Stark VARG - o futuro do motocross

Mais fácil de conduzir, requer menos manutenção e tem um desempenho superior às motos tradicionais de motor de combustão.

andardemoto.pt @ 28-12-2021 12:50:59

A Stark Future apresentou Stark Varg, a moto de cross elétrica mais potente do mundo. A empresa de origem sueca, encontrou a motivação para criar a Stark Future perante a frustração de ver encerradas várias e cada vez mais pistas de motocross na Europa por questões ambientais, seja pelas elevadas emissões de poluentes ou pelo elevado ruído que caracteriza este tipo de motos.

Mas foi também o grande avanço da tecnologia que permitiu criar a Stark Varg.

A Strak Varg é o modelo de motocross mais versátil e avançado do planeta. Pode ser facilmente personalizada para diversos níveis e estilos de pilotagem, em qualquer circuito.

Através da aplicação Stark Varg podem criar-se até 100 modos de pilotagem, ajustando a curva de potência, intensidade do efeito travão-motor, intervenção do controlo de tração e inércia do volante de motor virtual, de acordo com a sua preferência, e ter cinco modos disponíveis na moto para rapidamente mudar o tipo de utilização.

A Varg debita uma potência máxima de 80cv, 30% mais do que um típico motor de combustão interna a quatro tempos com 450 cc de cilindrada, e um binário de 275 Nm medidos no pinhão de ataque e 1025 Nm na roda traseira.

A potência da Varg pode ser ajustada de 1 a 80 cv em apenas alguns segundos através da aplicação Stark Varg App, uma ferramenta intuitiva e abrangente disponível no painel de instrumentos da moto, ou através de um dispositivo com sistema Apple ou Android.

A VARG possui o sistema de baterias de produção em série de maior densidade energética do mundo. Com 6 kWh de capacidade, esta bateria pesa menos de 32kg, incluindo a caixa estanque completa, o sistema de gestão da bateria e todos os outros componentes internos.

Isto foi possível sobretudo devido a várias inovações revolucionárias, que estão agora patenteadas: o invólucro fabricado em magnésio, os suportes das baterias, o sistema de alívio de pressão e a placa de alimentação das células da bateria.


A autonomia é semelhante à de uma moto de motocrosse de 450cc com o depósito cheio. A Varg pode completar confortavelmente uma manga completa de motocross, ou rolar até 6 horas de percurso fácil em todo-o-terreno, e recarrega completamente em 1 ou 2 horas, dependendo do carregador e da tomada de corrente.

Utilizando uma estrutura em favo de mel, a caixa da bateria fabricada em magnésio apresenta-se muito pequena, leve e robusta: A arquitetura alveolar resulta numa estrutura extremamente resistente, leve e compacta, contribuindo para uma elevada agilidade, ao mesmo tempo que um sistema inovador liga cada célula diretamente ao invólucro, o que cria uma alta condutividade à caixa exterior, que potencia a refrigeração por ar. 

O resultado é uma temperatura da bateria muito uniforme, e a remoção de peso desnecessário de um eventual sistema de arrefecimento por líquido ou vapor.

A bateria da Varg é completamente à prova de água, excedendo os requisitos da norma IP69K. A robusta estrutura alveolar também garante uma elevada resistência contra impactos, factores que resultam numa bateria durável, segura e leve.

Com 110 kg de peso em ordem de marcha, a Stark Varg apresenta uma fração da inércia de uma moto a combustão, proporcionando uma sensação de enorme ligeireza na sua condução.

Utilizando o motor como elemento estruturante, permite que o quadro seja quase 50% mais leve do que o das suas concorrentes. Tudo isto mantendo os mesmos, ou mesmo superiores, níveis de resistência e características de flexibilidade optimizadas.

O motor elétrico pesa apenas 9 kg e funciona com uma tensão de 360 volts, conta ainda com elementos em fibra de carbono, pelo que gera apenas uma fração da inércia e atrito de um motor de quatro ou mesmo de dois tempos.


Beneficiando de uma parceria com a Kayaba e a Technical Touch, a suspensão da Varg apresenta um curso de roda de 310mm tanto à frente como atrás.

A curva de progressão do sistema progressivo de bielas da roda traseira foi otimizada para proporcionar maior conforto e estabilidade, melhorando ainda a capacidade de tracção. Disponibiliza sete configurações originais diferentes, com um intervalo de peso de 5kg, que permite escolher a carga mais adaptada ao peso de cada piloto e nível de pilotagem.

No que diz respeito à travagem, a Strak Varg conta com discos Galfer, sendo o dianteiro de 260mm e traseiro de 220mm de diâmetro, com um sistema hidráulico assinado pela Brembo.

A Varg tem um preço base de 11.900 euros e, por apenas 100 euros, pode reservar já uma para si (clique aqui para aceder ao site oficial e ver todas as opções e diversas informações).

Veja o vídeo de apresentação:

andardemoto.pt @ 28-12-2021 12:50:59


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews