GALFER celebra 70 anos de história

Tecnologia, Inovação e Paixão é a filosofia da empresa espanhola Galfer, líder na produção e fabrico de sistemas de travagem de alto desempenho para motos e bicicletas.

andardemoto.pt @ 8-2-2022 15:21:07

Pela sua experiência, liderança e compromisso com a inovação, a Galfer é uma referência no setor, contribuindo para tornar a experiência de condução dos veículos de duas rodas cada vez mais segura, além de disponibilizar soluções de alto desempenho para campeões mundiais e pilotos amadores.

A marca espanhola cresceu ao longo do tempo, não só pela sua visão de futuro e inovação tecnológica no seu setor, mas também pelos sólidos valores éticos e profissionais que lhe permitiram, ao longo de setenta anos, tornar-se a marca global que é hoje.

Como tudo começou?

Em novembro de 1952 Maffio Milesi (pai de Umberto Milesi, o atual diretor geral) decidiu abrir um armazém industrial em Barcelona, dedicado à fabricação das tubos de travão flexíveis que havia inventado anos antes para fornecer ao seu principal cliente, o grupo FIAT que construiu a fábrica SEAT em Espanha.

Foi então que nasceu a Galfer, empresa que começou por fabricar as pastilhas para os travões de disco do SEAT 124, nos anos 50. 

Para as motos e bicicletas, a atividade centrou-se na produção de pinças de travão e discos de embraigem OEM para a Mototrans, uma subsidiária da Ducati, e para a Motovespa, empresa que então fabricava as Vespa em Espanha, entre outras.

Década de 1960

Durante os primeiros anos de funcionamento a marca continuou a fornecer produtos automotivos e também começou a fabricar pastilhas de travão de alto desempenho (Cobalt, HP6) e as primeiras pastilhas de travão de disco disco para o Seat 124.

Década de 1970

A Galfer torna-se pioneira na eliminação do amianto de seus produtos, substituindo-o por compósitos de fibras de aramida. A segunda geração da família Milesi assume as rédeas da empresa, com maior foco nos setores de motos e bicicletas.


Década de 1980

A empresa fabrica as primeiras pastilhas para de travão de disco de motos para a marca Mototrans-Ducati. Criou um catálogo de pastilhas de travão para motos, que incluia 45 produtos e 2 compostos diferentes (prata e ouro).

A Galfer foi a primeira empresa a distinguir os compostos das pastilhas pela cor dos seus suportes, prática desde então e até aos dias de hoje adotada pela maioria das outras marcas de travões.

A Galfer participou em eventos e envolveu-se em competições como as 24h de Montjuïc, os os Campeonatos de Promoção e os Campeonatos Espanhóis.

Nos anos 80 a Galfer iniciou a colaboração com a JJCobas, decisão que foi fundamental para ambas as partes, com o desenvolvimento do primeiro sistema completo de travagem a disco e pastilhas para uma moto de trial criada especificamente para o piloto Toni Gorgot. 

O período de intensa colaboração culminou no primeiro título do Campeonato do Mundo para Galfer, conquistado por Alex Crivillé em 1989 na categoria de 125cc. 

Década de 1990

Em 1992 a GalferUSA é fundada nos EUA para fornecer produtos de trvagem para o continente americano. Começou o fabrico de discos de travão em aço inoxidável. 

Em 1998 a Galfer colabora no desenvolvimento dos primeiros discos e pastilhas de travão para mountain bikes, com a Magura Gustav M. O sistema de gestão de qualidade ISO 9001 fica estabelecido para a fabrico de todos os produtos de travagem.

Em 1999 Emilio Alzamora conquista o título do Campeonato do Mundo de MotoGP na categoria de 125cc com a Galfer.

Década de 2000

A Galfer desenvolve o Disc Wave para o mercado de componentes de moto, que é patenteado na Europa e América e aprovado pela TÜV alemã (KBA).

Os discos de conceito revolucionário no mercado, melhoram a estética dos tradicionais discos redondos, mas ao mesmo tempo reduzindo consideravelmente seu o peso. 

Iniciou também a produção de pastilhas de travão em metal sinterizado, que foram imediatamente aprovadas pela TÜV (KBA). A Galfer conquistou novos clientes para suas pastilhas de travão para bicicletas. Em 2009 a Galfer inaugurou uma nova fábrica e os seus escritórios atuais em Granollers (Barcelona, ​​Espanha).

A Galfer passou a fornecer travões de disco OEM para as motos KTM, relação que ainda hoje se mantém. Os pilotos da Galfer conquistaram vários títulos dos Campeonatos do Mundo, incluindo Jorge Lorenzo nas 250cc e Oriol Mena no Enduro Junior. 

Década de 2010

Marc Márquez venceu os seus dois primeiros títulos do Campeonato do Mundo de Velocidade com a Galfer nas 125cc e em Moto2.

Os pilotos da Galfer conquistam mais 50 títulos mundiais durante esta década, incluindo Toni Bou, Alex Márquez, Joan Mir, Lorenzo Dalla Porta, Steve Holcombe, Jorge Martin e Laia Sanz entre outros. Em 2012 é criada a marca Galfer Bike para suprir o mercado de componentes com discos e pastilhas de travão para bicicletas.

A Galfer expandiu as suas instalações, aumentou sua capacidade de produção e iniciou o desenvolvimento de diversos novos compostos de materiais de fricçao. Lança novos compostos de competição, sinterizados, como o G1396R para motos off-road e o G1375R para motos de estrada, além de diversos kits de travagem sobredimensionados, compatíveis com a maioria dos modelos off-road do mercado, capazes de aumentarem significativamente a potência de travagem. 

A empresa implementa o sistema de gestão da qualidade ISO/TS 16949, com controles e processos de fabrico mais exaustivos para garantir a máxima qualidade e fiabilidade. Marcas como Beta, Sherco, TM Racing, Montesa e Orbea, entre outras, escolhem a Galfer para equiparem as suas motos originais com os famosos Disc Wave. 

O grupo KTM reconheceu a Galfer como um fornecedor de qualidade superior através de um prêmio e desenvolveu uma nova bancada de teste de última geração para testar os componentes da travagem.



2020-2021

A Galfer apresentou o Disc CUBIQ, uma evolução do Disc Wave, que reduz o peso dos travões de disco e melhora seu desempenho. As pastilhas recebem a certificação ECE-R90, a primeira do setor para veículos de duas rodas.

 A Galfer desenvolveu pastilhas de travão específicas para bicicletas elétricas e começa a atualizar suas embalagens com um formato mais ecológico e sustentável. Os pilotos da Galfer conquistam 24 títulos mundiais de motociclismo e 7 títulos de ciclismo em diferentes disciplinas e a empresa torna-se líder mundial em competição. 

Apesar da pandemia COVID-19, a Galfer cresceu exponencialmente, aumentando consideravelmente o seu volume de negócios e a sua capacidade produtiva.

Atualmente, as Industrias Galfer estão sediadas em Granollers (Barcelona), em instalações exemplares numa nova fábrica de 6.000 m2 junto ao Circuito de Barcelona-Catalunha, onde fabrica produtos de travagem (discos, pastilhas e tubagens) e emprega uma força de trabalho de cerca de 150 pessoas.Exporta para mais de 50 países em todo o mundo, tornando-se líder mundial. 

Durante seus 70 anos de história, a inovação foi sempre a força motriz da Galfer. Este espírito de melhoria constante posicionou a empresa como um dos principais fornecedores de sistemas de travagem para um mercado global cada vez mais exigente...

Desde 1952 até ao presente, a Galfer conquistou nada menos que 95 títulos mundiais no motociclismo e ciclismo com seus componentes de travagem avançados,graças aos seus produtos altamente tecnológicos.

EVENTOS DO 70º ANIVERSÁRIO

O 70º aniversário da fundação da Galfer é um marco importante para a empresa e ocorre num momento de crescimento especial e reconhecimento mundial da marca. Portanto, merece ser comemorado da mesma forma que se comemoram as vitórias em campeonatos no mundo.

“RIDING TO THE FUTURE” é o slogan da marca para 2022, por ocasião do seu 70º aniversário. Irá decorrer uma série de eventos de celebração e reconhecimento da marca, com o envolvimento direto de vários pilotos de diferentes disciplinas que fizeram parte da história da Galfer.

Em Fevereiro será lançada uma produção de vídeo dividida em doze episódios na qual, todos os meses, um piloto Galfer partilhará a sua experiência pessoal com a marca, contando anedotas e histórias e explicando como os componentes de travões da Galfer contribuíram para os seus sucessos ao longo do anos.

Além disso, em 2022, o tradicional logotipo da Galfer será substituído por um logotipo comemorativo que será usado tanto para a comunicação e promoção oficial da marca quanto em competições, levado para as pistas adornando algumas das motos ou estampado nas roupas de alguns dos pilotos Galfer.

Ao longo do ano haverá oportunidades, como em anos anteriores, para que os mídia internacionais tenham um contato mais próximo com o mundo da Galfer e celebrem juntos este importante aniversário.

Especificamente, as portas das instalações da Granollers estarão abertas para os Press Days com a apresentação à imprensa da gama Racing para motos de estrada na primeira semana de junho de 2022.

Alguns dos melhores pilotos e embaixadores da Galfer estarão presentes em ambos os eventos.
O ano de comemorações culminará com a participação histórica da Galfer na edição de 2022 Eicma, em Milão. Haverá um programa completo de compromissos e eventos, com a presença dos mais importantes pilotos Galfer no stand.

Além disso, uma grande festa final será realizada em Milão, onde toda a família Galfer terá a oportunidade de comemorar este aniversário pessoalmente com profissionais do setor, incluindo pilotos, gerentes de equipe, fabricantes de motos, mídia e clientes que contribuíram ao longo dos anos para fazer da Galfer a marca de prestígio que é hoje.

Para mais informações contacte a Multimoto, o importador oficial da Galfer para Portugal.


andardemoto.pt @ 8-2-2022 15:21:07


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que