Atualidade: Volta a Portugal em Eleições

Uma volta a Portugal numa 125cc durante a campanha eleitoral

Histórias e imagens de uma volta a Portugal durante a campanha eleitoral para as legislativas, por Miguel Afonso Carranca  

andardemoto.pt @ 16-6-2022 15:54:07

Foram 14 dias e 2.047 quilómetros numa 125cc, a desenhar uma linha imaginária improvisada dentro de outra linha imaginária, à procura de um país, agora editados em livro.

O livro é uma publicação de autor, que partiu de dois desafios auto-impostos: 1 - completar uma volta a Portugal numa moto 125cc durante a campanha eleitoral; 2 -  Ter essa viagem escrita e transformada em livro no mínimo tempo possível.

Uma reportagem afetiva através dos acidentes geográficos, íntimos e sociais do nosso país, entremeada com uma análise infantil para adultos dos mecanismos que os portugueses usam para definir a sua vontade coletiva.

Partimos do princípio da ignorância: o nosso cicerone para a campanha eleitoral não é um especialista, não é um comentador, não está mais por dentro do assunto do que o português comum.

Movimentamo-nos nas costas das câmaras e dos microfones das televisões: Se uma campanha eleitoral é um espetáculo televisivo e publicitário, nós vamos à procura do que acontece nos bastidores, entre os cabos e os técnicos, quando as câmaras não estão a gravar.

Seguimos em duas rodas, ao frio do Inverno, sem qualquer compromisso à esquerda ou à direita.

Entre o silêncio das estradas vazias e o ruído das arruadas e comícios, procuramos uma coisa chamada Portugal.

Daí, entre 17 de Janeiro e 25 de Abril de 2022, nasceu este objeto cheio de gralhas e erros.

Uma tentativa pessoal de desenhar o que é Portugal, de ver o que significa o nosso país para além da sua taxa de inflação, dados económicos e reportagens televisivas.

Se o autor não consegue fugir à conclusão de que um país é uma construção afectiva que cada um leva dentro de si, então, o seu desejo mais megalómano de autor é que este livrinho possa construir algumas pontes entre esses países íntimos, ou que talvez faça um hipotético leitor mais distraído lembrar-se da construção chamada Portugal que trazia esquecida dentro do peito.

O livro está disponível em https://ko-fi.com/s/e6c889205f


andardemoto.pt @ 16-6-2022 15:54:07


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews