Ampelio é a primeira scooter elétrica da MV Agusta

A marca italiana MV Agusta mostrou na EICMA 2022 não estar somente orientada para a produção de motos desportivas.

andardemoto.pt @ 16-11-2022 13:10:18

O aumento da presença dos meios de transporte elétricos no futuro é inevitável, neste sentido as fabricantes começam a tomar rumo em direção à produção de gamas elétricas.

A MV Agusta não foi exceção à regra e depois de muita pesquisa e de contactar várias fabricantes já com experiência na área das motos elétricas, a marca de Varese chegou a um acordo com a Kymco para a produção da MV Agusta Ampelio.

Este modelo apresentado no Salão Internacional de Motos em Milão foi buscar linhas aos seus antepassados dos anos cinquenta, nomeadamente a CGT e a Ovunque, modelos que alguns motociclistas não iriam reconhecer como sendo da fabricante de Itália, uma vez que é atualmente conhecida pelos seus modelos mais desportivos.


Apresenta-se como uma scooter elétrica, daí o seu nome Ampelio, que partilha uma pronúncia semelhante com “ampere”, a unidade de medida da corrente elétrica.

A MV Agusta Ampelio mostra uma silhueta compacta com linhas suaves, mas no geral compõe um estilo retro. O seu desenho foi obra de Maksim Ponomarev, designer russo já com experiência em desenhar projetos com um certo legado.

O modelo que serviu de base para a concepção da scooter Ampelio foi a S7 da marca taiwanesa, apresentada na EICMA 2021. Tornou-se na estrutura ideal para fazer nascer a scooter da MV Agusta, na medida que constituía “dimensões adultas” e duas baterias Ionex removíveis, substituíveis e recarregáveis em casa.


As baterias provenientes da Kymco, colocadas na scooter elétrica da MV Agusta, conseguem fazer cerca de 85 km com apenas um carregamento e demoram apenas duas horas e meia a carregar.

Para assegurar um bom desempenho e autonomia, o motor elétrico da MV Agusta Ampelio produz um pico de 7,2 kW de potência fazendo-a atingir os 95 km/h de velocidade máxima.

Em ordem de funcionamento, a scooter da marca italiana pesa apenas 121 kg, já com as baterias colocadas debaixo do assento, mas sem alterar os 24 litros de capacidade de arrumação.

Como scooter moderna, a Ampelio dispõe de 2 modos de condução, o "Normal" e o “Sport”. Tem também uma tranca de direção elétrica, uma tomada USB 3.0 e ainda tecnologia keyless que permite efetuar todas as funções sem chave.

Além de todo o material de série na MV Agusta Ampelio, vai ser disponibilizado ainda um leque de extras opcionais como o ABS com travagem combinada, uma top case, uma capa de inverno, entre outros.

A primeira scooter elétrica da fabricante de Varese foi apresentada na EICMA 2022 como sendo apenas um protótipo, pelo que não se sabe quando ou se estará disponível para venda, mas o projeto mostra capacidades de ingressar no mercado.

andardemoto.pt @ 16-11-2022 13:10:18


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews