Dakar 2020 – 12ª etapa: Ricky Brabec dá vitória à Honda de Ruben Faria e Hélder Rodrigues

Foi preciso esperar 18 anos até que um piloto aos comandos de uma moto que não fosse uma KTM conseguisse saborear a vitória final no Rali Dakar. Ricky Brabec foi o autor do feito, oferecendo à Honda, sob gestão dos portugueses Ruben Faria e Hélder Rodrigues, a tão desejada vitória. António Maio foi o melhor português em prova, com Mário Patrão e Fausto Mota a também conseguirem chegar ao final desta enorme maratona.

andardemoto.pt @ 17-1-2020 12:07:25

Com a realização da 12ª etapa, chegámos ao final da 42ª edição do Rali Dakar, a primeira edição na Arábia Saudita. Este último dia acabou por ser mais curto do que o inicialmente previsto, pois obras num oleoduto perto de Haradh obrigaram a ASO a ter de alterar o percurso.

A 12ª etapa teve então apenas 166 km de especial cronometrada (originalmente seriam 244 km), e Ricky Brabec aproveitou para confirmar o que já se esperava: o piloto americano da Monster Energy Honda venceu o Rali Dakar na sua quinta participação, e ao mesmo tempo consegue oferecer à Honda a vitória que coloca um ponto final nas 18 vitórias consecutivas da rival KTM.

Para além do merecido reconhecimento ao talento e esforço de Brabec, esta vitória Honda no Rali Dakar tem também um enorme significado para os portugueses.

Infelizmente não conseguiram a vitória enquanto pilotos, mas a “puxar os cordelinhos” da equipa de fábrica da Honda, ou seja, a gerir por completo a estratégia e a encontrar soluções para os contratempos de cada etapa, estiveram dois portugueses: Ruben Faria e Hélder Rodrigues.

Esta vitória da Honda tem assim um importante contributo dos dois portugueses, que embora tenham sofrido um duro golpe quando assistiram de perto ao desaparecimento de Paulo Gonçalves, conseguiram mostrar que também na área de gestão e estratégia são dos melhores do mundo!

Ruben Faria e Hélder Rodrigues estão assim de parabéns pelo excelente trabalho realizado, não apenas no Rali Dakar 2020, mas também em toda a preparação que aconteceu antes da prova se realizar. Um trabalho nos bastidores, praticamente invisível, mas que trouxe enormes dividendos para a equipa Honda e para a Honda Racing Corporation.

Se analisarmos os resultados da equipa de fábrica sob gestão da dupla portuguesa, e descontando o resultado final de Kevin Benavides que termina em 19º, a Honda poderia ter conseguido colocar 3 pilotos no Top 5, não fosse a penalização atribuida a Joan Barreda por trocar o motor da sua moto antes da última etapa.

Uma estratégia delineada por Ruben Faria e Hélder Rodrigues que mostra todo o conhecimento e experiência que os dois têm neste tipo de provas.

Entretanto, e em declarações à página de Facebook Brasil no Dakar, Ruben Faria, diretor geral da equipa Honda, já reagiu aos resultados e a tudo o que aconteceu no Dakar: “É um misto de emoções para mim... não é fácil.. alegria e tristeza. Como devem calcular. Ganhámos bem... mas eu perdi um amigo”.



Nesta última etapa, Jose Ignacio Cornejo (Monster Energy Honda) foi o vencedor com menos de um minuto de vantagem sobre o companheiro de equipa Ricky Brabec, que ao ser segundo voltou a ganhar tempo ao seu mais perigoso rival na luta pela vitória no Dakar, Pablo Quintanilla (Rockstar Energy Husqvarna), 5º na etapa final, e por isso voltou a perder tempo para Brabec.

O campeão de 2019, Toby Price (Red Bull KTM Factory), voltou a subir ao pódio numa etapa, e assim também fecha esta sua participação no Rali Dakar com um pódio à Geral, no caso do melhor piloto KTM o lugar mais baixo do pódio.

Ricky Brabec conquistou a liderança à terceira etapa da prova, e a partir daí nunca mais cedeu a sua posição. Aliás, o americano da Honda apenas não terminou no Top 5 das etapas até final do Dakar por uma vez, o que demonstra bem da regularidade que conseguiu manter até final.

Pablo Quintanilla continua a revelar-se um especialista no Dakar. O piloto chileno, com este 2º lugar final na edição 2020, consegue um registo de terminar nos quatro primeiros pela quarta vez em seis anos. Toby Price também continua a mostrar-se um piloto fantástico nesta que é a mais dura prova de todo-o-terreno do mundo. O australiano consegue ser sempre um dos três primeiros em cada Rali Dakar que consegue chegar ao fim.

Quanto aos pilotos portugueses, três chegaram ao fim em Qiddiyah.

António Maio (Yamaha Fino Motor Racing) foi o melhor classificado dos lusos na Geral das motos, tendo terminado esta participação em 27º. Fausto Mota (XRaids Team) e Mário Patrão (KTM Factory) não ficaram muito atrás de Maio, tendo chegado ao palanque final do Dakar com as posições 31 e 32, respetivamente.

Um merecido prémio para os portugueses, numa edição do Rali Dakar que, infelizmente, fica marcada pelo trágico momento em que Paulo Gonçalves perdeu a sua vida à 7ª etapa, e onde mais recentemente o holandês Edwin Straver, à 11ª etapa, também sofreu um acidente muito grave.


Classificação da 12ª etapa do Rali Dakar

1- Jose Ignacio Cornejo (Honda)
2- Ricky Brabec (Honda) +0m53seg
3- Toby Price (KTM) +2m25seg
4- Luciano Benavides (KTM) +3m09seg
5- Pablo Quintanilla (Husqvarna) +3m23seg
6- Kevin Benavides (Honda) +3m53seg
7- Adrien Metge (Sherco TVS) +3m53seg
8- Franco Caimi (Yamaha) +4m14seg
9- Maciej Giemza (Orlean Team) +4m33seg
10- Andrew Short (Husqvarna) +4m57seg
21- António Maio (Yamaha) +8m59seg
29- Mário Patrão (KTM) +16m22seg
30- Fausto Mota (XRaids) +17m54seg

Classificação Geral do Rali Dakar

1- Ricky Brabec (Honda)
2- Pablo Quintanilla (Husqvarna) +16m26seg
3- Toby Price (KTM) +24m06seg
4- Jose Ignacio Cornejo (Honda) +31m43seg
5- Matthias Walkner (KTM) +35m00seg
6- Luciano Benavides (KTM) +37m34seg
7- Joan Barreda (Honda) +50m57seg
8- Franco Caimi (Yamaha) +1h42m35seg
9- Skyler Howes (Klymciw) +2h04m01seg
10- Andrew Short (Husqvarna) +2h10m40seg
27- António Maio (Yamaha) +6h15m21seg
31- Fausto Mota (XRaids) +8h42m54seg
32- Mário Patrão (KTM) +8h44m09seg

Resultados da 1ª etapa do Rali Dakar

Resultados da 2ª etapa do Rali Dakar

Resultados da 3ª etapa do Rali Dakar

Resultados da 4ª etapa do Rali Dakar

Resultados da 5ª etapa do Rali Dakar

Resultados da 7ª etapa do Rali Dakar

Resultados da 9ª etapa do Rali Dakar

Resultados da 10ª etapa do Rali Dakar

Resultados da 11ª etapa do Rali Dakar

andardemoto.pt @ 17-1-2020 12:07:25

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto