Robbie Knievel, o daredevil filho do mítico Evel Knievel, faleceu aos 60 anos de idade.

O duplo famoso pelos seus recordes de saltos em moto e por seguir destemidamente a carreira de seu pai, o mítico Evel Knievel, morreu na sexta-feira 13 de janeiro de 2023 aos 60 anos de idade.

andardemoto.pt @ 14-1-2023 16:51:24

Foi o seu irmão, Kelly Knievel, que confirmou a notícia à agência Associated Press e disse que Robbie, de 60 anos de idade, faleceu num hospital de Reno depois de lutar contra um cancro pancreático.

"Ele era um grande temerário", disse Kelly à AP. "As pessoas realmente não entenderam o quão assustador era o que o meu irmão fazia." E acrescentou: "As lesões sofridas nas suas aventuras afetaram-no bastante".

Os saltos de Robbie Knievel, como os de seu pai que faleceu em 2007 aos 69 anos de idade, resultaram em muitos ossos partidos, incluindo várias vértebras. “Tenho sorte de ainda poder andar” comentou o daredevil numa entrevista dada à revista Fatherly em 2019.


Robert Edward Knievel III, vulgarmente conhecido por “Kaptain Robbie Knievel” nasceu dentro da arriscada profissão, começou a dar saltos de bicicleta com apenas quatro anos, começou a andar de moto aos sete e foi apresentado pela primeira vez em público ao lado do seu pai, Evil Knievel, num evento realizado no Madison Square Garden, com apenas oito anos de idade.

Durante a sua vida viria a estabelecer 20 recordes mundiais e completaria centenas de saltos ambiciosos e perigosos, alguns deles prestando homenagem à ousadia de seu pai.

Numa das suas acrobacias mais famosas, Knievel saltou com sucesso as fontes do Caesars Palace, em Las Vegas em 1989, duas décadas depois de seu pai ter falhado a sua tentativa e se ter ferido gravemente no acidente.

Na época Evel pilotava uma Harley-Davidson XR-750, enquanto Robbie confiava numa mais recente Honda CR500.


Em 1999, Knievel saltou uma parte do Grand Canyon, um sonho nunca realizado pelo seu pai. Robbie estabeleceu um salto recorde pessoal de 69,44 metros, mas caiu após a aterragem tendo sofrido lesões graves.

Durante sua extravagante carreira, Robbie saltou sobre aviões (cinco jatos militares seguidos), comboios (uma locomotiva am andamento) e automóveis (30 limusines seguidas), bem como o vão entre dois prédios de 13 andares. 

Um dos seus números mais espetaculares foi um salto notável sobre fogos de artifício no Mirage Hotel em Las Vegas na véspera de Ano Novo de 2008. O seu último salto foi em 2011.

Também pode ler:

andardemoto.pt @ 14-1-2023 16:51:24


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews