MV Agusta Brutale 1000 RR Assen

A saga da criação de edições especiais da casa de Schiranna continua e desta vez destaca-se a naked mais potente da MV Agusta.

andardemoto.pt @ 9-9-2023 13:00:00

Após o anúncio da Dragster RR SCS America, a MV Agusta surge com uma versão muito especial que vai roubar todas as atenções, a Brutale 1000 RR Assen.

Enquanto continua a sua adaptação à nova estrutura accionista, e como forma de celebrar as 35 vitórias conquistadas pela MV Agusta no circuito de Assen, a fabricante italiana desenvolveu esta versão especial que equipa soluções tecnológicas de ponta e um estilo muito próprio.

A história na competição da MV Agusta é repleta de bons momentos e muita ação, mas a sua última vitória no circuito de Assen, conhecido como a catedral da velocidade, data de 1976, com Giacomo Agostini aos comandos de uma MV Agusta na classe 350.


Por este motivo a fabricante italiana decidiu desenvolver a Brutale 1000 RR Assen, uma versão feita em colaboração com o circuito alemão, limitada a apenas 300 unidades, todas completamente manufaturadas em Itália.

Assente na base da MV Agusta Brutale 1000 RR, a edição Assen recebe uma série de evoluções, como um quickshifter mais eficaz, uma nova paleta de cores composta por azul, cinzento e dourado, jantes Rotobox em fibra de carbono, vários detalhes em fibra de carbono a fim de reduzir ao máximo o peso da naked e um luxuoso assento finalizado em alcântara azul.

A unidade motriz, com configuração de 4 cilindros em linha, é capaz de oferecer 204 cv e 116,5 Nm às 11.000 rpm, para um peso total a seco de 186 kg (197 kg a cheio). Isto resulta numa impressionante relação de 1,1cv por quilo, na MV Agusta Brutale 1000 RR Assen.


Esta versão especial melhora assim a relação peso/potência da Brutale 1000 RR (já por si muito boa) com uma redução do seu peso e uma melhor eficiência eletrónica da unidade motriz que nesta versão casa com uma linha de escape completa, em titânio, assinada pela Arrow. Outros pormenores dignos de destaque são as manetes maquinadas em CNC, a tampa do assento do passageiro e do depósito de combustível (pintado em dois tons especiais) em fibra de carbono.

O preço da MV Agusta Brutale 1000 RR Assen ainda não é conhecido, mas no acto da sua aquisição é também oferecida uma cobertura para a mesma e um certificado de autenticidade.


andardemoto.pt @ 9-9-2023 13:00:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews