Royal Enfield revela a nova Classic 650 no EICMA 2024
A Royal Enfield apresentou a nova Classic 650 no Salão EICMA em Milão, uma moto que combina o estilo clássico com tecnologia actual, agora equipada com o potente motor 650 Twin.
andardemoto.pt @ 9-11-2024 15:41:44
A nova Classic 650 é uma homenagem à icónica linha Classic da Royal Enfield, incorporando um design intemporal com uma mecânica atualizada que oferece o dobro da potência em comparação com os modelos anteriores. A marca preservou a estética vintage, com características como o depósito em forma de lágrima, faróis redondos e guarda-lamas curvos.
O motor Twin de 647.95 cc, que possui um diâmetro e curso de 78 mm x 67.8 mm, é do tipo bicilíndrico em linha, 4 tempos, SOHC e apresenta uma relação de compressão de 9.5:1. Este motor oferece uma potência máxima de aproximadamente 47 cv a 7250 rpm e um torque máximo de 52.3 Nm a 5650 rpm, otimizando a condução ágil e estável, especialmente em baixas rotações, com vibrações reduzidas mesmo em velocidades mais elevadas.
No processo de construção o conforto do motociclista foi uma prioridade, com um guiador bem posicionado e bancos largos que permitem longas viagens com mais comodidade. A suspensão, da reconhecida marca Showa, foi ajustada para uma absorção eficaz dos choques, assegurando uma condução equilibrada e segura em pavimentos irregulares. Na dianteira é composta por uma forquilha telescópica de 43 mm, com um curso da roda dianteira de 120 mm, enquanto a suspensão traseira é de duplo amortecedor e proporciona um curso de 90 mm.
O quadro, de estrutura tubular em aço, proporciona uma boa resposta em manobras urbanas.
A tecnologia também foi atualizada, com um painel de instrumentos digital em LCD, frugal, mas onde o condutor pode consultar informações essenciais, como velocidade, nível de combustível, indicador de mudança engrenada, oferecendo ainda um conveniente relógio.
As especificações de desempenho incluem uma transmissão de 6 velocidades e um sistema de injeção eletrónica que garante um consumo de combustível de 4.66 l/100 km, com emissões de CO2 de 104.53 g/km e um nível de ruído estacionário de 86 dB(A) a 3575 rpm. O peso em ordem de marcha é de 243 kg, considerando um depósito de 14.8 litros, para um peso bruto de 407 kg, que lhe confere uma boa capacidade de carga.
A nova Classic 650 estará disponível em três cores – Vallam Red, Teal e Black Chrome – com preços que variam entre os 6.887€ para o Vallam Red, 6.987€ para o Teal e 7.187€ para o Black Chrome. Estes esquemas de cor foram inspirados na Classic 500, mantendo a ligação à herança da marca enquanto trazem uma nova interpretação do visual clássico que define a linha Classic.
Os pneus da nova Classic 650 apresentam medidas de 100/90-19 na frente e 140/70 R18 na traseira. Quanto ao sistema de travagem, os travões dianteiros são equipados com um disco hidráulico único de 320 mm, acionado por uma pinça de dois pistões. Na traseira, o modelo conta com um disco hidráulico único de 300 mm, também com pinça de dois pistões, e vem dotado do sistema ABS para maior segurança.
Com origem na “500 Twin” de 1948, a Royal Enfield preserva na Classic 650 elementos que simbolizam a tradição da marca. Esta nova versão funde o espírito clássico com a engenharia moderna, oferecendo aos motociclistas uma experiência de condução que mistura o charme vintage com a eficiência contemporânea.
andardemoto.pt @ 9-11-2024 15:41:44
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews