BMW CE 02 - O som do silêncio
Qual é coisa qual é ela, que nem é moto, nem scooter? Se responderam BMW CE 02, acertaram. A marca alemã orgulha-se de apresentar um conceito que não se identifica como moto ou scooter, mas sim como “eParkourer”, e nós, curiosos, deslocamo-nos até Cascais para lhe pôr as mãos em cima.
andardemoto.pt @ 20-3-2024 12:50:00 - André Sanches
À medida que os tempos avançam, e naturalmente mudam, os motores a combustão vão sendo postos de lado e surgem, aos olhos do mundo, novos conceitos mais ecológicos. Neste caso (e muitos outros), a BMW Motorrad quis ir mais longe e além de aparecer com uma proposta jovem, contemporânea e fora da caixa, criou o novo “género” eParkourer, que pisca o olho à nova geração de motociclistas, acompanhando mais uma vez os tempos que correm.
Com esta brilhante ideia não fará sentido realizar comparações com o outro modelo elétrico da fabricante bávara, a scooter BMW CE-04, pela diferença de segmentos nos quais ambas se inserem. A fabricante faz questão de reforçar que o segmento da CE 02 é o “eParkourer” e esta é a única moto que nele existe. Contudo, naquilo que nos compete, iremos transmitir as muito favoráveis sensações proporcionadas pela BMW CE 02.
Numa primeira abordagem, a BMW CE 02 parece retirada de um universo paralelo tecnologicamente mais desenvolvido que o nosso, conquistando-nos com a sua simplicidade e conjunto de equipamento muito atual e minimalista, pensado para uma mobilidade descomplicada, nas grandes urbes.
Focada no público mais jovem, a BMW CE 02 equipa uma unidade motriz elétrica, colocada numa posição mais baixa a fim de favorecer a centralização de massas, capaz de produzir 15cv (11Kw) de potência e 55Nm de binário, oferecidos instantaneamente ao rodar do punho direito, seja qual for o modo selecionado.
O modo SURF oferece uma condução descontraída, ao estilo roda livre, sem qualquer regeneração, o modo FLOW permite fluir facilmente a par com o trânsito, e o Pacote de extras Highline inclui um terceiro modo, o FLASH, que assegura arranques vigorosos e a máxima regeneração de energia.
Para os motociclistas ainda mais jovens existe também uma versão limitada a 4Kw (para carta de condução AM), que só possui uma bateria e consequentemente menos autonomia. No entanto permite incorporar uma bateria extra, vendida em separado por preço de 1000€.
Gostando-se ou não da revolução elétrica que se avizinha, a CE 02 faz questionar realmente esta mudança. Para os aficionados por tudo o que monta um motor térmico, acredito que a pequena elétrica da BMW Motorrad seja mesmo capaz de lhes fazer mudar de opiniões. Até porque vem acompanhada de uma garantia de 5 anos.
Em termos dinâmicos, a compacta BMW CE 02 promove uma agilidade fora do comum, derivada do seu baixo centro de gravidade complementado pela muito acessível altura do assento ao solo (750mm), que proporciona uma ergonomia pensada nos trajetos curtos, de costas direitas, braços ligeiramente elevados e com as pernas a serem acomodadas numa posição mais desportiva ou mais descontraída, sendo esta segunda obrigatória quando transportamos pendura. Para o assento existe ainda a possibilidade de optar por uma versão mais confortável, com maior espessura no enchimento, dado que a versão base é um pouco rija, embora as suspensões se encarreguem de tentar esconder esse pormenor.
Na versão testada, a forquilha, que apenas difere da standard pelo seu tratamento anodizado em dourado, revelou um comportamento eficaz juntamente com o monoamortecedor traseiro, ambos bastante honestos nas funções que lhes competem ou até mais. Sobrevalece o conforto, sendo este complementado por uma boa estabilidade numa condução mais agressiva, auxiliada pela digna travagem, com bom tato e efetivamente fácil de dosear. É relevante mencionar que a tecnologia ABS só está presente na roda dianteira, pelo que podemos parar no destino com o estilo de uma pequena derrapagem, ao pressionar com convicção a manete esquerda.
As duas baterias da BWM CE 02 são de fácil acesso e removíveis, mas unicamente recarregadas a bordo, sendo que para as carregar dos 20% aos 80% demora-se cerca de 2:30h, enquanto na versão de 4Kw, equipada apenas com uma bateria, o tempo de carga fica-se aproximadamente por 1:30h. Com o carregador rápido incluído na versão Highline, que igualmente apenas necessita de uma normal tomada de 220V, a carga das duas baterias demora apenas 1 hora e 40 minutos.
Com uma carga de 100%, as duas baterias oferecem uma autonomia de 90 quilómetros, mais coisa menos coisa, sem ser em modo caracol. Se formos alternando entre os modos Flow, Surf e o opcional Flash, o travão de motor muda a sua intensidade regenerando mais, ou menos, energia, ou até mesmo nenhuma no modo dedicado.
Um design atraente para os jovens, com uma pintura simples, deixando espaços para se colocarem autocolantes a gosto, integra um farol LED com luz diurna, e um subtil ecrã TFT de 3,5 polegadas com uma fácil leitura e muito interativo através dos comutadores que apresentam acabamentos de qualidade. Podemos, e devemos, conectar por Bluetooth o painel de instrumentos ao telemóvel, este com um suporte próprio na versão Highline, para acedermos às mais diversas informações tecnológicas proporcionadas pela BMW CE 02.
Conseguimos comprovar a sua velocidade máxima de 95 km/h (até mais), alcançada de maneira progressiva mas eletrizante, muito devido ao seu baixo peso de 132 kg, no entanto somos penalizados pela pouca proteção aerodinâmica, desnecessária diga-se em abono da verdade, considerando as velocidades permitidas nos meios urbanos carregados de radares.
A poluição, tanto sonora como atmosférica, dos centros urbanos parece vir a ter fim, com as soluções apresentadas pelas grande marcas de motos, ainda que este processo esteja agora a arrancar a baixo ritmo, factor que penaliza o preço das soluções amigas do ambiente, que no caso de BMW CE 02 é de 7.215€ para a versão de 4Kw e 8.215€ para a versão de 11Kw.
Mas imaginem, uma grande cidade sem a euforia dos motores de combustão a rugir por todas as ruas e ruelas. Se o caminho a percorrer é moroso, o resultado final é calmo, divertido e desinibido, como a pequena eParkourer.
andardemoto.pt @ 20-3-2024 12:50:00 - André Sanches
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