MotoGP – Fausto Gresini faleceu depois de várias semanas de luta

O antigo piloto campeão mundial e também proprietário da Gresini Racing infelizmente não resistiu às complicações associadas à infeção por coronavírus. Fausto Gresini faleceu aos 60 anos depois de várias semanas a lutar pela vida.

andardemoto.pt @ 23-2-2021 11:39:12

Internado desde o passado dia 27 de dezembro quando o seu estado de saúde começou a piorar depois de contraír o coronavírus, Fausto Gresini faleceu hoje, aos 60 anos, depois de na última semana o seu estado de saúde ter piorado novamente. O antigo piloto, duas vezes campeão mundial de 125 cc e desde 1997 diretor da equipa Gresini Racing, era uma das personalidades mais carismáticas dentro do paddock do Mundial de Velocidade, e deixa um vazio enorme.

Desde que foi internado no hospital de Imola e depois no Hospital Maggiore Carlo Alberto Pizzardi em Bolonha, Fausto Gresini passou por diversas fases de recuperação ao longo das últimas semanas, com a equipa médica que acompanhou o proprietário da Gresini Racing a tentar diversas terapêuticas para ajudar Fausto a lutar contra os vários problemas de saúde associados à infeção por Covid-19.



Infelizmente, e depois de quase dois meses a lutar contra a doença, Fausto Gresini não resistiu mais e faleceu hoje, 23 de fevereiro. A notícia foi confirmada pela própria equipa Gresini Racing que assim perde o seu grande “motor” e mentor.

Fausto Gresini começou a competir no Mundial de Velocidade em 1983 e demorou apenas uma temporada até conseguir a sua primeira vitória. Em 1985 o lendário italiano conquistou aquele que seria o seu primeiro título mundial de 125 cc, feito que repetiu em 1987 quando venceu por dez vezes nessa temporada e recuperou o seu ceptro de campeão.

Continuou a competir até 1994 e tornou-se num dos pilotos de maior sucesso dentro da categoria 125 cc. Fausto decidiu depois iniciar o seu caminho como proprietário de uma equipa, e formou então a estrutura atualmente conhecida como Gresini Racing.

Pelas suas mãos e com a sua ajuda vários pilotos celebraram vitórias importantes e títulos mundiais: Daijiro Kato em 2001 nas 250 cc, Toni Elias em 2010 na categoria Moto2, ou ainda Jorge Martin, atualmente a estrear-se em MotoGP, com o espanhol a tornar-se campeão de Moto3 em 2018. Para a história ficará também a conquista da primeira Taça do Mundo FIM MotoE, de motos elétricas, quando Matteo Ferrari conquistou esse título em 2019 para a Gresini Racing.



Mais do que um grande diretor de equipa, Fausto Gresini é recordado por todos no paddock e também pelos fãs, como uma das personagens mais carismáticas do Mundial de Velocidade, e um homem capaz de detetar e ajudar os mais talentosos pilotos a chegarem ao topo.

À família de Fausto Gresini o Andar de Moto deixa aqui as suas condolências neste momento difícil, na certeza que as diversas equipas que fazem parte da estrutura Gresini Racing vão continuar a honrar a atitude de lutador que Fausto Gresini sempre demonstrou.

andardemoto.pt @ 23-2-2021 11:39:12


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP