MotoGP – Regresso a Portugal está oficialmente confirmado e com público nas bancadas!

A Dorna e o Autódromo Internacional do Algarve confirmam oficialmente o que se esperava há muito: o regresso do MotoGP a Portugal! Será entre 20 e 22 de novembro que o Mundial de Velocidade visita o nosso país. Bancadas do AIA estarão abertas ao público!

andardemoto.pt @ 10-8-2020 15:45:20

Depois da mais recente atualização ao calendário de 2020 do Mundial de Velocidade, em que vimos os Grandes Prémios fora da Europa serem “riscados” da lista, ficámos também a saber que a Dorna e a Federação Internacional de Motociclismo pretendiam anunciar uma nova prova, que serviria para encerrar a temporada.

A data para a realização dessa prova já era conhecida: 20 a 22 de novembro.

Obviamente que de imediato começaram a circular informações sobre qual seria o circuito anfitrião dessa última ronda do ano. O Autódromo Internacional do Algarve, que este fim-de-semana recebeu com público na bancada principal o Mundial Superbike, estava no topo das prioridades da Dorna e da FIM.

Mas faltava a confirmação oficial...

Agora, dia 10 de agosto, a Dorna e a FIM, em conjunto com os responsáveis pelo Autódromo Internacional do Algarve e a Federação de Motociclismo de Portugal, acabam de confirmar oficialmente o regresso de MotoGP a Portugal.


Uma decisão há muito aguardada pelos fãs lusos, que desde 2012, então no circuito do Estoril, não podem ver os melhores pilotos de motociclismo do mundo a competir em território nacional e no Mundial de Velocidade.

O circuito algarvio aparece na lista de circuito de “reserva” de MotoGP desde 2017. Nos últimos anos temos assistido a um enorme esforço pelas entidades competentes, e principalmente dos responsáveis do AIA, uma equipa da qual Paulo Pinheiro é a face mais visível, em garantir o regresso de MotoGP. Um regresso que estava previsto para 2021, mas que agora é antecipado e assim o Grande Prémio de Portugal torna-se na 15ª prova do calendário.

Conhecido como uma autêntica “Montanha Russa”, o traçado luso promete muitas emoções, e a verdade é que embora muitos pilotos do Mundial de Velocidade já ali tenham rodado, não deixa de ser verdade que ninguém rodou com uma MotoGP.

Está claro que corridas de MotoGP sem público não têm o mesmo interesse. E é por isso com bastante satisfação que podemos adiantar que o GP de Portugal de MotoGP terá bancadas abertas para os fãs assistirem ao vivo às melhores corridas do mundo!

Miguel Oliveira terá assim oportunidade de brilhar em casa, em frente aos seus fãs, no que será um final de temporada verdadeiramente fantástico.


Jorge Viegas, presidente da FIM

“Estou muito orgulhoso que o MotoGP esteja de regresso ao meu país oito anos depois do último GP, que aconteceu no circuito do Estoril em maio de 2012. Gostaria de agradecer à Dorna, ao Autódromo Internacional do Algarve e à Federação de Motociclismo de Portugal por terem conseguido encontrar as condições necessárias para a realização deste fim de Mundial de Velocidade 2020 em Portugal”.

Paulo Pinheiro, CEO do Autódromo Internacional do Algarve

“É um grande feito para a nossa equipa conseguirmos finalmente ter MotoGP no nosso circuito! O MotoGP é o expoente máximo do desporto em duas rodas, e estamos muito satisfeitos por o termos aqui. Foi um longo processo com a Dorna, tínhamos um acordo desde 2017, e finalmente o trabalho árduo deu resultados. Em cima disto temos o Miguel Oliveira na grelha de MotoGP, e poder lutar pelo pódio vai ser algo especial para esta corrida, e esperamos que o campeonato se decida aqui”, começa por dizer Paulo Pinheiro, antes de se referir aos fãs.

“Estamos a trabalhar para ter os fãs nas bancadas, e vamos começar por ter uma capacidade para 30.000 fãs e depois vamos decidir com a Dorna e as autoridades sanitárias a melhor forma de fazer. Não conseguimos expressar como estamos felizes por ter esta corrida!”.


Os bilhetes estarão à venda a partir de dia 10 de agosto e podem ser adquiridos diretamente no website do Autódromo Internacional do Algarve. De acordo com o previsto, os bilhetes estarão à venda a partir das 17h.

Paulo Pinheiro adianta que quem comprar bilhetes irá receber o respetivo bilhete em casa, juntamente com um guia prático de informações úteis como horários de abertura das bancadas, horários dos autocarros que irão transportar o público até ao circuito, e outras informações relevantes tendo em conta o contexto de pandemia que vivemos atualmente.

Tal como previsto, e também tendo em vista a realização do Grande Prémio de Fórmula 1, o CEO do AIA confirma que o tapete de asfalto do circuito algarvio será alvo de uma intervenção importante no próximo mês de setembro.

O objetivo será alisar as inúmeras irregularidades detetadas no circuito.No entanto Paulo Pinheiro garante que o novo asfalto será mais resistente ao desgaste e às elevadas temperaturas. Irá oferecer um novo nível de aderência “muito bom” desde início, pelo que os tempos por volta irão ser surpreendentes! Para os pilotos, será extremamente relevante o nível de aderência, pois o desgaste dos pneus, um tema tão importante em MotoGP atualmente, será consideravelmente elevado.

andardemoto.pt @ 10-8-2020 15:45:20


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP