Triumph Tiger Sport 660 – Versatilidade em formato “triple”

A marca britânica entra no segmento das “sport touring” de média cilindrada com uma proposta bastante interessante do ponto de vista técnico. Fique a conhecer os detalhes e preço da nova Triumph Tiger Sport 660.

andardemoto.pt @ 5-10-2021 12:00:00

Embora nos últimos anos a Triumph se tenha especializado, ou, pelo menos, tenha disponibilizado maior quantidade de opções para aventuras “off-road”, a marca britânica permanece sempre fiel aos modelos mais apropriados para longos quilómetros em pisos de asfalto. A pensar nas viagens em modo desportivo, a Triumph revela agora a Tiger Sport 660, uma proposta que se pontua pela versatilidade em formato “triple”.

Tal como aconteceu com a Trident 660 – leia aqui o teste do Andar de Moto à naked britânica –, a nova Tiger Sport 660 procura, com as suas especificações e características técnicas, atrair os motociclistas que procuram uma moto de condução simples, mas que ao mesmo tempo ofereça momentos de prazer de condução.

Numa “sport touring” que se quer versátil, o grande destaque vai para o seu motor. A Triumph mantém a aposta numa unidade motriz de três cilindros com 660 cc. No caso da Tiger Sport 660, a marca anuncia uma potência de 81 cv às 10.250 rpm, enquanto o binário de 64 Nm chega às 6.250 rpm.


Tanto a potência como o binário foram trabalhados de forma a ser disponibilizados de forma linear e progressiva, com a gestão desta performance a ser feita pelo acelerador “ride by wire” que trabalha em conjunto com dois modos de condução: Rain ou Road, que por sua vez alteram parâmetros como controlo de tração ou resposta do acelerador. Ainda a nível das ajudas eletrónicas, a Tiger Sport 660 está equipada com ABS, e o condutor poderá conectar o seu smartphone à moto através da app My Triumph.

Mecanicamente, a Triumph Tiger Sport 660 destaca-se pela utilização de embraiagem deslizante e assistida, sendo que a caixa de 6 velocidades garantirá trocas de caixa precisas e suaves, apesar de não recorrer ao já habitual “quickshift”, componente que está incluído na lista de acessórios oficiais Triumph para este modelo.



Numa moto em que encontramos um design desportivo, linhas aerodinâmicas e uma dianteira dominada pelas duas óticas “Full LED”, realce para o facto do ecrã dianteiro ser ajustável em altura, sendo o mecanismo desbloqueado apenas com uma mão. Uma característica importante para quem pensa em viajar aos comandos desta Triumph que, na sua secção traseira, conta com encaixes para malas laterais embutidos no subquadro para fácil acesso e superior capacidade de carga.

E para percorrer longas distâncias sem ter de parar para reabastecer, a Triumph instala um depósito de combustível de 17 litros de capacidade.

Aos comandos da nova Triumph Tiger Sport 660 o condutor irá encontrar, de acordo com a marca, uma posição de condução confortável, com boa visão para o painel de instrumentos TFT a cores e múltiplas informações sobre o estado da moto disponíveis, um assento a apenas 835 mm de altura do solo, enquanto o passageiro sentirá maior segurança graças às pegas para as mãos integradas na traseira desta “sport touring”.


A suspensão, em ambos os eixos, está a cargo de componentes Showa. A forquilha dianteira conta com bainhas de 41 mm, enquanto o monoamortecedor traseiro disponibiliza afinação da pré-carga através de um manípulo remoto, ideal para aqueles momentos de condução com passageiro e com malas carregadas.

As jantes forjadas de 17 polegadas estão cobertas por pneus Michelin Road 5, que foram selecionados pela Triumph de forma a garantir que o condutor aproveita o equilíbrio da ciclística e o potencial do chassis da Tiger Sport 660 ao máximo, em qualquer situação. Por outro lado, a travagem Nissin conta com pinças convencionais de dois pistões a morder dois discos dianteiros de 310 mm.

A Triumph Portugal já confirmou que a nova Tiger Sport 660 chega aos concessionários nacionais a partir do próximo mês de janeiro de 2022, e o PVP será a partir de 9.095€. Em termos de cores, a marca disponibilizará esta “sport touring” de média cilindrada nas cores Graphite Sapphire Black, Korosi Red Graphite ou Lucerne Blue e Sapphire Black.


Galeria de fotos Triumph Tiger Sport 660

andardemoto.pt @ 5-10-2021 12:00:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews