MotoGP – Michelin anuncia utilização de novo pneu traseiro em 2020

Fornecedor único de pneus para a categoria MotoGP anuncia que o pneu traseiro slick terá uma construção totalmente nova para 2020. A Michelin revelou que pretende melhorar a estabilidade e tempos obtidos por volta.

andardemoto.pt @ 17-1-2020 14:24:24

Os pneus de MotoGP são extremamente importantes na performance do protótipo de cada fabricante. As mais pequenas alterações num composto ou na construção do pneu podem causar melhoria ou perda de performance na moto, pelo que a chegada de um novo pneu traseiro em 2020 vai trazer alguma incerteza para os pilotos e equipas.

A Michelin, fornecedora única de pneus para a categoria rainha do Mundial de Velocidade, revelou que vai disponibilizar um novo pneu slick traseiro durante a temporada 2020. Este novo pneu conta com uma construção totalmente nova, a primeira grande modificação que a Michelin fez em dois anos.

Este pneu foi inicialmente testado nos avançados laboratórios da Michelin, e mais tarde testado em pista. Primeiro no circuito de Barcelona, depois em Brno e Misano. Depois seguiu-se um novo teste, desta feita durante o Grande Prémio da Austrália. Foi a primeira vez que se realizou um teste de pneus durante um GP.


De referir que a Michelin irá levar este novo pneu traseiro slick para os testes de pré-temporada que começam no início de fevereiro na Malásia, local onde algumas equipas de MotoGP irão realizar as suas apresentações oficiais para a temporada 2020 de MotoGP.


Os pilotos de MotoGP puderam então dar as suas opiniões sobre o comportamento do novo pneu traseiro slick, e depois de ouvir os pilotos, a Michelin decidiu finalmente trazer este novo pneu slick para a competição.

Piero Taramasso, diretor da Michelin para o MotoGP, mostra-se muito satisfeito com o trabalho realizado “Após um calendário de testes tão intenso e envolvente. Nós estamos encantados por lançar uma nova construção de pneu traseiro. Estamos a trabalhar nesta evolução há já algum tempo, e com a assistência e o feedback abrangente de todos os pilotos, sabemos que produzimos um pneu que vai melhorar a performance de todos. Nós informamos a Dorna e a IRTA da mudança e demos às equipas e fabricantes a especificação completa e dados aprofundados para que eles possam acertar as motos para oferecer o desempenho ideal com este novo pneu slick traseiro. Esta é a primeira mudança na construção do pneu traseiro em dois anos e um avanço importante na evolução dos nossos pneus Michelin Power Slick para o MotoGP”.

andardemoto.pt @ 17-1-2020 14:24:24


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto