Euterpe: a moto elétrica que se faz ouvir

Acha possível que uma moto elétrica tenha a aparência e o “rugido” de uma moto a combustão? Podemos-lhe dizer que sim, chama-se Euterpe motorcycle e já se faz ouvir!  

andardemoto.pt @ 28-5-2022 16:45:00

É certo que a mobilidade urbana está a sofrer alterações e as motos elétricas são cada vez mais uma realidade, assim como o som inconfundível de um motor elétrico. Mas e se lhe aparecesse uma moto elétrica com o visual e o som de uma poderosa moto convencional? Pois mesmo que não acredite vamos-lhe mostrar que essa moto existe!

O designer automobilístico, Lin Yu Cheng, da LYC.Design, quis provar que, quanto mais enrolar o punho do acelerador desta moto elétrica, mais entusiasmante o som dos seus "escapes" se irá tornar. Por isso a batizou como Euterpe, nome da deusa grega da música.


Neste design, o que salta à vista são as entradas de ar e os tubos que decoram a sua traseira. No entanto não são escapes, antes uma espécie de instrumento musical capaz de criar uma sonoridade mais interessante que o simples silvo dos motores elétricos. 

Graças à estrutura metálica e desenho dos seus "escapes", esta elétrica produz um som como se fosse uma moto a combustão, o que nas palavras do designer confere “ao motor sem emoção” um som melódico e entusiasmante.

Ao conduzir a Euterpe a menos dos 80km/h, com as válvulas dos 9 tubos de ressonância fechadas, as ondas sonoras agudas irão fazer-se ouvir. No entanto, ao andar a velocidades acima dos 80km/h as válvulas dos tubos de admissão abrir-se-ão e a passagem do ar através dos tubos de diversas extensões cria ondas sonoras estacionárias graves, como num instrumento de sopro, que vibram melodicamente.

Não será exactamente o mesmo som de um motor de combustão interna, mas a sonoridade desta moto elétrica será seguramente mais interessante do que à partida se espera das motorizações elétricas.


andardemoto.pt @ 28-5-2022 16:45:00

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews