Suzuki não abandonou o projeto GSX 700 Turbo!

Novas patentes revelam que a Suzuki continua a trabalhar no seu projeto com motor bicilíndrico sobrealimentado por turbo. A GSX 700 Turbo será mesmo uma realidade.

andardemoto.pt @ 26-11-2019 10:35:00

A Suzuki prometia levar para o Salão de Milão EICMA muitas novidades depois de alguns anos em que preferiu adotar uma estratégia mais conservadora. Essa estratégia permitiu à casa de Hamamatsu encontrar bases sólidas para o futuro depois de alguns anos de incertezas, e na passada EICMA – clique aqui para ver todas as novidades 2020 – esperávamos ver expostas mais novidades Suzuki.

No entanto a marca japonesa “apenas” nos deu a conhecer a nova V-Strom 1050.

Alguns dos fãs da marca perguntaram se não tínhamos visto nada de novo relativamente ao projeto que teve início em 2013 com a concept Recursion e o seu motor bicilíndrico sobrealimentado por um turbo.

E de facto não encontrámos uma única pista sobre este projeto no stand da Suzuki. Mas isso não significa que a marca japonesa deixou de trabalhar nele!


Enquanto outros fabricantes como a Kawasaki já têm nas suas fileiras motos com motores sobrelimentados, e mais um exemplo disso é a nova Z H2, enquanto trabalham ao mesmo tempo em projetos com motor elétrico como a Kawasaki também está a fazer, a Suzuki pretende desenvolver ao detalhe a GSX 700 Turbo antes de divulgar a versão de produção.

A versão mais recente deste projeto data de 2015 quando a Suzuki mostrou no Salão de Tóquio o motor XE7, com 700 cc e com um turbo fixado entre radiadores. Pouco tempo depois, e numa reunião de distribuidores Suzuki, saíram informações de que a GSX 700 Turbo iria passar à produção em breve, algo que, obviamente, não aconteceu.

A razão para isso é que a Suzuki continua a trabalhar na melhor forma de posicionar os diversos componentes necessários para usar o turbo neste motor. Um bicilíndrico paralelo como o da GSX 700 Turbo deverá ser compacto, e alojar o turbo neste motor leva a que as suas dimensões se tornem um pouco maiores.


De acordo com o website britânico Bennetts, existe agora uma terceira versão do motor sobrealimentado. Através de um conjunto de novos esquemas de patentes, o motor bicilíndrico conta agora com o turbo mais próximo da cabeça dos cilindros. Esta opção permite manter as dimensões do motor compactas, e provavelmente reduz o tempo de resposta do turbo aos impulsos no acelerador.

Os radiadores continuam a ser dois, um maior e colocado mais acima e um mais pequeno colocado mais abaixo.

Nas diversas imagens agora divulgadas é possível perceber mais detalhes como o quadro tubular ou o sistema de escape que termina numa ponteira muito curta e bastante próxima do solo, o que deverá indicar que a Suzuki pretende posicionar o centro de gravidade desta GSX 700 Turbo o mais baixo possível.

Com estas novas informações de que a Suzuki continua a trabalhar no desenvolvimento da GSX 700 Turbo ficamos com a certeza de que em breve deveremos ter novas informações sobre o projeto. Talvez até mesmo fotos espia desta novidade que aguardamos que chegue a produção há tanto tempo.

andardemoto.pt @ 26-11-2019 10:35:00


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