A QJMotor está a desenvolver uma embraiagem eletrónica
A QJMotor está a trabalhar num atuador de embraiagem eletrónico que abre as portas a uma vasta gama de opções de transmissão semi-automática.
andardemoto.pt @ 5-12-2023 13:07:52
Revelado num pedido de patente apresentado na China, o sistema de embraiagem eletrónica que a QJMotor está a desenvolver é surpreendentemente simples. Apresenta um atuador composto por um motor elétrico e uma pequena caixa de redução que aciona um veio com uma came, que engata ou desengata a embraiagem.
O atuador é montado na tampa da embraiagem e o sistema não requer alterações profundas no motor, permitindo que a mesma lógica e componentes sejam aplicados a uma variedade de motores diferentes. Na patente da QJMotor, o sistema é mostrado aplicado ao seu motor bicilíndrico paralelo de 693 cc.
Na sua forma mais simples, a embraiagem eletrónica é, na prática, indistinguível de um design convencional por cabo ou hidráulico, isto porque continua a existir uma manete de embraiagem no guiador mas, em vez de uma ligação mecânica à embraiagem (por cabo ou hidráulica), apenas são necessários alguns cabos elétricos. Um sensor na manete da embraiagem monitoriza a sua posição e, através de uma unidade de controlo eletrónico, transmite essa posição ao atuador na tampa da embraiagem.
Mesmo nesta forma básica, abrem-se várias possibilidades. Por exemplo, o atuador e a unidade de controlo eletrónico podem ser programados para evitar que a embraiagem seja brusca nas trocas de velocidade mais rápidas ou para impedir que patine em excesso.
O sistema pode também ser configurado para proporcionar uma sensação mais suave e progressiva na manete esquerda, ser programado para desengatar a embraiagem se o motor estiver prestes a “ir abaixo”, ou funcionar em harmonia com o acelerador eletrónico para garantir que a embraiagem e o acelerador estejam perfeitamente equilibrados no arranque.
Trabalhando em conjunto com um acelerador eletrónico e uma caixa de velocidades rápida convencional, a embraiagem eletrónica pode também ser programada para tornar a manete da embraiagem completamente redundante, tornando a paragem e o arranque completamente automáticos.
Se um atuador eletrónico simples for adicionado ao pedal das mudanças, o mesmo sistema pode ser facilmente adaptado para mudanças de velocidade totalmente automáticas ou para uma troca de mudanças por botão no guiador, tudo isto sem realizar alterações profundas na engenharia do motor e da transmissão em si.
A Honda também apresentou recentemente um sistema de embraiagem eletrónica, o E-Clutch, que pode ficar a conhecer aqui.
andardemoto.pt @ 5-12-2023 13:07:52
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