Stark VARG EX: A revolução elétrica no enduro

A Stark Future continua a desafiar os limites do motociclismo com a VARG EX, uma moto de enduro elétrica projetada para liderar em potência, autonomia e tecnologia. Este modelo promete redefinir o conceito de performance, proporcionando uma alternativa sustentável e inovadora às tradicionais motos a combustão.

andardemoto.pt @ 12-12-2024 12:49:57

Depois de ter apresentado a Stark Varg, uma moto de cross elétrica que chegou recentemente ao nosso país, a Stark Future apresentou Stark Varg EX, outra moto elétrica que pode circular legalmente na estrada e que está equipada com um motor elétrico de última geração, com potência ajustável, entre os 10 e os 80cv, através da aplicação móvel VARG App, que inclusivamente lhe permite ser configurada para os detentores de carta de condução A1.

O binário máximo de 1036 Nm, medido à roda traseira, garante uma resposta imediata e potente, ideal para superar obstáculos exigentes. Este sistema permite personalizar a curva de potência e ajustar os modos de condução em tempo real.

A moto oferece uma autonomia versátil, adaptada a diferentes estilos de condução. Em condições de enduro extremo, a bateria de 7,2 kW/h, que serve de elemento estruturante do quadro, fornece mais 20% de energia que a bateria da VARG MX, e pode alcançar até 2 horas de utilização, enquanto pilotos iniciantes podem usufruir de até 4 horas de autonomia. O carregamento é rápido e eficiente, com tempos variando entre 2 horas a 220 V.


Com medidas cuidadosamente equilibradas, a Stark VARG EX oferece dimensões otimizadas para conforto e desempenho em qualquer terreno. A altura do assento ao chão é de 990 mm e a altura ao solo é de 368 mm, cim uma distância entre eixos é de 1.488 mm, assegurando excelente estabilidade e manobrabilidade. 

Pesando apenas 120 kg, a VARG EX é surpreendentemente leve, comparável a motos 125cc, mas com uma robustez superior graças ao quadro fabricado em aço cromo molibdênio. Este equilíbrio permite uma melhor manobrabilidade, enquanto a engenharia avançada minimiza a massa rotacional, melhorando o controlo e a eficiência durante a condução.



A VARG EX vem equipada com o Arkenstone, um dispositivo Android de especificação militar, resistente a choques e à prova de água, que funciona como painel de controlo e navegação. O sistema permite personalizar a experiência de condução, ajustar a entrega de potência e a travagem regenerativa, gravar percursos e receber atualizações de software OTA para otimização contínua do desempenho.

Concebida para reduzir o impacto ambiental, a VARG EX é livre de emissões e praticamente silenciosa, tornando-a ideal também para uso em áreas residenciais sem incomodar vizinhos. Além disso, a manutenção é mínima, eliminando a necessidade de substituições regulares de filtros, midancas de óleo e ajustes de válvulas ou substituições de pistões.



A Stark VARG EX apresenta um guiador ajustável e suspensão KYB de alta qualidade, com forquilhas com 48 mm de diâmetro e amortecedor traseiro totalmente ajustável, promovendo uma condução confortável e segura. As suspensões KYB com uma afinação ligeiramente mais confortável que a sua irmã de cross, oferecem um maior controlo e polivalência em diversos tipos de terreno, promovendo a aderência nas zonas mais técnicas, mas sem se tornar demasiado mole a alta velocidade.

O sistema de travagem é da Brembo e conta com discos de 260 mm na frente e 220 mm atrás. O travão traseiro é accionado por uma manete no punho esquerdo, mas em opção a marca disponibiliza um pedal instalado convencionalmente. As jantes, de elevada qualidade, garantem uma resistència elevada para uma condução despreocupada em qualquer terreno. As proteções de punhos foram desenhadas para serem extremamente resistentes e leves, e estão fixadas directamente nas manetes.

Outro ponto de interesse é a iluminação dianteira, com uma potência de 4000 Lux, que permite descrutinar o melhor caminho, mesmo nas noites mais escuras, e os piscas estão camuflados e perfeitamente integrados na pequena mica frontal.

A Stark VARG EX está disponível em duas versões. A Standard Edition, que tem um preço base de 12.900 dólares, enquanto a Premium Edition, que inclui funcionalidades e acabamentos exclusivos, está disponível por 13.900 dólares. Ambas as versões já podem ser encomendadas, na Caismotor, o único concessionário da marca em Portugal, com entregas previstas para março de 2025. Para mais informações consulte o site oficial da marca.

Veja abaixo as imagens dos pormenores e o vídeo de apresentação.


andardemoto.pt @ 12-12-2024 12:49:57


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews