Teste CFMoto 800MT Sport - Pronta para tudo

Fruto de uma parceria entre a KTM e a CFMoto, a 800MT chega ao mercado nacional e assume-se como uma proposta muito competente e interessante.

andardemoto.pt @ 16-4-2023 21:05:33 - Texto: André Sanches | Fotos: Luis Duarte

Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:

CFMOTO 800MT Touring | Motociclos | Adventure

A CFMoto 800MT Sport é uma moto polivalente que tanto nos leva a percorrer vários quilómetros como também não se nega a pequenas viagens, sejam elas em estradas com curvas encadeadas, dentro dos centros urbanos ou até mesmo num estradão de terra.

Sentamo-nos no largo e confortável assento, apoiamo-nos no largo guiador que nos proporciona uma posição de condução elevada, encaixamos as pernas nas laterais da CFMoto 800MT Sport e damos vida à unidade motriz bicilíndrica. O consagrado LC8c, de origem austríaca, mantém as suas interessantes características.

Graças ao acelerador eletrónico, conseguimos domar os 95 cv e os 77 Nm e se, ainda assim, não estivermos à vontade para tal, podemos acalmar estes números ao alterar para o modo de condução Rain, no qual a entrega de potência é mais suave.


As suas boas prestações foram confirmadas numa tarde soalheira de inverno, ideal para percorrer uma estrada de curvas encadeadas com destino final no litoral. Através da caixa de velocidades precisa e da sua embraiagem deslizante comandada pela manete regulavel,  mantemos o motor nas rotações ideais para enfrentar o ziguezaguear da estrada com uma condução tanto descontraída como mais agressiva.

Cada um é como cada qual. E por isso a CFMoto não se esqueceu de colocar suspensões KYB totalmente ajustáveis na 800MT para se poder adaptar aos diferentes estilos de condução de cada motociclista, apesar de pecar pela ausência de um ajuste remoto da pré-carga do amortecedor traseiro.

Na aproximação às curvas a manete ajustável direita transmite-nos boas sensações e confiança ao obrigar as pinças J.Juan a morderem os discos frontais para abrandarem os pouco mais de 200 quilos de peso da 800MT e, tal como na traseira, oferecem um desempenho sem fadiga e com boa dosagem.


A roda da frente, com 19 polegadas, não prejudica a agilidade da 800MT Sport e ao mesmo tempo confere-lhe uma maior competência para ultrapassar obstáculos sem grande dificuldade. 

No que diz respeito às suspensões devemos reconhecer mérito pelo seu longo curso e, consequentemente, pela sua distância livre ao solo que permite facilmente passar obstáculos sem perder a compostura em andamentos mais vivos, sobretudo em curva e sob forte travagem.

Em contrapartida o assento a 850 mm do solo, só deixa colocar as pontas das botas no chão aos motociclistas com estatura à volta de 1,75m.


Com o objetivo de ver o sol cair para trás do oceano, recorrendo a alguma ajuda do sistema de navegação Turn by Turn integrado na 800MT Sport, chegamos ao destino de forma eficaz após termos rapidamente programado a aplicação CFMoto Ride, que também permite consultar diversos parâmetros da moto, como por exemplo, auto diagnóstico, quilómetros efetuados, nível de combustível e ainda geolocalização da moto e sensor de movimento capaz de notificar o condutor por mensagem de alerta para o smartphone.

Com o destino alcançado, numa pausa merecida, observamos a aparência contemporânea da CFMoto 800MT Sport. 

Apresentando linhas simples que lhe conferem um caráter musculado e uma barra de luz diurna que relembra o franzir das sobrancelhas e acentua a sua atitude agressiva, sobressaem ainda das carenagens as barras de proteção laterais que combinam na perfeição com as resistentes malas de alumínio muito práticas e com bom espaço de arrumação.


No regresso a casa, por vias mais rápidas, onde é permitido praticar velocidades mais elevadas, denotamos muito poucas vibrações e uma grande disponibilidade do motor nos médios e altos regimes, mesmo com as malas carregadas e passageiro.

Juntando a disponibilidade da unidade motriz ao conforto de viajante da 800MT Sport e às regalias tecnológicas como o cruise control de série, a iluminação LED com faróis auxiliares, as duas tomadas elétricas USB e uma de 12V ambas bem acessíveis além de um ecrã pára-brisas ajustável manualmente que oferece uma boa proteção aerodinâmica, sentimo-nos mais que preparados para “papar” quilómetros.

Tanto mais que o passageiro dispõe de um conforto elevado graças ao amplo espaço disponível, à generosidade do assento, à confiança transmitida pela top-case e pelas acessíveis pegas e, ainda, à comodidade proporcionada pela suspensão.

O condutor usufrui de um painel de instrumentos composto por um ecrã TFT a cores de 7 polegadas que é facilmente navegável através dos comandos no punho esquerdo. Os modos de condução (Sport e Rain) não são personalizáveis nem podemos desligar o ABS, mas podemos ver a temperatura exterior e a do motor, as horas, a velocidade, o regime do motor, a mudança engrenada, autonomia e a quantidade de combustível disponível. Além de podermos seguir as indicações do GPS e fazer ou receber chamadas telefónicas.

Após quase 500 quilômetros de teste na CFMoto 800MT Sport, estamos convictos que esta moto tem tudo para concretizar grandes experiências em duas rodas. Melhor ainda quando olhamos para a etiqueta e vimos um preço que nem sequer chega aos 11 mil euros, que inclui extras bastante úteis, uma qualidade nos acabamentos que não passa despercebida e um depósito de combustível com capacidade para 19 litros que permite uma grande autonomia.

Agora só nos falta pegar na versão Touring desta 800MT que apesar de partir da mesma base ainda vem melhor equipada para grandes aventuras e cuja relação qualidade/preço se afigura superior. E se a origem asiática lhe causa dúvidas, recomendamos-lhe um test-drive num dos concessionários da marca.

Equipamento:

  • Capacete: Schuberth E2
  • Blusão: Alpinestars T-SP-1
  • Luvas: REV'IT! Striker 2
  • Calças: Seventy Degrees SD PJ2
  • Botas: TCX Jupiter 5

Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:

CFMOTO 800MT Touring | Motociclos | Adventure

andardemoto.pt @ 16-4-2023 21:05:33 - Texto: André Sanches | Fotos: Luis Duarte


Clique aqui para ver mais sobre: Test drives