A paixão de Ettore Gambioli pela Moto Guzzi em forma de arte
Ettore Gambioli expõe em pintura e escultura as peças de arte mecanizadas desenvolvidas pela Moto Guzzi.
andardemoto.pt @ 30-9-2023 07:12:00
A paixão de Ettore Gambioli pela Moto Guzzi tem raízes na influência do seu pai, Paolo, que também era um artista, escultor e pintor. Quando Ettore tinha apenas sete anos, em 1982, a sua família adquiriu uma Moto Guzzi California II, e esse foi o início de sua ligação com a marca, e de uma relação que manteve ao longo de toda a sua vida, acabando por, mais tarde, adquirir uma V11 Sport na cor verde Legnano que o acompanhou ao longo das suas atividades artísticas.
Anunciada durante o Moto Guzzi House Open House 2023, a exposição que arrancou a 7 de setembro no Museu Piaggio, conta com mais de sessenta aguarelas e desenhos a tinta da China, todos produzidaos por Ettore Gambioli. Além disso, estão ainda em exibição dez esculturas, que ele dedicou à Moto Guzzi, referentes à história da marca.
A arte de Ettore Gambioli foi apresentada em conjunto com outras “obras de arte” da Moto Guzzi, como as já mencionadas pelo Andar de Moto, Moto Guzzi V7 Stone 75º Oro Olimpico e a Moto Guzzi V7 Stone Corsa.
Entre tantas peças artísticas destaca-se a lendária 500 GP de 8 cilindros, uma moto de corrida que desempenhou um papel fundamental na marca e obteve diversos sucessos no mundo desportivo nos anos 50. Também a V7 Sport esteve presente, moto que simbolizou a revolução motociclística do início dos anos 70, por se realçar como o modelo de topo das touring-sports da época e, por último, mas não menos importante, a mais recente e deslumbrante criação da marca, a já testada pelo Andar de Moto V100 Mandello.
O autor das obras em exposição no Museu Piaggio até ao dia 12 de novembro, Ettore Gambioli, é conhecido no mundo das duas rodas por criar monumentos em homenagem aos fundadores da Moto Guzzi, incluindo Carlo Guzzi em Mandello del Lario (2011) e Giorgio Parodi em Génova (2021), solidificando a sua reputação como símbolo do "povo Guzzista". A sua obra mais recente foi um impressionante mosaico dedicado a Valentino Rossi em Tavullia, inaugurada em julho de 2023 e que representa os sucessos do reformado piloto e multi campeão de MotoGP em homenagem ao local onde ele cresceu.
A paixão de Ettore pela Moto Guzzi revelou-se uma inspiração natural que o próprio sentiu necessidade de explorar, tendo em 2002 surgido o primeiro desenho referente à fabricante de Mandello, numa colaboração com a revista Bicilíndrica, onde o artista partilha ainda hoje os seus trabalhos.
andardemoto.pt @ 30-9-2023 07:12:00
Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que