Aprilia revela as renovadas RS 125 e Tuono 125

A casa de Noale inspirou-se nos modelos 660 para renovar por completo as pequenas “oitavo de litro” fabricadas em Itália. As novas Aprilia RS 125 e Tuono 125 são as mais recentes propostas da marca italiana para os motociclistas mais jovens e adeptos de sensações fortes.

andardemoto.pt @ 10-5-2021 11:30:42

Para os motociclistas mais jovens e que dão atenção à competição, a Aprilia será uma marca que atualmente apenas compete na classe rainha MotoGP. No entanto, ao longo das últimas décadas, principalmente enquanto os motores do Mundial de Velocidade foram a 2 Tempos, a casa de Noale tinha uma presença muito forte nas classes de menor cilindrada como as 125 e as 250 cc de Grande Prémio.

Aos comandos de motos da Aprilia vimos nascer e crescer grandes nomes do motociclismo de competição. Grandes campeões que aproveitaram o “know-how” do departamento de competição da Aprilia. E é precisamente a partir desse departamento de competição que a Aprilia desenvolve hoje em dia os seus modelos mais carismáticos como a RSV4 ou a nova Tuono V4.

Porém, e a pensar nos mais jovens motociclistas, a Aprilia tem vindo a contar com uma presença forte no segmento das motos 125 cc. As pequenas “oitavo de litro” italianas sempre foram modelos bastante apetrechados, e para 2021 a marca de Noale volta a renovar as suas 125 cc.


As novas Aprilia RS 125 e Tuono 125 apresentam-se agora ao serviço depois de passarem por um processo de evolução que as coloca entre as opções mais atraentes dos segmentos desportivas e naked de 125 cc.

O grande foco nas novas RS 125 e Tuono 125 foi o seu motor monocilíndrico.

Apesar de partir do antigo motor, esta nova unidade motriz conta com diversos novos componentes que foram selecionados não só como forma de melhorar a sua performance, mas, claro, posicionar as novas Aprilia 125 cc dentro dos parâmetros Euro5.

O motor monocilíndrico de quatro válvulas e refrigeração por líquido passou por um exaustivo e detalhado processo de estudos e desenvolvimento termodinâmico. A cabeça do motor foi totalmente redesenhada, tal como a câmara de combustão, corpo do acelerador reposicionado mais acima de forma a permitir uma entrada mais direta do ar fresco no motor, enquanto a caixa de ar foi também ela redesenhada e alberga um novo filtro de ar.



Com uma nova vela de iridium a garantir uma eficiência de combustão superior, a Aprilia instala árvores de cames de perfil mais agressivo. Isto resulta, de acordo com a marca, numa subida de rotações mais imediata, contribuindo para um “feeling” e uma performance ainda mais desportiva.

Um novo catalizador garante que se registam menos emissões poluentes, escondido num sistema de escapa redesenhado, as novas Aprilia RS 125 e Tuono 125 oferecem mais binário a médios regimes, enquanto o pico de binário é atingido mais abaixo na gama de rotações.

Isto, aliado a uma transmissão final mais longa, graças a uma cremalheira de 58 dentes, permitirá ao condutor da RS 125 e da Tuono 125 usufruir de uma moto significativamente mais reativa mas também apta a percorrer estradas mais abertas sem que o motor necessite de rodar a rotações mais elevadas para manter a sua performance ideal.

Para aqueles que quiserem mesmo explorar as capacidades deste motor de Noale, a Aprilia permite, como opcional, a instalação de “quickshift” para trocas de caixa sem recorrer à embraiagem. O “quickshift” é incluído de série na versão GP Replica da RS 125.


Estas pequenas desportivas contam ainda com uma ciclística que tem os seus genes nos modelos de maior cilindrada da Aprilia.

O quadro continua a ser uma estrutura dupla trave, fabricado em alumínio. Este quadro permite à RS 125 e à Tuono 125 oferecerem uma condução desportiva, precisa, ágil, e também adaptada às necessidades de uma condução em estradas públicas. A rigidez estrutural é algo que os engenheiros de Noale conseguiram afinar na perfeição, e depois adicionam a isto elementos como pinça de travão radial, alimentada por tubo de malha de aço, que morde um disco de 300 mm à frente, enquanto na traseira o pneu aumenta para dimensão 140 mm.

A qualidade e eficácia dos componentes destas novidades Aprilia “oitavo de litro” continua a evidenciar-se quando olhamos para o “cérebro” que controla a travagem. A Aprilia recorreu aos especialistas da Bosch para ajudarem no desenvolvimento de um sistema de ABS de dois canais, que agora inclui uma importante função que impede a moto de levantar a traseira nas travagens mais fortes.



Com um grande depósito de combustível (14,5 litros), mais espaço debaixo do assento – com espaço para um tablet de até 8 polegadas e ficha USB -, as novas Aprilia RS 125 e Tuono 125 contam com um painel de instrumentos totalmente digital, que inclui agora informação do nível de combustível e autonomia restante, para além das habituais informações.

A iluminação “Full LED” adota a mesma assinatura luminosa dos modelos Tuono e RS 660, e a Aprilia elevou o nível da qualidade dos acabamentos, nomeadamente na pintura, ao utilizar um novo método de pintura nestes modelos 125 cc.

Em termos de posição de condução, e sendo a naked Tuono 125 a mais confortável da gama, a verdade é que a Aprilia quer que o condutor da nova RS 125 se sinta igualmente confortável, mas sempre sem estragar o “feeling” desta desportiva. Por isso a nova RS 125 apresenta um semi-guiador que está posicionado 18 mm mais acima, o que por sua vez não coloca tanto peso nos pulsos e braços do condutor.


Para aqueles motociclistas mais “geeks”, tanto a Aprilia RS 125 como a Tuono 125 contam com pré-instalação para conectar o smartphone à moto através da app Aprilia MIA, disponível como opcional.

A Aprilia RS 125 está disponível na cor Aprilia Black, Sintesi Blue ou na versão GP Replica que, para além do “quickshift” de série conta também com tampa do assento do passageiro.

A Aprilia Tuono 125 está disponível na cor Aprilia Black, Lightning White ou Arrow Grey.

Quanto aos preços e disponibilidade em Portugal destas novidades, o Andar de Moto está em contacto com o importador da Aprilia para o nosso país, A Officina Moto, e assim que for possível iremos atualizar este artigo com essas informações.

Galeria de fotos Aprilia RS 125 e Tuono 125

andardemoto.pt @ 10-5-2021 11:30:42


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews