Indian FTR / FTR S / FTR R Carbon – Estilo único e melhor equipadas
A gama com mais adrenalina da Indian Motorcycle recebe muitas atualizações para 2021. Mantendo o estilo único, as novas Indian FTR, FTR S e FTR R Carbon contam com pneus de melhores especificações e novas suspensões, para além de uma versão Euro5 do seu poderoso motor V-twin.
andardemoto.pt @ 26-1-2021 15:27:05
A gama
FTR 1200 da Indian Motorcycle apresenta-se ao serviço em 2021 com uma renovação
que vai para além de novas cores ou grafismos. A marca americana, depois de
surpreender o mercado em 2019 com a sua “Street Tracker” FTR 1200, decide que
este ano é o momento certo para fazer algo mais.
O grande destaque nas novas FTR, FTR S e FTR R Carbon vai inteiramente para o
chassis com novos componentes e para a geometria do quadro alterada. Numa moto
em que o prazer de condução já era ótimo, esta nova geração da FTR ganha ainda
mais precisão e agilidade.
O ângulo da coluna de direção está mais fechado passando dos 26,3º para os 25º,
o trail é mais curto, e se a isto juntarmos as novas jantes de 17 polegadas, em
vez das anteriores de 19’’ à frente e 18’’ atrás, percebemos que a Indian Motorcycle
está a afastar as FTR do conceito “street tracker” e aproxima-as mais de um
conceito roadster.
A pensar num comportamento dinâmico superior em pisos de asfalto, os anteriores
pneus mistos Dunlop DT3 são trocados pelos mais eficientes Metzeler Sportec,
que garantem um nível de aderência superior, o que por sua vez irá maximizar a
precisão de um conjunto que sempre foi dinâmico, mas que a partir de agora sobe
de nível neste particular.
Até porque o guiador ProTaper está agora mais curto, com a Indian Motorcycle a
revelar uma redução na ordem dos 40 mm.
A acompanhar as restantes novidades nas Indian FTR, FTR S e FTR R Carbon
encontramos um conjunto de novas suspensões, totalmente ajustáveis, com
especial destaque para as unidades que equipam a FTR R Carbon. Nesta versão a
marca americana instala componentes com assinatura da Öhlins, de eficácia ainda
maior.
As suspensões apresentam agora um curso menor, apenas 120 mm, e com isso a
altura do assento baixa para os 780 mm. Esta alteração abre as portas da gama
FTR a todo um conjunto de novos motociclistas que achavam os 805 mm de altura
do assento demasiado altos.
O motor V-twin, sempre poderoso, foi também alvo da atenção dos engenheiros da
Indian Motorcycle. Com 1203 cc, esta unidade motriz adapta-se às exigências das
normas Euro5. O fabricante americano não divulga ao certo o que foi feito a
nível dos componentes internos, mas confirma que a potência atinge os 123 cv e
o binário máximo é de 120 Nm.
Uma boa notícia para quem conduzir uma das novas FTR, FTR S ou FTR R Carbon é
utilização de tecnologia de desativação do cilindro traseiro do V-twin. Isto significa
que quando o motor estiver ao ralenti o cilindro traseiro desliga-se. Isso
permite reduzir a quantidade de calor gerada pelo poderoso motor americano, o
que se traduz em maior conforto e economia de combustível.
Estas melhorias realizadas no motor contemplam também os arranques a frio.
Indian FTR – PVP desde 13.990€
A FTR
base está equipada com painel de instrumentos analógico e está disponível na
cor Black Smoke com apontamentos vermelhos, como as fitas nas jantes, logótipo
da Indian Motorcycle no depósito e a mola do amortecedor traseiro. A FTR na sua
versão base também está disponível numa versão A2, limitada a 35 kW.
Galeria de fotos Indian FTR
Indian FTR S – PVP desde 16.490€
Com
duas opções de cor, Maroon Metallic e Branco Smoke, do equipamento premium
fazem parte o painel digital com ecrã tátil de 4,3”, com ligação ao smartphone
via Bluetooth ou USB e contadores parciais. A FTR S está equipada de série com
escape Akrapovič, três modos de condução, controlo anti-cavalinho, controlo da
elevação da roda traseira em travagem, controlo de estabilidade, controlo de
tração e ABS em curva. Além disso, a tomada USB de carregamento rápido é uma
mais-valia para carregar os dispositivos pessoais.
Galeria Indian FTR S
Indian FTR R Carbon – PVP desde 18.490€
O
equipamento e componentes da FTR R Carbon colocam este modelo no topo da gama
FTR. Além dos recursos mencionados acima, que equipam a FTR S, a FTR R Carbon
vai mais além, com uma série de detalhes em fibra de carbono como as tampas do
depósito, guarda-lamas dianteiro e moldura do farol dianteiro, forquilha
dianteira dourada Öhlins totalmente ajustável e amortecedor traseiro com
reservatório pintado de dourado, escape Akrapovič preto, capa do assento de
alta qualidade e um emblema numerado na consola.
Galeria Indian FTR R Carbon
Se o caro leitor é daqueles motociclistas que prefere o estilo scrambler, então
a boa notícia é que em 2021 a Indian Motorcycle mantém na gama a FTR Rally,
cujo PVP começa nos 14.990€.
Esta versão monta pneus Pirelli Scorpion Rally STR, jantes de raios de 18”
atrás e de 19” na frente. À semelhança de outros modelos FTR, também a FTR
Rally surge com o motor revisto e melhor resposta ao acelerador, a par do novo
sistema de desativação do cilindro traseiro.
A FTR Rally está equipada com um guiador ProTaper, 50 mm mais largo que as
restantes FTR, para maior conforto, melhor manobrabilidade e uma posição de
condução mais descontraída. Dá uso a um painel de instrumentos analógico e está
disponível na opção de cor Titanium Smoke. Também está disponível numa versão
de potência limitada a 35 kW.
Quem não esconde a sua satisfação pelo resultado final é o presidente da Indian
Motorcycle. Mike Dougherty afirma que “A
FTR é diferente de qualquer outra moto no que diz respeito à capacidade de
oferecer um desempenho superior e, ao mesmo tempo, determinada em estabelecer
uma personalidade forte, carismática e única. As atualizações que agora estreia
tornam estes modelos ainda mais exclusivos, desafiando até os utilizadores mais
conservadores. A Indian Motorcycle sempre desafiou as convenções do
motociclismo, com inovação e evoluções constantes e creio que a nova FTR é outro
grande exemplo de isso mesmo”.
andardemoto.pt @ 26-1-2021 15:27:05
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