MV Agusta Turismo Veloce Rosso / Lusso / RC – As referências das sport-touring

A casa de Varese continua a apresentar novidades para 2021. As novas MV Agusta Turismo Veloce estão disponíveis em três variantes: Rosso, Lusso e Lusso SCS, ou ainda a mais desportiva RC SCS.

andardemoto.pt @ 15-4-2021 12:39:06

Depois de nos mostrar a atualizada gama de desportivas retro Superveloce 800, a MV Agusta continua a revelar os detalhes de novos modelos. Desta feita chegou a vez das sport-touring Turismo Veloce serem o alvo das nossas atenções, e a gama 2021 apresenta algumas novidades a ter em conta.

A primeira coisa que deve saber em relação às MV Agusta Turismo Veloce é que a gama divide-se em três níveis de equipamento: Rosso, a mais básica, a Lusso e Lusso SCS, e ainda a mais exótica e desportiva RC SCS.

No caso das versões SCS – Smart Clutch System, estamos a falar de variantes que recebem a inovadora embraiagem automática desenvolvida pela MV Agusta. Com o sistema SCS 2.0 de segunda geração o condutor não necessita de se preocupar com a embraiagem, pois o sistema faz toda a gestão das trocas de caixa, e inclusivamente quando a moto está parada engrena o ponto-morto.


O motor continua a ser o aclamado tricilíndrico de 798 cc, duas árvores de cames à cabeça e quatro válvulas por cilindro. Nesta geração Euro 5 apresenta 110 cv de potência e 80 Nm de binário às 7.100 rpm, sendo que a MV Agusta destaca o facto das novas Turismo Veloce 2021 contarem com novas condutas de admissão que, de acordo com a marca italiana, melhoram a entrega de binário na passagem dos baixos para médios regimes.

No interior do motor Trepistone Euro 5 encontramos ainda outras novidades. Por exemplo, componentes como as válvulas e as guias de válvulas recebem tratamento DLC para reduzir a fricção, são utilizados novos injetores que garantem maior pressão de combustível, o que por sua ver melhora a atomização e eficiência da combustão, o sistema de escape apresenta novos coletores, e ainda acoplado ao motor encontramos uma embraiagem EAS 3.0 que tem um novo sensor que suaviza ainda mais as trocas de caixa.

Por fim, e a pensar nos consumos, a MV Agusta Turismo Veloce recebe uma transmissão com relações otimizadas e ajudar na diminuição da temperatura de funcionamento.



O pacote eletrónico recebe também algumas importantes alterações e novidades.

O controlo de tração e o sistema de ABS passam a ser sensíveis à inclinação em curva, graças à instalação de uma unidade de medição de inércia de 6 eixos. O “cruise control” passa a ser equipamento de série em toda a gama, facilitando assim a vida nos momentos de viajar em autoestrada.

Depois a MV Agusta continua a alargar a sua app MV Ride a novos modelos. Agora as Turismo Veloce, graças ao novo painel de instrumentos TFT de 5,5 polegadas e a cores, permitem que o condutor conecte o seu smartphone e obtenha acesso a uma série de funcionalidades adicionais e informações especiais sobre a moto.

A app MV Ride torna-se particularmente relevante para aqueles motociclistas que gostam de personalizar a sua moto ao nível da eletrónica, pois com esta aplicação exclusiva da MV Agusta o proprietário seleciona diferentes opções antes mesmo de ligar a moto, e depois quando a liga pode descarregar as suas opções e o sistema automaticamente assume essas definições.


Em relação às variantes mais bem equipadas, a Lusso e a RC, a MV Agusta inclui ainda como equipamento de série o sistema antirroubo com satélite integrado, que permite não só avisar o proprietário em caso de roubo da moto, mas depois, através da app Green Box, aceder à sua localização exata por coordenadas GPS.

A pensar no conforto em viagem as Turismo Veloce de 2021 recebem um assento com mais espuma, mas ao mesmo tempo 20 mm mais baixo em relação ao solo, enquanto nos modelos equipados com suspensões eletrónicas semi-ativas da Sachs – Lusso, Lusso SCS e RC SCS – a marca italiana confirma que realizou ligeiras modificações nas afinações e parametrização do sistema de controlo eletrónico das suspensões.



Uma última nota nas novas MV Agusta Turismo Veloce para a inclusão no equipamento de série de um novo para-brisas dianteiro de maiores dimensões, maximizando a proteção aerodinâmica a alta velocidade, e é ajustável em altura de forma manual, enquanto nas variantes SCS as malas laterais, com um novo sistema de fixação, são de série e têm um volume de 34 litros.

Ainda não temos informação qual a previsão de chegada ao mercado nacional das novas MV Agusta Turismo Veloce Rosso, Lusso, Lusso SCS e RC SCS. Estamos também a aguardar por parte do importador nacional a confirmação dos preços destas novidades vindas de Varese.

Galeria de fotos MV Agusta Turismo Veloce Rosso / Lusso / Lusso SCS / RC SCS

andardemoto.pt @ 15-4-2021 12:39:06


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