Indian FTR / FTR S / FTR R Carbon – Estilo único e melhor equipadas

A gama com mais adrenalina da Indian Motorcycle recebe muitas atualizações para 2021. Mantendo o estilo único, as novas Indian FTR, FTR S e FTR R Carbon contam com pneus de melhores especificações e novas suspensões, para além de uma versão Euro5 do seu poderoso motor V-twin.

andardemoto.pt @ 26-1-2021 15:27:05

A gama FTR 1200 da Indian Motorcycle apresenta-se ao serviço em 2021 com uma renovação que vai para além de novas cores ou grafismos. A marca americana, depois de surpreender o mercado em 2019 com a sua “Street Tracker” FTR 1200, decide que este ano é o momento certo para fazer algo mais.

O grande destaque nas novas FTR, FTR S e FTR R Carbon vai inteiramente para o chassis com novos componentes e para a geometria do quadro alterada. Numa moto em que o prazer de condução já era ótimo, esta nova geração da FTR ganha ainda mais precisão e agilidade.

O ângulo da coluna de direção está mais fechado passando dos 26,3º para os 25º, o trail é mais curto, e se a isto juntarmos as novas jantes de 17 polegadas, em vez das anteriores de 19’’ à frente e 18’’ atrás, percebemos que a Indian Motorcycle está a afastar as FTR do conceito “street tracker” e aproxima-as mais de um conceito roadster.


A pensar num comportamento dinâmico superior em pisos de asfalto, os anteriores pneus mistos Dunlop DT3 são trocados pelos mais eficientes Metzeler Sportec, que garantem um nível de aderência superior, o que por sua vez irá maximizar a precisão de um conjunto que sempre foi dinâmico, mas que a partir de agora sobe de nível neste particular.

Até porque o guiador ProTaper está agora mais curto, com a Indian Motorcycle a revelar uma redução na ordem dos 40 mm.

A acompanhar as restantes novidades nas Indian FTR, FTR S e FTR R Carbon encontramos um conjunto de novas suspensões, totalmente ajustáveis, com especial destaque para as unidades que equipam a FTR R Carbon. Nesta versão a marca americana instala componentes com assinatura da Öhlins, de eficácia ainda maior.



As suspensões apresentam agora um curso menor, apenas 120 mm, e com isso a altura do assento baixa para os 780 mm. Esta alteração abre as portas da gama FTR a todo um conjunto de novos motociclistas que achavam os 805 mm de altura do assento demasiado altos.

O motor V-twin, sempre poderoso, foi também alvo da atenção dos engenheiros da Indian Motorcycle. Com 1203 cc, esta unidade motriz adapta-se às exigências das normas Euro5. O fabricante americano não divulga ao certo o que foi feito a nível dos componentes internos, mas confirma que a potência atinge os 123 cv e o binário máximo é de 120 Nm.

Uma boa notícia para quem conduzir uma das novas FTR, FTR S ou FTR R Carbon é utilização de tecnologia de desativação do cilindro traseiro do V-twin. Isto significa que quando o motor estiver ao ralenti o cilindro traseiro desliga-se. Isso permite reduzir a quantidade de calor gerada pelo poderoso motor americano, o que se traduz em maior conforto e economia de combustível.

Estas melhorias realizadas no motor contemplam também os arranques a frio.

Indian FTR – PVP desde 13.990€


A FTR base está equipada com painel de instrumentos analógico e está disponível na cor Black Smoke com apontamentos vermelhos, como as fitas nas jantes, logótipo da Indian Motorcycle no depósito e a mola do amortecedor traseiro. A FTR na sua versão base também está disponível numa versão A2, limitada a 35 kW.


Galeria de fotos Indian FTR

Indian FTR S – PVP desde 16.490€


Com duas opções de cor, Maroon Metallic e Branco Smoke, do equipamento premium fazem parte o painel digital com ecrã tátil de 4,3”, com ligação ao smartphone via Bluetooth ou USB e contadores parciais. A FTR S está equipada de série com escape Akrapovič, três modos de condução, controlo anti-cavalinho, controlo da elevação da roda traseira em travagem, controlo de estabilidade, controlo de tração e ABS em curva. Além disso, a tomada USB de carregamento rápido é uma mais-valia para carregar os dispositivos pessoais.


Galeria Indian FTR S

Indian FTR R Carbon – PVP desde 18.490€


O equipamento e componentes da FTR R Carbon colocam este modelo no topo da gama FTR. Além dos recursos mencionados acima, que equipam a FTR S, a FTR R Carbon vai mais além, com uma série de detalhes em fibra de carbono como as tampas do depósito, guarda-lamas dianteiro e moldura do farol dianteiro, forquilha dianteira dourada Öhlins totalmente ajustável e amortecedor traseiro com reservatório pintado de dourado, escape Akrapovič preto, capa do assento de alta qualidade e um emblema numerado na consola.


Galeria Indian FTR R Carbon


Se o caro leitor é daqueles motociclistas que prefere o estilo scrambler, então a boa notícia é que em 2021 a Indian Motorcycle mantém na gama a FTR Rally, cujo PVP começa nos 14.990€.

Esta versão monta pneus Pirelli Scorpion Rally STR, jantes de raios de 18” atrás e de 19” na frente. À semelhança de outros modelos FTR, também a FTR Rally surge com o motor revisto e melhor resposta ao acelerador, a par do novo sistema de desativação do cilindro traseiro.

A FTR Rally está equipada com um guiador ProTaper, 50 mm mais largo que as restantes FTR, para maior conforto, melhor manobrabilidade e uma posição de condução mais descontraída. Dá uso a um painel de instrumentos analógico e está disponível na opção de cor Titanium Smoke. Também está disponível numa versão de potência limitada a 35 kW.


Quem não esconde a sua satisfação pelo resultado final é o presidente da Indian Motorcycle. Mike Dougherty afirma que “A FTR é diferente de qualquer outra moto no que diz respeito à capacidade de oferecer um desempenho superior e, ao mesmo tempo, determinada em estabelecer uma personalidade forte, carismática e única. As atualizações que agora estreia tornam estes modelos ainda mais exclusivos, desafiando até os utilizadores mais conservadores. A Indian Motorcycle sempre desafiou as convenções do motociclismo, com inovação e evoluções constantes e creio que a nova FTR é outro grande exemplo de isso mesmo”.

andardemoto.pt @ 26-1-2021 15:27:05


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews