Polaris vende participação maioritária na Indian Motorcycle à Carolwood
A histórica marca americana de motos Indian Motorcycle ganha independência com a venda à empresa Carolwood LP, num negócio que permite à Polaris focar-se no seu crescimento principal.
andardemoto.pt @ 16-10-2025 09:00:00
A Polaris Inc., empresa americana sediada no Minnesota, anunciou uma mudança estrutural significativa no mercado do motociclismo, ao alienar a Indian Motorcycle para a transformar numa empresa independente. A Polaris está a vender uma participação maioritária da marca centenária à Carolwood LP, uma firma de private equity de Los Angeles conhecida por investir em empresas estabelecidas e com forte herança histórica.
A transação, que deverá ser concluída no início de 2026, representa um encaixe anual de cerca de 50 milhões de dólares em EBITDA ajustado para a Polaris. Embora a Indian Motorcycle tenha representado aproximadamente 7% da receita total da Polaris no ano passado (cerca de 478 milhões de dólares), a empresa manterá uma participação minoritária no novo negócio.
O CEO da Polaris, Mike Speetzen, afirmou que a separação vem beneficiar ambas as partes, permitindo-lhes "avançar mais rapidamente, oferecer inovação e aproveitar os respetivos pontos fortes". Para a Polaris, a medida "aguça o foco" nas áreas com maior potencial de crescimento, como os veículos off-road (ORV).
A Indian Motorcycle, que sob a alçada da Polaris se reergueu para se tornar um concorrente de peso da Harley-Davidson, tem agora os recursos e a rede global necessários para prosperar por conta própria, segundo Speetzen.
A Carolwood LP, que assume agora as rédeas da Indian, descreve a marca à imprensa internacional como "icónica, construída sobre a herança americana, a arte e uma comunidade de motociclistas".
A empresa já nomeou Mike Kennedy para liderar a nova entidade. Kennedy traz mais de 30 anos de experiência na indústria, tendo anteriormente estado à frente da RumbleOn e Vance & Hines, além de ter trabalhado mais de duas décadas na Harley-Davidson.
Após a conclusão da venda, cerca de 900 funcionários farão a transição para a nova empresa. A Indian Motorcycle vai manter as suas equipas de engenharia, design e produção, incluindo as instalações de Spirit Lake (Iowa) e Monticello (Minnesota), bem como o seu centro de tecnologia e design em Burgdorf, Suíça.
Para os clientes e concessionários, o negócio deverá manter-se "como de costume", com vendas, serviço e peças a continuarem sem interrupções através da sua rede global.
Apesar da notícia, a Polaris reportou um forte desempenho no terceiro trimestre de 2025, esperando que as vendas fiquem no topo da sua previsão, impulsionadas pelo crescimento de dois dígitos nas vendas a retalho de veículos off-road.
andardemoto.pt @ 16-10-2025 09:00:00
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews