Damon Motorcycles Hyperfighter Colossus

Um colosso elétrico de produção limitada que quer conquistar o título de hypernaked mais tecnológica do mercado.

andardemoto.pt @ 25-1-2022 05:06:29

Depois de ter apresentado a Hypersport, de que já falámos anteriormente aqui ou ainda aqui, a Damon Motorcycles apresentou uma nova moto durante o Consumer Electronics Show 2022 em Las Vegas: a colossal Hyperfighter Colossus.

A base desta naked elétrica é precisamente a mesma da Hypersport, que consiste no conceito HyperDrive, um conjunto de quadro monocoque, motor e baterias elétricas que ainda inclui os componentes eletrónicos que controlam os diversos sistemas da moto.

O motor de 200 cv tem refrigeração por líquido e um binário anunciado de 200 Nm, e consegue fazer a Hyperfighter Colossus atingir uma velocidade máxima de 270 km/h, com um arranque dos zero aos 100km/h em apenas 3 segundos.

O conjunto de baterias de 20 kWh consegue garantir uma autonomia até 235 quilómetros. Num carregador rápido, a Damon Motorcycles anuncia que 80% da bateria pode ficar carregada em apenas 45 minutos.


Além disso a Hyperfighter Colossus utiliza componentes de marcas conceituadas, apresentando suspensões Öhlins, travões Brembo e jantes da fibra de carbono da BST.

A Hyperfighter Colossus destaca-se ainda pela utilização de um monobraço oscilante e não de um braço oscilante convencional, que muito contribui para um aspecto ainda mais exótico.

A Damon dotou a Hyperfighter Colossus com o seu exclusivo sistema COPILOT, um piloto automático que, auxiliado por radar, câmaras de vídeo, diversos sensores e um algoritmo que deteta até 64 objetos em simultâneo,  alimenta uma Inteligência Artificial que mantém uma vigilância a 360º e avisa o motociclista das mais diversas potenciais situações de perigo.

À semelhança da desportiva Hypersport, a naked Hyperfighter Colossus também está equipada com o sistema SHIFT que permite, ao toque de um botão,  modificar o triângulo ergonómico (distâncias relativas enter o assento, os punhos e os poisa-pés) proporcionando um posicionamento adequado a cada tipo de condução.

Tal como numa moto convencional, a Hypierfighter Colossus vem equipada com ABS, controlo de tração, modos de condução, travão de estacionamento, conectividade com smartphone e actualizações automáticas de software (Over-the-Air Updates - OTA).


Anunciada como um modelo de produção limitada a apenas 100 unidades, a Damon Hyperfighter Colossus tem, nos Estados Unidos, um preço preço de $35.000, equivalente a 31.000€, e já está disponível para reserva neste link.

A Damom Motorcycles ainda disponibiliza duas versões mais modestas (e baratas) deste modelo, equipadas com um braço oscilante comum, de dupla viga: a Hyperfighter Unlimited 20 que mantém as demais especificações técnicas iguais à versão Colossus e a Hyperfighter Unlimited 15, que tem redução de performance e autonomia.

andardemoto.pt @ 25-1-2022 05:06:29


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews