Contacto Voge 525 DSX - Exemplar Versatilidade

Vestida a rigor e totalmente redesenhada, a nova Voge 525 DSX chega com vontade de ser referência no segmento trail de média/baixa cilindrada. Mas será que consegue? Descubra neste teste.

andardemoto.pt @ 5-9-2023 07:00:00 - André Sanches

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Voge 525DSX | Moto | Trail

No geral, o segmento trail é um dos mais procurados a nível nacional e entende-se porquê. Uma moto que é carne e peixe, que sabe a ambos ao mesmo tempo. As trails conseguem dar-nos prazer nas estradas de serra, permitindo “curtimos” umas curvas e, pelo meio, se estivermos a fim, podermos enveredar por um trilho que não sabemos onde nos irá levar. No entanto, também é um tipo de moto capaz de nos oferecer um elevado conforto e consumos otimistas se desejarmos realizar uma ou outra viagem bem longa. Ou seja, são uma espécie de Bimby do mundo das motos.

Neste caso, a Voge 525 DSX mostra-se exatamente como desejamos uma trail, apenas não tem potência que se lhe possa gabar nos convívios entre motards. Mas permite aos motociclistas habilitados com categoria A2 conduzi-la e desfrutá-la. Consegue ultrapassar facilmente os 120 km/h (o máximo permitido em Portugal nas autoestradas) de forma linear e suave desde os baixos até aos altos regimes.


A unidade motriz cresceu, comparativamente à sua antecessora Voge 500 DSX. Ganhou alguns centímetros cúbicos e algum caráter, que se traduzem numa entrega de binário mais generosa quando necessária e um maior prazer de condução. Uma diferença sentida sobretudo nas viagens por vias rápidas onde não é necessário recorrer à troca de marchas para efetuar ultrapassagens, beneficiando ainda de consumos que rondam os 4 Litros/100km.

Bem escalonada e fácil de utilizar através da leve manete ajustável e do seletor preciso, a caixa de 6 velocidades revelou-se muito bem escalonada, especialmente nas estradas de montanha percorridas num ritmo relativamente rápido e nos breves 5 quilômetros fora de estrada, reclamando-se apenas a falta um quickshifter.

Após o convite da Voge para marcamos presença na apresentação da 525 DSX ficámos curiosos, até porque a zona escolhida prometia dois dias bem passados aos comandos da aventureira. Arrancamos de Huesca com o azimute apontado para norte e concretizamos aproximadamente 100 quilómetros em via rápida. Já nos Pirinéus, a restante distância envolveu estradas com muitas curvas e, por vezes, asfalto em estado mais degradado ao qual a Voge 525 DSX reagia eficazmente mantendo uma atitude de indiferença ao desafio, como se estivesse a apreciar as belas paisagens conosco.


Um dos pontos fortes da Voge 525 DSX são as suas suspensões, assinadas pela Kayaba, que lhe conferem uma grande estabilidade em curva e agradáveis capacidades off road devido a um curso de 150mm na frente e 155mm na traseira. A regulação de fábrica da  forquilha totalmente ajustável pode vir macia demais para alguns motociclistas, pessoalmente não me afetou por causa do meu peso relativamente leve. Importante referir que o monoamortecedor traseiro, também KYB, é apenas regulável em pré-carga da mola.

Pedida “emprestada” à Nissin, a travagem dupla com discos de 298 mm mordidos por pinças de duplo pistão na frente e pinça simples na traseira, atua de forma muito doseável e contundente a fim de parar ou abrandar com distinto sucesso os aproximadamente 200 kg a cheio da Voge 525 DSX.

Para permitir uma pequenas brincadeiras fora do asfalto, a roda dianteira, com jante de 19 polegadas, e a traseira, com 17 polegadas, possuem aros raiados e estão calçadas com pneus mistos tubeless a fim de facilitar a reparação de um eventual furo. Mas não só, a altura livre ao solo da Voge 525 DSX é suficiente para ultrapassar a maioria dos obstáculos e para não existirem infortúnios, as carenagens laterais são envoltas por barras de proteção com um “cogumelo” sobressaído, a ponteira de escape está colocada numa posição superior e os punhos contam também de proteções.

Em pé ou sentados, as posições de condução são ambas ergonómicas e confortáveis, permitindo fácil acesso aos comandos e proporcionando um excelente controlo da moto. Os motociclistas com estaturas a rondar os 1,70 m não vão encontrar dificuldades em colocar as botas no solo graças à agradável altura do assento ao chão.


Imprescindível, na maior tirada que realizamos neste teste, cerca de 100 km por via rápida, o defletor frontal facilmente regulável em 2 posições ajuda a poupar as costas do motociclista do cansaço. Protegido também por este, está o painel de instrumentos digital com 7 polegadas de diagonal, que se revelou de difícil leitura mesmo quando incidido directamente pelo sol, e disponibiliza um leque de informações e ações fundamentais à condução da Voge 525 DSX, como a conectividade bluetooth, que permite utilizar o sistema de navegação turn by turn e realizar comunicações, ver a pressão dos pneus, o estado do controlo de tração e do ABS (ambos desconectáveis), selecionar os modos de condução (Standard e Sport), entre outras funcionalidades mais comuns (conta-rotações, velocímetro, odômetro, etc). Existem ainda, nas carenagens envolventes do painel de instrumentos, uma tomada USB e outra de 12V.

A Voge apresenta esta nova 525 DSX com uma qualidade de acabamentos surpreendente, combinados com uma aparência contemporânea de linhas angulosas, iluminação full LED com faróis auxiliares e ótimos equipamentos ciclísticos.

Até ao final de setembro de 2023, a Voge 525 DSX está ao abrigo de uma campanha promocional que reduz o seu valor para uns simpáticos 6.595€ com um acréscimo de 650€ para as malas de alumínio. Após este período de campanha o seu preço irá subir até aos 6.995€ e as malas irão custar 1.300€.


Equipamento:

  • Fato: RST Pro Series Ranger
  • Botas: RST Adventure-X Mid

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Voge 525DSX | Moto | Trail

andardemoto.pt @ 5-9-2023 07:00:00 - André Sanches


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