Honda CB4 X Concept está cada vez mais perto de ser uma realidade!

A sport-turismo que foi apresentada em versão conceptual no Salão de Milão dá mais um passo em direção à produção. Foi descoberta uma patente europeia para uma moto baseada na Honda CB 4 X Concept.

andardemoto.pt @ 5-5-2020 13:29:53

Em breve, muito em breve, a Honda poderá alargar o número de modelos que utilizam o seu motor quatro cilindros em linha de 650 cc que encontramos nas CB650R e CBR650R. Isto porque de acordo com novas patentes europeias, a Honda está a pensar produzir uma nova sport-turismo ou crossover.

Esta moto de média cilindrada será baseada na CB4 X Concept que a marca nipónica revelou no Salão de Milão EICMA em 2019.

As imagens apresentadas nos ficheiros da patente europeia não divergem muito da CB4 X Concept. Linhas desportivas, carenagens desenhadas para se fundir umas nas outras e maximizar a aerodinâmica, o mesmo sistema de escape com duas ponteiras, e jantes de alumínio fundido.

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Tudo isto faz com que a versão de produção da CB4 X Concept não seja uma moto para aventuras fora de estrada. Será então uma moto que vai seguir um caminho estradista como a recém apresentada F 900 XR da BMW Motorrad.

Para já a Honda não estará a pensar numa versão aventureira desta moto.

Há muito tempo que os motociclistas e a comunicação social especializada, vão falando de uma possível trail de média cilindrada da Honda. Mas a verdade é que os anos vão passando, e essa moto, tão aguardada, não aparece na gama japonesa.

Caso venha a aparecer e seja também baseada nesta CB4 X Concept, a Honda vai trilhar um caminho bastante diferente. Os modelos “adventure” são habitualmente equipados com motores bicilindricos (sejam em V, em linha, ou boxer).

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Poucos são os fabricantes que optam por motores quatro cilindros em linha. A Kawasaki com a Versys 1000, e a BMW Motorrad com a S 1000 XR, são opções de certa forma aventureiras mas claramente adaptadas para uma utilização em asfalto.

Há várias razões para estes motores serem descartados das verdadeiras trail: as dimensões são maiores (e o peso), e principalmente o caráter mais “pontudo” dos quatro cilindros em linha não é particularmente indicado para motos que devem ser mais eficazes em pisos de terra, onde é necessário uma entrega de potência a um baixo regime de rotações.

Faz por isso mais sentido que a Honda esteja interessada na criação de uma versão média cilindrada da Africa Twin ou até do possível regresso da Transalp.

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andardemoto.pt @ 5-5-2020 13:29:53


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