Hanway G15 125 Adventure – Uma pequena aventureira

Uma proposta acessível para quem quer partir à aventura sem grandes compromissos. Fique a conhecer os detalhes e preço da nova Hanway G15 125 Adventure, uma pequena aventureira cheia de ambições.

andardemoto.pt @ 6-10-2021 13:18:59

Aqueles motociclistas que estão à procura de uma moto polivalente e que lhes ofereça o sonho de grandes aventuras fora de estrada acabam de receber uma boa notícia da Hanway! De acordo com a marca, a nova G15 125 Adventure, uma pequena trail aventureira, está já disponível nos concessionários em Portugal e com um preço de lançamento que se torna numa grande mais-valia: 3.145€.

Mantendo a aposta nos modelos aptos a serem conduzidos por quem tem a carta de condução automóvel, a Hanway apresenta uma novidade capaz de enfrentar os pisos de asfalto e de terra, e que, claramente, vai buscar inspiração em termos de design à popular Royal Enfield Himalayan que o Andar de Moto já aqui testou.

A G15 125 Adventure aposta na mecânica 158MI-2, caracterizada pelas suas dimensões compactas, refrigeração líquida, cabeça DOHC (dupla árvore de cames) e 4 válvulas, com o motor a estar acoplado a uma caixa de seis velocidades. Este motor monocilíndrico é capaz de gerar 14,9 cv, valor perto do limite estabelecido para a categoria de motos de 125 cc, sendo que cumpre com a mais recente homologação Euro5 de emissões poluentes.


Para garantir maior robustez e estabilidade em condução, a Hanway aposta num quadro tipo duplo berço, uma estrutura formada por tubos de aço que assim recebe o motor da G15 125 Adventure.

As formas do quadro permitem posicionar o assento do condutor a somente 810 mm do solo, o que proporciona a condutores de todas as estaturas uma maior facilidade em apoiar ambos os pés no chão, maximizando a confiança, em particular nos percursos fora de estrada em que por vezes se torna necessário apoiar os pés no solo para avançar mais lentamente. A este quadro juntam-se suspensões compostas por forquilha invertida com bainhas de 35 mm e, atrás, um monoamortecedor hidráulico, que permite ao condutor fazer o ajuste de pré-carga.



As jantes de liga leve, para se adaptarem à condução em off-road, adotam dimensões diferentes em cada eixo. A roda dianteira é de 19 polegadas enquanto a traseira é de 17 polegadas. Os pneus escolhidos para equipamento de série da Hanway G15 125 Adventure contam com um desenho misto com uma banda de rodagem formada por diversos tacos, mais próximos entre si para proporcionar boa aderência em asfalto, garantido a drenagem de água em piso molhado.

No que respeita à travagem, a G15 125 Adventure vem equipada com discos de travão de maior dimensão do que o habitual numa moto deste tipo e segmento, sobretudo o disco dianteiro que adota o diâmetro de 300 mm, acompanhado por um traseiro de 220 mm, com pinças de dois pistões e pistão simples, respetivamente. O funcionamento da travagem é CBS, combinado, com o pedal de travão traseiro a atuar sobre a pinça posterior e um dos pistões da pinça dianteira.


Numa moto que a Hanway idealizou como sendo uma opção para viajar, e para garantir que o motociclista consegue chegar ao destino mesmo quando os postos de abastecimento escasseiam, a G15 125 Adventure conta com um depósito de combustível com uma capacidade para nada menos do que 20 litros!

Se aliarmos a esta capacidade de transporte de combustível no depósito ao consumo reduzido do motor 125 cc, então estamos perante uma moto que, de acordo com a Hanway, conseguirá percorrer uns estonteantes 600 km sem ter de parar para reabastecer! Destaque a este nível para o desenho do depósito de combustível: apesar de grande, a sua secção inferior foi desenhada de forma a ser o mais esguia possível, permitindo ao condutor um encaixe melhor das pernas no depósito, para maior conforto em condução.



O painel de instrumentos recorre a dois mostradores circulares que lhe dão um toque clássico, ainda que no interior de ambos se encontrem embutidos ecrãs digitais LCD. O da esquerda inclui o velocímetro em formato duplo: com grandes dígitos no centro e, no perímetro do círculo, de forma analógica. Esse mesmo círculo integra um nível gráfico de combustível e o conta-quilómetros total e parcial. O da direita também mostra o conta-rotações de forma analógica e digital (ao centro), indicador de mudança engrenada, relógio e oito avisadores luminosos.

Os destaques tecnológicos da G15 Adventure ficam completos com uma iluminação 100% LED, com um farol redondo que inclui dois módulos LED de alta intensidade para médios e máximos, envoltos num contorno com uma guia luminosa que faz de luz de presença. Mesmo acima do farol encontra-se um prático para-brisas que, para além de proteger aerodinamicamente o condutor, está desenhado para conferir uma imagem mais aventureira.

Galeria de fotos Hanway G15 125 Adventure

andardemoto.pt @ 6-10-2021 13:18:59


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews