Ducati Panigale V4 Superleggera – A busca pela perfeição!

As primeiras informações sobre aquela que será mais uma loucura da casa de Borgo Panigale começam a surgir. Conhecida como “Project 1708”, a nova Panigale V4 Superleggera será a desportiva mais sofisticada que a Ducati vai colocar à venda. Aqui ficam os primeiros dados desta moto que busca a perfeição!

andardemoto.pt @ 14-1-2020 21:40:58

Que a Ducati está a preparar uma nova Superleggera já não é segredo para ninguém. Aqui no Andar de Moto já falámos desta nova superdesportiva exótica, inclusivamente demos conta de que a potência seria 224 cv e peso a cheio será de 184 kg. Agora, temos ainda mais informações sobre esta moto que promete deixar os corações dos motociclistas a bater mais forte.

De acordo com diversos meios de comunicação, principalmente italianos, a Ducati, através do seu CEO, Claudio Domenicali, terá enviado a alguns clientes mais especiais uma carta na qual se fala num “Project 1708”.

E o que é este “Project 1708”?

Basicamente é o nome de código dado pela Ducati à nova Panigale V4 Superleggera, moto que enquanto não for oficialmente apresentada será então conhecida por este nome de código.


Na carta que transcrevemos em baixo, Claudio Domenicali vai descrevendo a Panigale V4 Superleggera / Project 1708 como sendo algo verdadeiramente excecional:

“Dedicado aos sonhadores,

Este é um momento muito especial para a Ducati e para mim. No momento em que escrevo, estou a convidar os nossos clientes mais especiais para partilharem connosco algo verdadeiramente único. Todas as motos que produzimos são uma declaração do nosso desejo pela perfeição. Mas nada se compara com o Project 1708. Neste projeto, moldámos a fibra de carbono mais avançada nas formas aerodinâmicas mais futuristas. Tornámos os nossos sonhos realidade enquanto engenheiros, como fabricantes de motos e como motociclistas apaixonados. O Project 1708 é uma declaração de intenções, é o momento em que definimos a linha entre tentar e fazer. É a nossa criatura mais pioneira. E eu estou orgulhoso por vos apresentar este website privado, no qual iremos introduzir todos os aspetos desta moto passo a passo, desde os segredos mais profundos até aos detalhes mais precisos desta obra de arte de engenharia e design.

Bem-vindo ao Project 1708”.


Pouco depois do conteúdo desta carta ter sido divulgado publicamente, foi também tornada pública uma ficha técnica que será relativa à Panigale V4 Superleggera. E a verdade é que se Claudio Domenicali descreve a Project 1708 como algo excecional, os números agora conhecidos são avassaladores a todos os níveis!

Para aguçar ainda mais a sua curiosidade, aqui fica um vídeo da Project 1708.


A começar no preço! De acordo com o documento, supostamente secreto e apenas entregue aos clientes mais especiais da Ducati, a nova Panigale V4 Superleggera terá um preço de 100.000 dólares. Fazendo a conversão para euros, isto significa que esta exótica italiana terá um PVP de cerca de 90.000 euros.

A produção começa em abril e as primeiras entregas aos felizes proprietários têm início em maio. Cada moto será numerada com a mesa de direção a contar com uma gravação a laser para identificar qual a Panigale V4 Superleggera tem a sorte de ter na sua garagem.

Depois, bom, depois temos especificações que vão deixar toda a concorrência para trás!

O motor Desmosedici Stradale R debitará os 224 cv que já referimos anteriormente noutro artigo. No entanto a potência subirá, tal como acontece noutros modelos Ducati apresentados recentemente como a Streetfighter V4, para uns ainda mais interessantes 234 cv caso o proprietário instale o sistema de escape completo da Akrapovic, fabricado em titânio.

E por falar em materias exóticos, a Ducati Panigale V4 Superleggera dará uso a fibra de carbono (carenagens, quadro, jantes), titânio (inclusivamente o amortecedor traseiro tem mola em titânio), e recorre a suspensões Öhlins pressurizadas NPX25/30 e amortecedor TTX36 com válvulas de GP.

A travagem ficará a cargo de pinças Brembo Stylema R, a mais recente novidade da marca italiana e que pode ficar a conhecer aqui, enquanto a bomba de travão MCS será o complemento perfeito para garantir que a Panigale V4 Superleggera oferece uma travagem potente e sempre eficaz, mesmo numa condução em pista.

A aerodinâmica desta Ducati será também um dos seus grandes destaques.

De acordo com os detalhes técnicos divulgados, a Panigale V4 Superleggera dará uso a um sistema aerodinâmico de duas asas (biplano) que foram usadas pela Ducati Corse na Desmosedici GP16 de MotoGP. Este pacote aerodinâmico garante nada menos do que 50 kg de força descendente a 270 km/h.

Isto significa que o pacote aerodinâmico da Ducati Panigale V4 Superleggera é mais eficaz, ou mais forte, do que a Desmosedici GP19 de MotoGP, e oferece +67% de força descendente do que as asas usadas na sofisticada Panigale V4 R.

Com um peso de 152 kg a seco, o peso a cheio desta italiana tão especial não deverá andar muito longe dos 170 a 175 kg, um peso abaixo do que referimos nas primeiras informações que nos chegaram e que agora não se confirmam pois a Ducati conseguiu fazer ainda melhor.

andardemoto.pt @ 14-1-2020 21:40:58


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews