Teste CFMOTO 700MT - Receita Melhorada

O Andar de Moto teve recentemente a oportunidade de testar a nova CFMOTO 700MT, que foi apresentada no novo espaço da marca no concessionário Quaresma Motos Lisboa, e que nos permitiu, durante pouco mais de uma semana, comprovarmos o seu potencial, agora descrito neste teste.

andardemoto.pt @ 12-3-2024 17:07:50 - Texto: André Sanches | Fotos: Luis Duarte

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CFMOTO 700MT | Motociclos | Adventure

Vinda desde a outra ponta do mundo para competir num segmento de elevada procura a nível nacional, a CFMOTO 650MT sobressaiu como um dos modelos mais vendidos da fabricante Asiática, graças à sua qualidade de construção e quantidade de equipamento face ao preço proposto. 

Fiel ao mote, a CFMOTO assenta novamente nas mesmas premissas e apresenta a aprimorada 700MT com intuito de piscar o olho aos motociclistas que procuram uma moto acessível e versátil para as diferentes situações do dia-a-dia.

Desde a nova unidade motriz à melhorada proteção aerodinâmica, a CFMOTO 700MT foca-se nos aspetos importantes, como o conforto a bordo e as prestações dinâmicas, para garantir um elevado prazer de condução.


Durante a semana aos comandos da CFMOTO 700MT realizei trajectos citadinos, auto estrada e estradas secundárias asfaltadas, que no total somaram aproximadamente 500 quilômetros de boas sensações que podiam ter sido bem mais, não fosse a chuva estragar os planos.

Despachado é a palavra que classifica o novo motor. Novidade na CFMOTO 700MT, o bicilíndrico paralelo com 66 cv de potência é muito linear e previsível, gosta dos altos e médios regimes e exalta-se para lá das 6500rpm. Uma unidade motriz cativante, bem complementada pela caixa de velocidades de funcionamento direto e fácil, pensada na condução citadina, com relações curtas que fazem dela um autêntico foguete nos arranques dos semáforos, onde se consegue facilmente perder o contacto entre a roda da frente e o asfalto, porém nada exagerado. 

Numa condução mais empenhada, a explorar os limites da CFMOTO 700MT, ajustamos as manetes às nossas mãos para tirar o melhor proveito do seu manuseamento e desfrutamos da conveniência da embraiagem deslizante, multidisco em banho de óleo, nas reduções mais bruscas e do ABS de dois canais naquelas travagens mais desesperadas.


Costas direitas, pernas confortavelmente dobradas e braços ligeiramente elevados, a bordo da CFMOTO 700MT estamos comodamente “encaixados” entre o depósito e o relevo do assento, do qual alcançamos com facilidade o solo, revelando desta forma também o seu baixo centro de gravidade que a torna extremamente competente nas manobras mais apertadas. 

O seu caráter desembaraçado nas velocidades mais baixas é ainda resultado do baixo peso, que em ordem de marcha regista 220 kg, da curta distância entre eixos, do intervalo que separa o assento do solo (820mm) e da substancial distância livre ao solo de 170 mm.

Contudo a estabilidade nas velocidades mais elevadas é também destaque e inspira confiança para as maiores tiradas, nas quais a sua boa proteção aerodinâmica é proporcionada por um apreciável defletor aerodinâmico ajustável e também pelos novos protetores de punhos.


Somando às características já mencionadas, as suspensões compostas pela forquilha invertida ajustável e o mono amortecedor com regulação em extensão e pré-carga da mola, a CFMOTO 700MT permitem ao motociclista configurar a seu gosto e necessidade os comportamentos que a mesma terá nos diferentes fins que lhe forem exigidos, quer carregada com malas e passageiro ou apenas para uma voltinha “a solo” num destino próximo.

Para as viagens de longa duração ficam a faltar apenas as malas laterais e a top case, pois o depósito, com capacidades para 18 litros de combustível, faz frente aos consumos de aproximadamente 6L/100km, enquanto as suspensões com razoável curso (Frente: 140mm Traseira: 145mm) enfrentam as irregularidades do piso para nos proporcionar mais horas de condução seguidas. Como último aliado está também o assento amplo com boa espessura.

Mais focada no asfalto, as rodas de 17 polegadas com pneus de medidas 120/70 e 160/60 na frente e traseira, respectivamente, garantem que o traçado a realizar seja efetuado com precisão, garantindo ainda um bom feedback e estabilidade, graças também à boa absorção das irregularidades da estrada.


Para fazer jus às suas capacidades dinâmicas, a 700MT instala agora um renovado equipamento de travagem com assinatura da J.Juan, que inclui duplo disco com pinças de 2 pistões na frente e disco único e pinça simples na traseira, potente e doseável, proporcionando um bom tato nos momentos mais necessários, assistidos pelo sistema ABS de dois canais.

Além da iluminação Full LED, que que contribui para uma estética mais contemporânea, a CFMOTO 700MT conta também com um painel de instrumentos com ecrã TFT de 5 polegadas que permite uma visualização completa das informações, navegáveis facilmente através do comutador esquerdo. Possui conectividade Bluetooth através da aplicação da fabricante, que permite desfrutar das capacidades de um smartphone.

As maiores semelhanças face à versão anterior da 700MT encontram-se na aparência, com uma secção frontal a receber atualizações como o novo farol e as “guelras” nas laterais da carenagem frontal, liberta das barras de proteção (agora disponíveis como opcional). No entanto manteve de origem os suportes para as malas laterais.

A pensar nos motociclistas mais jovens, a CFMOTO disponibiliza a 700MT na sua versão limitada a 34kW (47cv) de potência às 6000 rpm. Para todos os motociclistas a turística de média cilindrada está disponível em duas versões de cores, Preto ou Branco. Tendo em conta a variedade e qualidade de acabamentos presentes, o preço a pagar pela CFMOTO 700MT é igualmente atraente e situa-se pouco abaixo dos 7000€.

Neste teste usámos o seguinte equipamento de proteção:

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CFMOTO 700MT | Motociclos | Adventure

andardemoto.pt @ 12-3-2024 17:07:50 - Texto: André Sanches | Fotos: Luis Duarte


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