Aprilia testa a supersport RS 660 na estrada

Um protótipo da nova desportiva de média cilindrada da marca de Noale foi apanhado numa sessão de testes de estrada. A nova Aprilia RS 660 está quase pronta para a sua apresentação mundial. Só falta saber quando é que isso acontece.

andardemoto.pt @ 4-5-2020 10:01:26

Por estes dias a Aprilia estaria a ultimar os detalhes daquela que seria uma apresentação mundial bastante interessante. Estamos a falar da nova Aprilia RS 660, que a marca italiana tem mostrado no Salão de Milão EICMA desde 2018.

A marca de Noale tinha previsto revelar, finalmente, a versão de produção da RS 660 durante o evento que junta milhares de “Aprilianos” no circuito de Mugello. O Aprilia All Stars, onde o seu Andar de Moto iria marcar presença para sentir de perto todo o entusiasmo dos fãs da marca, era o palco para a apresentação desta novidade.

Mas, infelizmente, a pandemia Covid-19 obrigou a Aprilia a cancelar o Aprilia All Stars em Mugello. Por isso ainda é uma incógnita como e quando a marca italiana irá apresentar a sua desportiva de média cilindrada.

LEIA TAMBÉM – VEM AÍ UMA APRILIA TUAREG E UMA TUONO 660



Mas enquanto isso não acontece, a RS 660 continua a passar por diferentes fases de desenvolvimento.

Já foram muitas horas passadas à porta fechada na fábrica de Noale, e muitas mais passadas a rodar em circuito. A Aprilia quer que esta RS 660 seja uma moto eficaz, que carrega com ela o ADN desportivo que reconhecemos à casa fundada por Alberto Beggio.

Mas para além das pistas, também vai ter de satisfazer os motociclistas em estrada. E por isso a Aprilia tem estado ocupada a realizar diversas sessões de desenvolvimento e testes da RS 660 em estrada.

Numa dessas sessões o protótipo de desenvolvimento foi apanhado. As carenagens não apresentam qualquer logótipo ou indicação do modelo e marca. Mas é notório que estamos perante uma Aprilia RS 660.

LEIA TAMBÉM – EICMA 2019: TODOS OS DETALHES DA APRILIA TUONO 660



O motor bicilíndrico paralelo foi criado a partir do V4 que a Aprilia usa na RSV4 1100 Factory. Cortaram o motor ao meio, e os dois cilindros frontais do V4 foram assim usados para criar o motor bicilíndrico em linha da RS 660.

Com 100 cv de potência para 169 kg de peso, e estando instalado num quadro dupla trave em alumínio, este motor será um excelente argumento para uma desportiva de média cilindrada que se quer eficaz em pista, mas divertida na estrada.

O pacote eletrónico aPRC que já conhecemos desde 2009, e que tem vindo a evolucionado ao longo dos anos, com a adição de novos parâmetros eletrónicos, também será usado na RS 660.

Resta-nos agora esperar que a Aprilia marque e anuncie uma data definitiva para a apresentação oficial da nova RS 660. Sabemos que a ideia inicial da marca italiana era ter a novidade nos concessionários antes do fim de 2020, mas a pandemia Covid-19 poderá ter atrasado esse início de comercialização.

LEIA TAMBÉM – E SE A APRILIA TUAREG 660 FOSSE ASSIM?

andardemoto.pt @ 4-5-2020 10:01:26


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews