Dakar 2021 3ª Etapa – Price vence no “loop” e Skyler Howes é novo líder

Wadi Ad-Dawasir foi o palco de um “loop” recheado de dunas nesta 3ª Etapa do Rali Dakar 2021. O australiano Toby Price deu à KTM nova vitória em etapa, com a marca austríaca a ver Skyler Howes a assumir a liderança da geral. Joaquim Rodrigues mantém-se como o melhor dos portugueses mas o “rookie” Rui Gonçalves foi a estrela do dia.

andardemoto.pt @ 5-1-2021 10:11:23

Ainda com os problemas de combustível a assombrarem a competição, especialmente depois do americano Andrew Short ter visto o seu motor ceder depois do depósito de combustível da sua moto ser abastecido com gasolina e água, os pilotos que participam no 43º Rali Dakar na Arábia Saudita estiveram novamente em ação na 3ª Etapa.

Um “loop” em Wadi Ad-Dawasir que incluiu 403 km contra o relógio e muitas dunas para complicar a vida aos pilotos das motos.

Na etapa de hoje foi o australiano Toby Price (Red Bull KTM Factory) que levou a melhor depois de uma dura batalha com Kevin Benavides (Monster Energy Honda). Aproveitando os deslizes dos pilotos que abriram a pista, estes dois mantiveram a liderança da 3ª Etapa dividida entre si. Na passagem pelo quilómetro 292, Price assumiu então o comando das operações e a partir daí foi abrindo vantagem para Benavides.


Na chegada Toby Price precisou de menos 1m16s do que Kevin Benavides para percorrer a mesma distância. O pódio do dia ficou ainda marcado pela presença de Matthias Walkner (Red Bull KTM Factory). Depois de perder mais de duas horas com problemas mecânicos na sua moto, Walkner sabe que já não tem hipótese de lutar pelo pódio neste Dakar, mas ainda assim poderá servir de ajuda para os seus companheiros melhor posicionados.

Com tudo isto, e com os anteriores líderes a terminarem algo atrasados no dia de hoje – Joan Barreda foi apenas 30º a quase 25 minutos e Ricky Brabec foi 25º a mais de 21 minutos do vencedor da etapa –, a liderança da classificação geral das motos está agora nas mãos do americano Skyler Howes (BAS Dakar KTM Racing Team).

Howes detém uma vantagem de 33 segundos sobre Kevin Benavides, enquanto o francês Xavier de Soultrait (HT Rally Raid Husqvarna) está na terceira posição com um atraso de 1m28s para o novo líder.


Quanto aos portugueses, o quarteto luso continua em prova depois deste circuito em Wadi Ad-Dawasir.

Joaquim Rodrigues (Hero Motorsports) permanece com a honra de ser o melhor piloto luso neste Rali Dakar. Nesta etapa perdeu 16m28s para Toby Price, e na geral ocupa agora a 18ª posição com apenas 21 minutos de diferença para Skyler Howes.

Por sua vez o estreante Rui Gonçalves continua a fazer uma prova regular aos comandos da sua Sherco, e em dias bons, como o de hoje, mostrou que a sua inexperiência no Dakar é compensada pela sua rapidez e técnica. Rui Gonçalves terminou a etapa em Wadi Ad-Dawasir com o 9º tempo a perder pouco mais de 12 minutos para Price. Está em 22º na geral com 21m02s de desvantagem para o líder.



Já Sebastian Bühler (Hero Motorsports) fechou o dia na 21ª posição, e na classificação geral das motos está em 24º, sendo que também lhe foi averbada uma penalização de dois minutos pela organização.

Quanto a Alexandre Azinhais (Clube Tuareg Aventura), terminou o terceiro dia de competição a sério na 67ª posição, e na Geral ocupa então a 66ª posição.


Leia também – Resultados do Prólogo do Rali Dakar 2021

Leia também – Resultados da 1ª Etapa do Rali Dakar 2021

Leia também – Resultados da 2ª Etapa do Rali Dakar 2021


Classificação da 3ª Etapa do Rali Dakar


1 – Toby Price (KTM)
2 – Kevin Benavides (Honda) +1m16s
3 – Matthias Walkner (KTM) +2m36s
9 – Rui Gonçalves (Sherco) +12m19s
18 – Joaquim Rodrigues (Hero) +16m28s
21 – Sebastian Bühler (Hero) +18m03s

67 - Alexandre Azinhais (KTM) +1h41m54s

Classificação geral após 3ª Etapa do Rali Dakar


1 – Skyler Howes
2 – Kevin Benavides +33 seg
3 – Xavier de Soultrait +1m28s
18 – Joaquim Rodrigues +36m41s
22 – Rui Gonçalves +36m41s
24 – Sebastian Bühler +40m16s

66 - Alexandre Azinhais +5h31m55s


Antevisão da 4ª Etapa do Rali Dakar


6 de janeiro

Distância total: 813 km / Distância Especial: 337 km
Início: Wadi Ad-Dawasir / Fim: Ríade
Se incluírmos a ligação, esta será a etapa mais longa do Rali Dakar. O foco estará na diversão aos comandos das motos, embora as pistas ondulantes não permitam aos pilotos muitos momentos de descanso. Convém no entanto ter em conta que é nestas etapas de transição que por vezes se cometem erros graves.

Galeria de fotos da 3ª Etapa do Rali Dakar

andardemoto.pt @ 5-1-2021 10:11:23


Clique aqui para ver mais sobre: Rali Dakar 2021