BMW Motorrad R18 Bagger quase no “ponto rebuçado”

Marca alemã continua a afinar os últimos detalhes da nova cruiser de grande porte que vai usar o maior motor Boxer que a BMW Motorrad criou. A R18 Bagger será apresentada oficialmente na INTERMOT e depois também na EICMA.

andardemoto.pt @ 4-3-2020 11:46:57

Revelada no verão passado durante o Concorso Eleganza Villa d’Este, nas margens do lago Como em Itália, a novíssima cruiser da BMW Motorrad tem vindo a ser testada e trabalhada ao longo dos últimos meses para ficar pronta para a sua estreia mundial que acontecerá na INTERMOT em Colónia e depois fará também a sua aparição na EICMA em Milão.

A R18, que terá diversas variantes para se ajustar aos gostos de diferentes clientes BMW Motorrad, tem na sua variante Bagger a versão de maior porte. E maior é mesmo a palavra certa para qualificar esta novidade da BMW Motorrad.

Recordamos que as R18, incluindo esta R18 Bagger, dão uso ao maior motor Boxer fabricado pela marca de Munique. É um dois cilindros opostos Boxer com 1802 cc, distribuição OHC, refrigeração por ar / óleo, e que consegue disponibilizar 90 cv de potência máxima às 4.750 rpm.

Depois de diversas fotos espia terem mostrado os protótipos de teste nas suas fases iniciais de testes em estrada, agora a R18 Bagger deixa-se ver já quase em “ponto rebuçado”, ou seja, praticamente no seu formato de produção.


A imagem clássica e que fará as delícias dos motociclistas norte-americanos, mercado para o qual a R18 Bagger foi pensada originalmente, sendo que também será comercializada na Europa, contrasta com as evoluídas técnicas de design e aerodinâmica que a BMW Motorrad aplica.

Por exemplo, abaixo do grande frontal que inclui uma ótica central redonda ladeada por duas óticas de diâmetro mais pequeno, encontramos uns defletores que passam quase despercebidos mas que servem para proteger por completo o condutor do vento. O pacote tecnológico que será instalado nesta R18 Bagger também será bastante evoluído.

Acima da ótica frontal encontra-se um quadrado. Muito provavelmente será um radar, algo que atualmente é habitual encontrar-mos nos automóveis, e que permitirá a esta BMW oferecer ao condutor um conjunto diversificado de ajudas eletrónicas passivas e ativas, como funções anti-colisão e proximidade, cruise-control adaptativo, entre outras.

Como boa viajante que é, a BMW R18 Bagger conta com assento de altura diferenciada entre condutor e passageiro, que vai sentado mais alto, proporcionando assim um maior conforto para ambos.

As malas rígidas incluem os intermitentes, enquanto o painel de instrumentos que fica totalmente protegido e embutido na carenagem frontal, conta com diversos mostradores analógicos redondos, enquanto o ecrã central TFT oferece aquele toque tecnológico a uma moto que é, na sua essência, uma moto de estilo clássico.

andardemoto.pt @ 4-3-2020 11:46:57


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews