Ducati Panigale V4 Superleggera – 224 cv e 184 kg

A versão mais exótica da Ducati Panigale V4 está a chegar e com números bem interessantes! A potência do motor Desmosedici Stradale atinge os 224 cv e o peso a cheio será de uns anoréticos 184 kg. Já o preço será bem elevado.

andardemoto.pt @ 27-11-2019 20:16:28

A nova e muito esperada Panigale V4 Superleggera foi uma ausência notada no stand da Ducati no último Salão de Milão EICMA – clique aqui para descobrir todas as novidades de Borgo Panigale para 2020 -, até porque já em março passado o seu Andar de Moto lhe tinha dado a conhecer as primeiras fotos e informações sobre a versão mais exótica da superdesportiva italiana.

Agora, e de acordo com o website britânico BikeSocial, ficámos a saber que a nova Panigale V4 Superleggera vai chegar aos concessionários da marca com números bastante interessantes para os motociclistas que procuram algo exclusivo e potente.

Do motor V4 Desmosedici Stradale a Ducati consegue extraír nada menos do que 224 cv de potência máxima. Isto significa que a Panigale V4 Superleggera consegue suplantar por 3 cv a potência da Panigale V4 R, embora a versão especial de homologação para o Mundial Superbike use um motor V4 com menor cilindrada.

Tal como seria de esperar e como aconteceu noutras Superleggera, a Ducati entrega com a moto um kit para utilização em pista, composto, entre outros componentes, por um sistema de escape completo e centralina com mapas exclusivos para retirar ainda mais alguma potência do motor da Panigale V4 Superleggera.

Com este kit “racing” instalado, a nova loucura exótica da Ducati vê a potência aumentar para perto de uns muito saudáveis 240 cv! Uma potência que inclusivamente envergonha algumas motos que participam no Mundial Superbike.


Ducati 1299 Superleggera

Ducati 1299 Superleggera

Mais alta, mais larga, e mais comprida entre eixos do que a V4 R, a Panigale V4 Superleggera vai apresentar-se ao serviço dos Ducatistas com um peso que apenas podemos considerar de anorético.

De acordo com o referido website britânico, a nova Superleggera vai pesar 184 kg a cheio. São nada menos do que 9 kg abaixo do peso a cheio declarado para a Panigale V4 R.

Esta redução no peso resulta da utilização de diversos componentes em fibra de carbono. Já sabemos que as jantes são em fibra de carbono, tal como as carenagens, sendo que as mais recentes informações apontam para que o subquadro também seja fabricado no mesmo material leve.

Com suspensões Öhlins “pata negra” e sistema de travagem Brembo, a Ducati terá na nova Panigale V4 Superleggera uma das melhores superdesportivas no mercado. Não serão fabricadas muitas unidades. Por exemplo, da 1299 Superleggera apenas foram fabricadas 500 unidades numeradas, sendo que a produção foi rapidamente vendida na sua totalidade apesar do preço extremamente elevado.

Se tivermos em conta que essa última Superleggera com motor bicilíndrico tinha um preço de 80.000 euros, então não fica complicado de imaginar que a nova Panigale V4 Superleggera terá um preço ligeiramente superior, provavelmente entre os 85.000 e os 90.000 euros.

andardemoto.pt @ 27-11-2019 20:16:28


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews