URAL Motorcycles vítima da guerra
A guerra entre a Ucrânia e a Rússia está a afetar a produção de motos e sidecars da URAL
andardemoto.pt @ 19-4-2022 15:49:19
À medida que a guerra na Ucrânia foi avançando, muitos fabricantes de motos cessaram a sua produção e os negócios na Rússia.
Marcas como Harley-Davison, Polaris Inc., Honda Motor Co. Ltd., BMW, Ducati, Suzuki, Yamaha, Grupo Michelin e Bridgestone aderiram ao bloqueio e retiraram-se do mercado russo.
Em Fevereiro de 2022 a Ural, o fabricante histórico sedeado em Irbit, na Rússia, que recentemente completou 80 anos de produção ininterrupta, foi obrigado a cessar as sua operações comerciais e a encerrar a sua linha de produção.
O carismático fabricante de motos e sidecars para todo-o terreno tem informado os seus clientes e rede de concessionários através de posts no seu blog e refere que, devido ao fecho das fronteiras e às sansões comerciais impostas pela Europa e América, a empresa não tem conseguido importar componentes para manter a produção, pelo que foi obrigada a parar a sua linha de montagem.
A Ural confirma que os seus fornecedores aguardam pacientemente por uma resolução para a crise e um eventual fim do embargo, e refere que a falta de componentes vindos do exterior, assim como o embargo às importações de produtos fabricados na Russia, pode implicar a necessidade de mudar a sua produção para outro país.
Devido à escassez de componentes a empresa referiu que irá demorar mais de seis meses até conseguir começar a produzir novas motos, mas realçou que o seu “elevado nível de stock” tem sido útil para responder a alguns problemas, nomeadamente satisfazer pedidos de concessionários.”
Além das dificuldades na produção, desde Fevereiro de 2022 que a URAL tem dois contentores presos num porto da Europa, e o fabricante acredita que apenas no final de Abril ou Maio esses contentores possam chegar ao seu destino.
O fabricante realçou ainda que “os nossos revendedores têm sido extremamente solidários connosco”, e apela para que os que pretendam efetuar pedidos personalizados o façam “o mais rápido possível” para que as encomendas sejam processadas assim que a fabrica possa iniciar a sua produção.
Os veículos Ural são utilizados como meio de transporte e de trabalho nos ambientes mais inóspitos e reconhecidos pela sua capacidade de tração e resistência mesmo nos terrenos mais difíceis, e o fabricante russo está inclusivamente a desenvolver uma versão eletrificada deste seu conceito de elevada mobilidade.
Desde 1991, a URAL construiu uma media de 130.000 motos por ano, números que contrastam com os do ano de 2021 em que fabricou menos de 2 mil unidades, devido à pandemia.
Veja o vídeo que resume os 80 anos de produção da Ural:
andardemoto.pt @ 19-4-2022 15:49:19
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews