não era essa. Mentalmente tive de manter-me concentrado em ir o mais rápido possível com o cotovelo em baixo. É algo que assusta um pouco”.

O piloto americano e a sua equipa que preparou esta tentativa de recorde mundial selecionaram o circuito de Buttonwillow Raceway Park. Um traçado bem conhecido de Josh Herrin, pois o recorde absoluto do circuito é seu.

A moto escolhida para a ocasião foi uma Yamaha YZF-R6, devidamente equipada com pneus slick que permitem alcançar a aderência e também o ângulo de inclinação necessário para deslizar o cotovelo no asfalto durante tanto tempo.


As primeiras tentativas não correram bem pois “Tentei forçar o cotovelo tanto quando conseguia, mas depois perdia força na outra mão”, referindo-se a uma tentativa em que chegou aos 159,7 km/h, muito perto da velocidade exigida pelo Guinness World Records.

Mas Josh Herrin não se deu por vencido, e à 11ª tentativa com a sua Yamaha R6, o piloto finalmente conseguiu superar o objetivo e registar o novo recorde de cotovelo no chão mais rápido do mundo: deslizou por 31 metros e a velocidade atingiu os 162,4 km/h!

“Normalmente o piloto toca com o cotovelo e sobe o cotovelo imediatamente, uso-o para medir a inclinação. Mas agora tive de o manter para baixo e continuar a empurrar para baixo, e com isso a moto ficou demasiado leve porque estava colocar todo o meu peso sobre o cotovelo, e senti a roda dianteira cada vez mais leve. É verdade que assusta, mas no final funcionou”, afirmou um satisfeito Josh Herrin.

Será que agora veremos outros pilotos ou até mesmo algum motociclista amador a tentar bater o recorde do cotovelo no chão mais rápido do mundo?


Vídeo do recorde de Josh Herrin de cotovelo no chão mais rápido do mundo

andardemoto.pt @ 8-2-2021 11:24:16


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews