KTM 1290 Super Adventure S – A derradeira aventureira de alta performance
Motor revisto, mais eletrónica e ergonomia redesenhada são alguns dos destaques da terceira geração de aventureiras de alta performance da casa de Mattighofen e que agora até já inclui radar. Fique a conhecer todos os detalhes da nova KTM 1290 Super Adventure S.
andardemoto.pt @ 27-1-2021 13:20:54
Desde
2013, com o lançamento da 1190 Adventure, que a KTM aposta forte no segmento
das maxitrail mais desportivas. A primeira “adventure bike” austríaca acima dos
1000 cc surpreendeu num segmento que conta com muitas, e boas, propostas dos
mais diversos fabricantes.
Agora, e na sua terceira geração, a nova KTM 1290 Super Adventure S posiciona-se
outra vez em posição de destaque no segmento das maxitrail. E se a anterior
geração já era um compêndio de tecnologias, esta 1290 Super Adventure S está num
nível bastante superior.
O coração desta austríaca continua a ser um V-twin de elevada performance.
Conhecido como LC8, este motor ganha a necessária homologação Euro5, e
com isso os engenheiros de Mattighofen foram obrigados a realizar uma série de
modificações aos seus componentes. A potência está nos 160 cv e o binário máximo
é de 138 Nm.
O sistema de refrigeração passa a ter dois radiadores. A divisão da
função de refrigeração por dois radiadores permitiu à marca austríaca baixar de
forma mais eficaz a temperatura de funcionamento do motor, algo pelo qual os
LC8 são conhecidos, pois a dissipação do calor é agora mais eficiente.
Mesmo em condução urbana, no pára-arranca dos semáforos, o condutor irá sofrer
menos com o calor emanado pelo motor e radiadores do que acontecia na geração
anterior.
O bicilíndrico LC8 de 1301 cc da 1290 Super Adventure S tem um peso mais baixo.
A KTM anuncia que o peso da unidade motriz foi reduzido em cerca de 1 kg. Esta
melhoria foi conseguida à custa de paredes do bloco do motor mais finas. Ainda
no interior, o circuito de circulação do óleo foi revisto, um tubo de alumínio
é agora utilizado em vez do canal de passagem de óleo, e com isso a KTM revela
que diminuiu as perdas de potência por fricção.
A embraiagem foi revista para garantir melhor acionamento a baixas velocidades,
enquanto a nova caixa de 6 velocidades Pankl garante trocas de caixa mais
suaves e rápidas, com o movimento do seletor a ser mais curto. Opcionalmente a
KTM permite ao proprietário adicionar o Quickshifter+ para trocas de caixa
ainda mais rápidas e sem usar a embraiagem.
Acima do motor encontramos a caixa de ar. Este elemento foi bastante
redesenhado para 2021, e pensado para fazer parte do quadro tubular em treliça.
Para além de contar com um filtro de ar também ele de novo desenho, para
garantir que a máxima quantidade de ar entra para o motor, maximizando a
performance, esta caixa de ar foi pensada para facilitar as operações de
manutenção. Através de quatro parafusos o proprietário pode aceder ao filtro para
a sua substituição rápida.
Ainda em relação ao motor bicilíndrico LC8 que equipa a nova KTM 1290 Super
Adventure S, convém notar que os intervalos de manutenção sobem para os 15.000
km.
A ergonomia desta aventureira de alta performance foi também ela alvo de
diversas alterações para 2021. A 1290 Super Adventure S apresenta-se mais
fácil, mais confortável, e assim pronta a devorar quilómetros sem que o seu
condutor se sinta cansado.
Para melhorar o comportamento dinâmico a KTM alterou a distribuição de pesos e
a geometria do quatro tubular em treliça, fabricado em aço. A coluna de direção
está mais próxima do condutor em 15 mm, o que levou ao reposicionamento do
motor. Com isso a agilidade é maximizada e a direção será mais precisa e
assertiva.
O quadro principal pesa apenas 10 kg. Já o subquadro traseiro, fabricado numa
mistura de elementos em alumínio forjado, cresce em 15 mm no comprimento e
garante que passageiro e malas não são um problema.
Para equilibrar o comportamento dinâmico do conjunto, a KTM desenvolveu um
braço oscilante mais longo, o que não apenas garante que a roda traseira ganha
capacidade de tração, como em condução a estabilidade em linha reta e em
aceleração é melhorada.
A pensar na facilidade de utilização, o assento do condutor está agora mais baixo,
sendo que a altura mínima é de 849 e a máxima de 869 mm. É por isso ajustável
em altura. Por falar em ajuste em altura, a 1290 Super Adventure S está
equipada de série com vidro dianteiro que pode ser subido em 55 mm, através de manípulos rotativos.
Mantendo uma grande familiaridade com a anterior geração, o design desta nova
proposta da KTM foi cuidadosamente analisado para garantir máxima proteção
aerodinâmica. As carenagens apresentam pequenas nuances em comparação com a
versão anterior, e o depósito de combustível de 23 litros foi todo ele
redesenhado para permitir ao condutor sentir-se mais “dentro” do conjunto.
Para uma personalização completa de acordo com as preferências e necessidades
do condutor, a KTM permite ainda que seletor de caixa, travão de pé, manetes de
travão e embraiagem, e ainda o esbelto e colorido painel de instrumentos TFT
sejam ajustados na sua posição.
Ao nível das suspensões, a KTM volta a escolher as propostas semi-ativas de
controlo eletrónico. Fornecidas, claro, pelos especialistas da WP, as
suspensões APEX de nova geração dão uso a novas válvulas para um amortecimento
melhorado, enquanto o sensor 6D garante que a 1290 Super Adventure S se mantém
equilibrada, de acordo com os parâmetros selecionados pelo condutor, a todos os
momentos.
As suspensões WP APEX permitem três modos de funcionamento: Comfort, Street ou
Sport. Estes são modos incluídos de série. Porém, a KTM permite adicionar uma
maior polivalência ao sistema, e opcionalmente as suspensões eletrónicas da
1290 Super Adventure S poderão disponibilizar mais dois modos, denominados
Offroad e Auto.
Uma característica muito interessante deste sistema WP SAT, é permitir ao
condutor selecionar a opção anti-afundamento da dianteira nas travagens mais
fortes, maximizando assim o equilíbrio do conjunto nestas situações. Esta
característica das suspensões eletrónicas é opcional.
Em termos de “hardware”, as suspensões são compostas por forquilha WP APEX com
bainhas de 48 mm, enquanto na traseira está instalado um monoamortecedor WP
APEX. Em ambos os eixos o curso da roda será de 200 mm, mas na traseira
destaca-se a possibilidade do condutor afinar a pré-carga em 20 mm, o que é um
aumento de 10 mm em relação à geração anterior.
E agora entramos no campo da tecnologia incluída na nova KTM 1290 Super Adventure
S.
A principal novidade é o uso de um radar dianteiro, posicionado abaixo da
grande ótica “Full LED” que domina toda a frente da moto. Fornecido pela Bosch,
tal como acontece com a nova BMW R 1250 RT e com a Ducati Multistrada V4 S,
este radar permite à KTM dar o passo seguinte no campo do “cruise control”.
A 1290 Super Adventure S estreia assim, na gama KTM, a função Cruise Control
Adaptativo. Neste caso, e sendo uma das diferenças para os sistemas da BMW
Motorrad e da Ducati – saiba mais sobre
eles na edição de janeiro da sua revista digital Andar de Moto, já disponível! –
a KTM permite que o condutor selecione um de cinco níveis de distância para o
veículo que circula imediatamente à sua frente.
Ao selecionar a distância e velocidade cruzeiro pretendida através dos botões
dedicados no comutador esquerdo, o radar irá analisar, a cada milissegundo, as
diferentes variáveis, e fará correções automáticas para manter a 1290 Super
Adventure S dentro dos parâmetros escolhidos pelo condutor. As correções serão
efetuadas através da modulação automática do acelerador eletrónico (abrindo ou
fechando), mas também de suaves ajustes no sistema de travagem.
O Cruise Control Adaptativo da KTM funciona a partir dos 30 km/h e quando a
caixa tem a segunda relação engrenada. O limite máximo é de 150 km/h. De
referir que o sistema permite trocas de caixa sem se desligar, e conta ainda
com o denominado “Overtake Assist”, um sistema que oferece uma aceleração mais
intensa durante um curto período de tempo, permitindo assim realizar
ultrapassagens mais seguras sem desligar o Cruise Control Adaptativo.
Com as informações sobre o estado do veículo e opções selecionadas a serem
visualizadas através de um magnífico painel de instrumentos que cresce para as
7 polegadas, que além do mais permite a ligação por Bluetooth com um
smartphone, o condutor tem à sua disposição diversos modos de condução.
No total são quatro modos de condução: Rain, que reduz a potência para 100 cv,
Street, Sport ou ainda o Offroad, este último com parâmetros de potência
semelhantes ao Rain mas permite que a roda traseira derrape sem existir a
intervenção tão pronunciada do controlo de tração.
Para os condutores que querem levar a 1290 Super Adventure S para aventuras
mais extremas, a KTM disponibiliza ainda, como opcional, o modo de condução
Rally. Neste modo o condutor poderá selecionar o nível de deslizar da roda
traseira em 9 níveis diferentes, escolher a sensibilidade do acelerador e restringir
os parâmetros do “anti-wheelie”. O modo Rally foi inteiramente pensado para os
motociclistas que sabem o que fazem nos pisos de terra.
A unidade de medição de inércia de 6 eixos fornece os dados que depois a
centralina utiliza para ajustar a parametrização e intervenção das diferentes
ajudas eletrónicas à condução. A KTM 1290 Super Adventure S conta com sistema
de estabilidade MSC, controlo de tração, e ABS. Todos com funcionamento dependente
do ângulo de inclinação. De referir ainda que o modo Offroad para o ABS ganha
maior eficácia devido ao novo sistema Bosch Motorcycle Stability Control.
Por fim, e a pensar numa personalização total de acordo com o gosto e
necessidades do comprador, a KTM desenvolveu três pacotes de equipamento para a
nova 1290 Super Adventure S:
- Rally Pack: Modo de condução
Rally, sistema MTC com ajuste de deslizamento da roda traseira, sensibilidade
do acelerador ajustável
- Suspension Pro: Afinação
individual para forquilha e amortecedor, pré-carga de acordo com três níveis
(High, Standard e Low), ajuste automático da pré-carga, sistema de anti
afundamento da dianteira (On / Off), modos de amortecimento Auto, Offroad e
Advanced
- Tech Pack: Todas as
características do Rally Pack, todas as características do Suspension Pro,
regulação do efeito travão motor, sistema de assistência de arranque em inclinação,
Quickshifter+, luzes de travão adaptativas
Neste momento não temos ainda a confirmação do preço, quer da 1290 Super Adventure S quer dos pacotes de equipamento opcionais, nem conseguimos confirmar quando é que esta novidade austríaca estará disponível em solo nacional. Contamos em breve ter estas informações e iremos atualizar este artigo assim que possível.
Galeria de fotos KTM 1290 Super Adventure S
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