Contacto CF Moto 700CL-X Sport, 700CL Heritage e 800MT

Um dos mais conceituados fabricantes asiáticos apresentou novos e interessantes modelos em Portugal

andardemoto.pt @ 28-12-2021 01:46:46 - Texto: Rogério Carmo

A PureTech, empresa importadora dos veículos CFMOTO para Portugal, organizou recentemente uma apresentação aos media dos novos modelos da sua gama para 2022,  que começam agora a chegar ao nosso país.

O destaque desta ação foram as neo clássicas 700 CL-X, disponíveis em duas versões, Sport e Heritage, motorizadas com a unidade bicilíndrica que tem por base a tecnologia da Kawasaki, e a nova aventureira, a 800MT, equipada com um motor com tecnologia KTM.

O Andar de Moto teve oportunidade de um breve contacto com estes modelos, que foi suficiente para deixar uma boa impressão tanto em termos de design como em termos de qualidade de construção e acabamento destes modelos.

Um pequeno percurso aos seus comandos permitiu avaliar a facilidade de condução e o conforto a bordo, bem como o comportamento geral da ciclística, mas qualquer avaliação detalhada terá que ser feita com mais tempo e pormenor. Aqui ficam as primeiras impressões e características.

CFMoto 700CL-X Sport

Estilo, desempenho e qualidade de construção são as palavras que melhor definem este novo modelo desportivo de inspiração Cafe Racer que causou furor na sua apresentação ao público em Milão, já nos idos da EICMA de 2019, e novamente na EICMA de 2021.

Motorizado com a mais recente evolução do motor bicilíndrico paralelo, baseado no das Kawasaki de média cilindrada, esta nova neo-retro de inspiração desportiva prima por um comportamento dinâmico prometedor, com uma sonoridade excelente e um elevado prazer de condução proporcionados por equipamento de nível superior.

A suspensão conta com uma forquilha invertida KYB com 41mm de diâmetro, completamente regulável, e um amortecedor da mesma marca, com bielas, regulável em pré-carga e compressão.

Um curso de 150mm em ambos os eixos garante um excelente nível de conforto sem comprometer o desempenho em curva.

Ao nível da travagem a 700CL-X Sport está equipada com dois discos de travão de 300 mm de diâmetro na roda dianteira, mordidos por pinças monobloco Brembo Stilema de quatro pistões, que proporcionam uma travagem potente e bastante doseável.

Dotada de acelerador eletrónico, disponibiliza dois modos de condução (Sport e Eco) e cruise control. Uma embraiagem deslizante ajuda a digerir o binário negativo sob forte desaceleração, aumentando substancialmente a confiança na condução.

A posição de condução desportiva, graças ao guiador de avanços e aos poisa-pés bastante recuados e elevados, não se revela demasiado radical.

Dados técnicos 700CL-X Sport:

Motor: Tipo bicilíndrico paralelo a 4 tempos, refrigerado por líquido, com 4 válvulas por cilindro e dupla árvore de cames à cabeça.

Cilindrada: 693 cc

Potência: 74 cv / 8.500 rpm

Binário: 68 Nm / 7000 rpm

Pneu Frente: 120/70 ZR17, MAXXIS MA-ST2

Pneu Traseiro: 180/55 ZR17, MAXXIS MA-ST2

Capacidade de combustível: 13 Litros

Altura do assento: 795 mm

Peso em ordem de marcha: 205 kg

Preço: a definir


CFMoto 700CL-X Heritage

Pronta para explorar velhos caminhos e permitir um maior contacto com a natureza, este novo modelo de inspiração scrambler, de linhas bem conseguidas, destaca-se pela posição de condução elevada proporcionada pelo amplo guiador.

Pensada para uma utilização sobretudo urbana e cheia de estilo, apresenta um assento corrido, em cor castanha, que conjuga bem com o dourado da forquilha e a cor bronze das jantes.

O painel de instrumentos redondo, em LCD, é pequeno no tamanho mas grande na quantidade de informações que exibe.

Também de série, e tal como a versão Sport, oferece conexão por Bluetooth, permitindo ouvir música ou atender chamadas de um smartphone emparelhado, além de permitir consultar facilmente diversos dados da moto ou da viagem, através de uma app específica. 

Partilha com a 700CL-X Sport o bem desenhado farol redondo, em LED, embutido numa base em “X”, além do motor bicilíndrico de pistões forjados, da caixa de seis velocidades, do quadro tubular e da suspensão, mas na travagem apresenta uma solução com pinças de instalação radial da J.Juan, cujo desempenho pareceu bastante interessante durante o pequeno percurso que pude efectuar aos seus comandos.

A 700 CL-X Heritage também oferece cruise-control de série, bem como uma prática e acessível tomada USB.

Ao nível dos pneus, calçados em jantes anodizadas em tom de bronze, a 700CL-X Heritage está equipada com borrachas de perfil misto, aptas para desfrutar de pisos menos consistentes.

Dados técnicos 700CL-X Heritage:

Motor: Tipo: Bicilíndrico paralelo a 4 tempos, refrigerado por líquido, com 4 válvulas por cilindro e dupla árvore de cames à cabeça.

Cilindrada: 693 cc

Potência: 74 cv / 8.500 rpm

Binário: 68 Nm / 7000 rpm

Pneu Frente: 110/80-18" Pirelli MT60

Pneu Traseiro: 180/55-17” Pirelli MT60

Capacidade de combustível: 13 Litros

Altura do assento: 800 mm

Peso em ordem de marcha: 196 kg

Preço: 7.490 €

CFMoto 800MT

Uma aventureira que promete e que, desde que foi anunciada, tem causado imenso interesse! Infelizmente, por razões burocráticas relativas à sua homologação, não foi possível sair do Kartódromo de Baltar com esta nova coqueluche asiática.

O pequeno e retorcido traçado do circuito de Baltar revelou-se manifestamente pequeno para permitir uma grande experiência de condução a uma moto deste tipo.

No entanto, as suas sequências de curvas e ganchos apertados foram mais do que suficientes para perceber que a CFMoto 800 MT tem potencial para ser uma excelente companheira de viagem. 



Ao instalar o bloco LC8 da KTM, proveniente dos modelos 790 da marca austríaca, do qual a marca chinesa detém os direitos e produz para todo o mundo, esta moto debita 95 cv às 6.500 rpm, com um binário máximo de 77 Nm registado às 6.800 rpm.

Relativamente à ciclística, o destaque vai para a suspensão, entregue a unidades KYB (Kayaba), com forquilha invertida de afinação integral a permitir um curso de 160mm e um amortecedor traseiro igualmente regulável, com um curso de 150mm.

Os travões contam com pinças de instalação radial da marca J.Juan, fabricante espanhol que foi recentemente adquirido pelo grupo Brembo, destacando-se na frente o duplo disco de 320mm com pinças de 4 pistões.

Pormenores como embraiagem assistida e deslizante, ou ainda o amortecedor de direção, contribuem para uma condução refinada que permite explorar os limites com extrema confiança.

Ao aquecimento de assento e punhos, sistema keyless (sem chave), luzes automáticas com DRL, faróis de nevoeiro, alarme antirroubo, sistema de navegação integrado e painel TFT de 7 polegadas, junta-se ainda uma eletrónica muito completa de série, na qual se destaca o acelerador eletrónico ride-by-wire ligado aos diversos modos de condução, quickshifter, cruise-control, sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) proteção de cárter e cavalete central.

Disponibilizada em duas versões, com rodas em liga leve ou de aros com raios cruzados, cobertas por pneus de estrada ou perfil misto, mas com o mesmo diâmetro (19 polegadas na frente e 17 polegadas atrás), a CFMoto 800MT tem o assento a 825 mm de altura do solo e um depósito de combustível com 19 litros de capacidade, sublinhando a vocação turística com um elevado grau de conforto.

Mas esta moto, desenhada pelo gabinete de Gerald Kiska, que tem fortes ligações ao grupo KTM, vai surpreender sobretudo pelas suas linhas agressivas e diferenciadas, já para não falar no preço.

Dados técnicos 800MT:

Motor: Tipo bicilíndrico paralelo, 4 tempos, DOHC, 8 válvulas, refrigeração por líquido

Cilindrada: 799 cc

Potência: 95 cv / 9.000 rpm

Binário: 77 Nm / 7.500 rpm

Pneu Frente: 110/80-19", Maxxis Tubless

Pneu Traseiro: 150/70-17", Maxxis Tubless

Capacidade de combustível: 19 L

Altura do assento: 850 mm

Peso em ordem de marcha: 231 kg

Preço: 9.990 €

andardemoto.pt @ 28-12-2021 01:46:46 - Texto: Rogério Carmo


Clique aqui para ver mais sobre: Test drives